Confira quais são os 50 carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2023
BYD Dolphin desbancou Volvo XC40 e em menos de três meses, mas há outros carros elétricos surpreendendo nas vendas
Com o ano chegando ao fim, já dá para dizer que 2023 ficou marcado pelo aumento da oferta de carros elétricos no Brasil. Eles evoluíram de um nicho de mercado a parte importante de algumas fabricantes e a protagonistas de outras (especialmente para as estreantes). Mas será que as vendas dos carros elétricos no Brasil é tão grande quanto o barulho que eles estão fazendo?
QUATRO RODAS pediu à ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) a lista dos carros elétricos mais vendidos do Brasil de janeiro a outubro de 2023. Ao todo, 10.095 carros elétricos ganharam as ruas no período, sendo que 2.370 deles foram emplacados apenas em outubro.
Quase um terço do total, porém, corresponde às vendas do BYD Dolphin. Lançado em Junho, já atingiu a marca de 2.868 unidades emplacadas e vai fechar o ano como o carro elétrico mais vendido do Brasil. Não demorou muito para desbancar o Volvo XC40, que ocupa a segunda posição com 1.279 unidades. Destas, 723 unidades são da versão Plus, de um motor, e 555 são da versão Ultimate, com dois motores.
Lançado há cerca de um ano, o BYD Yuan Plus está na terceira posição com a soma de 993 unidades. É seguido pelo Volvo C40, basicamente a versão coupé do XC40, com 564 unidades.
O sexto lugar é do BYD D1, minivan focada em serviços de carro de aplicativo, com 317 unidades, ficando atrás do JAC E-JS1 com 370 carros, que vem fazendo sucesso entre os motoristas de carro por aplicativo. Outro carro favorecido por empresas é o Nissan Leaf, na 12a posição com 217 unidades. A maior parte delas foi vendida a locadoras no início do ano, mas sua tecnologia defasada fez as vendas minguarem no resto ano.
E marca nem sempre diz tudo. O BYD Seal, que surpreendeu por ter mais de 500 cv e custar menos de R$ 300.000, ainda não transformou o barulho em vendas: acumulou apenas 102 emplacamentos, ocupando a 18a posição. Está atrás do BMW iX1, com 103 emplacamentos.
Um esportivo que registrou número considerável ao longo do ano foi o Porsche Taycan, com 247 novos licenciamentos. Mas o BMW IX é igualmente caro e o ultrapassou, com 253 emplacamentos.
Um carro que caiu nas graças do Brasileiro foi o Mini Cooper S E, que custa R$ 199.990 e figura em 7º lugar, com 305 carros emplacados. Emplacou mais até do que o Renault Kwid E-Tech, que já teve preço reduzido em mais de R$ 26.000 ao longo do ano e teve 245 unidades emplacadas. Agora ele parte dos R$ 123.490.
A simpatia do carro nem sempre garante vendas. O Fiat 500E teve apenas 50 unidades emplacadas, sendo assim, não atingiu nem a uma média de 3 á 4 vendas ao mês. O Peugeot 208 elétrico foi ainda pior nas vendas, com apenas 20 emplacamentos. O Peugeot e-2008 teve resultado melhor, com 75 unidades emplacadas.
O Volkswagen ID.4, que está disponível no Brasil apenas por assinatura, já tem 73 carros emplacados.
Um que prometeu muito mas perdeu interessados foi o Chevrolet Bolt EUV. A versão alongada do Bolt teve um lote de 200 unidades importadas para o Brasil. Mas houve atraso entre a pré-venda e o lançamento e a expectativa de os carros chegarem vendidos não se confirmou: a GM conseguiu emplacar apenas 152 unidades (14º). Quase 25% dos carros ainda estão disponíveis.
A Mercedes-Benz, que trouxe versões elétricas dos seus principais modelos ao longo de 2023, é que não alcançou grandes resultados. O Mercedes EQA teve o melhor número de emplacamentos, com 43 unidades, enquanto o EQB teve 27 emplacamentos. Ambos têm motor elétrico de 190 cv e custam cerca de R$ 500.000. O Sedã EQE teve 18 unidades emplacadas, enquanto o SUV EQC teve 17. Já o luxuoso EQS teve apenas 8 emplacamentos, empatando com o rival BMW i7.
Os 50 carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2023:
Posição | Marca | Modelo | Unidades |
1º | BYD | DOLPHIN | 2.868 |
2º | VOLVO | XC40 | 1.279 |
3º | BYD | YUAN PLUS | 993 |
4º | VOLVO | C40 | 564 |
5º | JAC | E-JS1 | 370 |
6º | BYD | D1 | 317 |
7º | MINI | COOPER S E | 308 |
8º | BMW | iX3 | 264 |
9º | BMW | iX | 251 |
10º | PORSCHE | TAYCAN | 247 |
11º | RENAULT | KWID | 245 |
12º | NISSAN | LEAF | 217 |
13º | BYD | TAN | 158 |
14º | CHEVROLET | BOLT EUV | 152 |
15º | BMW | i4 | 131 |
16º | CAOA CHERY | ICAR | 121 |
17º | BMW | iX1 | 103 |
18º | BYD | SEAL | 102 |
19º | JAC | E-JS4 | 91 |
20º | AUDI | E TRON | 82 |
21º | JAC | E-17 | 78 |
22º | AUDI | Q8 | 75 |
23º | PEUGEOT | E2008 | 75 |
24º | VW | ID.4 | 73 |
25º | BYD | HAN | 69 |
26º | FIAT | 500E | 50 |
27º | HYUNDAI | KONA | 48 |
28º | RENAULT | MEGANE ETECH | 47 |
29º | CHEVROLET | BOLT | 44 |
30º | M.BENZ | EQA 250 | 43 |
31º | AUDI | E TRON GT | 42 |
32º | M.BENZ | EQB 250 | 27 |
33º | FORD | MUSTANG MACH-E | 24 |
34º | PEUGEOT | 208 | 20 |
35º | M.BENZ | EQE 300 | 18 |
36º | M.BENZ | EQC 400 | 16 |
37º | JAGUAR | IPACE | 15 |
38º | TESLA | MODEL 3 | 15 |
39º | BMW | i3 | 14 |
40º | TESLA | MODEL Y | 14 |
41º | TESLA | MODEL X | 11 |
42º | BMW | i7 | 8 |
43º | M.BENZ | EQS | 8 |
44º | HITECH | ECOTECH 2 | 7 |
45º | BYD | SONG PLUS | 5 |
46º | TESLA | MODEL S | 5 |
47º | DONGFENG | SERES 3 | 3 |
48º | DONGFENG | SERES 5 | 1 |
49º | DONGFENG | EX1 | 1 |
50º | JAC | T40 | 1 |