Novo compacto da Volkswagen é mais parecido com o Up! do que se esperava
ID.One será lançado em 2027, na Europa, com a missão de ser um dos carros mais baratos da marca por lá

O Volkswagen ID.One foi revelado há apenas uma semana, mas já está de volta aos holofotes. Porém, se na ocasião o declarado sucessor do Up! teve apenas imagens misteriosas divulgadas, desta vez a marca apresentou desenhos ainda mais reveladores sobre o modelo. Além disso, deixou no ar uma dúvida sobre o nome dele.
Assim como a primeira aparição, esta também começou nas redes sociais. A página oficial da Volkswagen publicou duas imagens com sketches, ou desenhos de rascunhos, do novo compacto elétrico de entrada da marca, destinado a Europa.

Vale lembrar que, por enquanto, o modelo mostrado é um conceito, que será apresentado no próximo mês de março. O carro em sua versão final, de produção, só chegará em 2027 – mas é possível esperar por mudanças mínimas.
As linhas da dianteira, antes apresentadas com intenso jogo de luz e sombra, agora aparecem por completas, revelando a face “simpática” do ID.One. Os faróis, que se parecem com olhos saídos de animações japonesas, são interligados por uma faixa escurecida que, por sua vez, abriga o logo da Volkswagen. Nas extremidades do para-choque há leds dispostos verticalmente.

Quando visto de lateral, deixando de lado as grandes rodas típicas de sketches e conceitos, é possível notar as dimensões reduzidas do modelo. As portas traseiras acabam junto ao vidro e acima do eixo traseiro, sem janelas espia.
A maior novidade revelada pelos sketches é a traseira do conceito que, não por acaso, tem forte inspiração no Up!. Apesar das lanternas retangulares na horizontal (com a mesma temática dos faróis), o elétrico aparentemente terá uma tampa de vidro. Outra herança do antepassado é a porção central do para-choque traseiro, bastante parecida. O logotipo da marca será iluminado em vermelho.

Além de mostrar mais sobre o visual do compacto elétrico, a marca também plantou uma semente sobre o seu nome. É que, na publicação, foi utilizada a hashtag #IDEVERY1, indicando a possibilidade de o batismo ser ID.Every1 – em referência à palavra “everyone” que, na tradução para o português, significa “todos”. Ou seja, em conformidade com a proposta de ser um carro acessível.
Esse batismo também conversaria com o dado ao conceito ID.2all, que fica imediatamente acima e será apresentado antes, em 2026. No caso do ID.2all, o “2all” remete a “to all”, ou “para todos”, em português. Por outro lado, as primeiras imagens divulgadas mostravam o nome ID.One na placa de identificação. Existe a possibilidade de que um dos nomes seja utilizado para o conceito e, o outro, para a versão de produção. Mas resta aguardar.
O ID.One chegará ao mercado europeu em 2027 como o novo carro elétrico de entrada da Volkswagen, por aproximadamente 20.000 euros, preço semelhante ao cobrado atualmente pelo Polo por lá.