Volkswagen mostra o sucessor do Up! com preço de Polo e que estreia em 2027
Compacto elétrico ID.One será lançado em 2027, logo após o ID.2, que chega em 2026; outros sete carros serão lançados nos próximos dois anos

A Volkswagen pegou o mundo de surpresa ao revelar o que será declaradamente o sucessor do Up!. Batizado de ID.One, o inédito compacto elétrico deverá ter o mesmo preço do Polo, sendo não apenas um elétrico de entrada, mas um dos carros mais baratos da marca na Europa. Seu lançamento, porém, ocorrerá apenas em 2027.
A apresentação foi feita em vídeo publicado pela empresa, onde o primeiro modelo a aparecer é o Lupo, outro compacto de baixo custo feito na Europa entre 1998 e 2005. Depois, o também já descontinuado Up! dá as caras, até que, enfim, o novo elétrico aparece – com direito a uma “piscada de olhos” no final.

Embora não tenha dado detalhes técnicos sobre o ID.One, como as dimensões, a Volkswagen falou sobre o preço e a plataforma. Ele será baseado na evolução da MEB (plataforma modular para elétricos do Grupo) e deverá custar aproximadamente 20.000 euros (cerca de R$ 120.000 em conversão direta), muito próximo aos 19.835 euros cobrados atualmente pelo Polo na Alemanha. O nome também não foi confirmado, mas um clareamento em uma das imagens divulgadas permite descobrir o batismo (veja acima).
O CEO da Volkswagen para carros de passeio, Thomas Schäfer, apontou que o modelo será “um Volkswagen elétrico acessível, de alta qualidade e lucrativo da Europa para a Europa”.
Um de nove
O ID.One não será, porém, a única ofensiva da marca entre os elétricos de entrada. A marca aproveitou a ocasião para anunciar que, antes da estreia oficial do modelo, em 2027, lançará a versão de produção do ID.2 – que ficará acima do ID.One, por “menos de 25.000 euros”. Ou seja, abaixo dos R$ 150.000, em conversão direta. Este chegará ao mercado europeu em 2026.

Ambos serão produzidos na clássica fábrica do Grupo Volkswagen em Wolfsburg que, segundo Schäfer, seguirá como um “centro de inovação e competência de produção”, mas com novos padrões e como o “coração da marca Volkswagen na era elétrica”. Não por acaso, a produção do atual Golf será transferida para o México, abrindo espaço para modelos novos e elétricos.
Além dos compactos ID.One e ID.2, outros sete novos carros da Volkswagen serão apresentados ao mundo até 2027. Ainda não se sabe quais serão eles e quantos serão elétricos, híbridos ou puramente a combustão.