A JAC Motors prepara lançamentos estratégicos para o Brasil, apostando nos segmentos de maior crescimento e tomados pelas concorrentes chinesas BYD e GWM no último ano. A marca deverá lançar um compacto elétrico, uma picape, além do seu primeiro SUV híbrido, sem confirmar datas. Com isso, a estratégia de eletrificação da JAC por aqui também deverá mudar.
Os novos modelos foram adiantados por um vídeo publicado pela marca nas redes sociais, em que, primeiro, apresenta uma retrospectiva da JAC Motors no Brasil em 2023. Entre os destaques estão o prêmio de Melhor Revenda para o E-JS1, a parceria com a Uber, a queda dos preços e a frota de E-J7 para a polícia de São José dos Campos (SP).
No final do vídeo, os três lançamentos aparecem rapidamente com as palavras “vem aí”. Um deles é o JAC Y3, rival direto de GWM Ora 03 e BYD Dolphin, o elétrico mais vendido do país em 2023. O compacto elétrico já está em testes no Brasil e tem sido frequentemente flagrado por aqui.
O Y3 tem três versões diferentes na China. A de entrada tem motor dianteiro elétrico com 95 cv e bateria com 305 km de autonomia projetada, segundo o ciclo chinês. Uma segunda versão tem 136 cv e 405 km de autonomia e, a terceira, tem os mesmos 136 cv, mas 505 km de alcance. Ainda não se sabe qual (ou quais) configuração será vendida por aqui.
É possível, porém, que a de entrada chegue para brigar diretamente com Dolphin e Ora 03 mais baratos, na faixa dos R$ 150.000 – ou um pouco mais, a depender da incidência de impostos para eletrificados, que foi retomada a partir do primeiro dia deste ano. Na aparência, o Y3 mescla o visual arredondado do Ora 03 com o formato de minivan do Dolphin, com porte parecido com os dois concorrentes.
Quem também apareceu no vídeo foi o JS6, ou QX PHEV, o primeiro híbrido plug-in da JAC Motors em todo o mundo. Pouco maior que um Jeep Compass, o SUV médio chegará como um integrante do segmento do Jeep, também como Corolla Cross e, principalmente, contra o GWM Haval H6 e o BYD Song Plus.
A mecânica é formada por um motor 1.5 a gasolina com 110 cv e 13,7 kgfm, auxiliado por um motor elétrico de 203 cv e 30,6 kgfm, alimentado por uma bateria de 21,68 kWh. Potência e torque combinados não foram divulgados, mas a marca diz que a autonomia pode chegar aos 1.300 km (com média de consumo de 75 km/l) e ele pode ir de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.
Ainda não se sabe se o modelo chegará por aqui como um híbrido ou se, até lá, terá uma ainda inédita versão elétrica. Caso chegue como híbrido, mudará a dinâmica da JAC Motors no Brasil, que atualmente sustenta a política de vender apenas carros elétricos.
Por fim, a picape média T9 Hunter também está nos planos contra a GWM Poer – que seria o primeiro modelo nacional da GWM, se os planos não tivessem sido alterados. Assim como o Y3, ela também tem sido frequentemente flagrada pelas ruas brasileiras.
A JAC nunca escondeu o desejo de emplacar uma picape média no Brasil, e até vende a iEV-330P por aqui, mas com foco em empresas. Assim, a Hunter deverá ser uma tentativa para um modelo disponível ao público físico. Atualmente, na China, ela tem apenas as opções de motores 2.4 e 2.0 turbo diesel, mas uma variante elétrica está prevista – e esta deverá ser a escolha para o Brasil, até para, novamente, manter a estratégia da marca por aqui.