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Caoa Changan traz ao Brasil o E07, SUV elétrico exótico que vira picape – ou o contrário

Conheça o SUV elétrico chinês que recolhe o vidro traseiro para virar picape e tem desempenho de esportivo, e que aparece pela primeira vez no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 nov 2025, 15h09 •
Caoa Changan EO7
Caoa Changan EO7 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
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  • A estreia da Caoa Changan no Salão do Automóvel de São Paulo é com os Avatr 11 e 12, mas há uma surpresa no estande da empresa: o Changan E07: um SUV elétrico que se transforma em picape automaticamente, que já está à venda na China, veio medir a recepção do público no Brasil.

    A mágica acontece na traseira. À primeira vista, ele parece um SUV cupê, com linhas que lembram vagamente a Tesla Cybertruck, mas com curvas mais suaves. O truque está no vidro traseiro: ao toque de um botão, ele desliza para cima e se esconde sob o teto, enquanto a tampa do porta-malas se abre para baixo, como em uma picape tradicional. O resultado é uma caçamba aberta pronta para levar cargas mais altas, embora a capacidade de carga seja modesta, limitada a 300 kg.

    Caoa Changan EO7
    Caoa Changan E07 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Transformer chinês?

    O E07 (conhecido como Nevo E07 na China) utiliza a nova arquitetura SDA da Changan. A versão topo de linha, exposta no evento, é elétrica com tração integral e números de superesportivo. São dois motores elétricos que, somados, entregam 598 cv. Nesta configuração, o Changan E07 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.

    O conjunto é alimentado por baterias de até 90 kWh, garantindo autonomia para rodar mais de 600 km no ciclo chinês (CLTC). Para quem ainda tem ansiedade de autonomia, a marca também produz uma versão elétrica com extensor de alcance (EREV), que utiliza um motor 1.5 turbo apenas para gerar energia, sem tracionar as rodas.

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    Caoa Changan EO7
    Caoa Changan E07 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A suspensão é outro destaque. O sistema pneumático permite ajustar a altura do veículo em tempo real. Quando o modo picape é ativado, a traseira pode rebaixar para facilitar o carregamento, ou subir para enfrentar terrenos acidentados, comportando-se como um legítimo off-road.

    O Changan E07 mede 5,04 m de comprimento, com generosos 1,99 m de largura e 3,12 m de entre-eixos. Para se ter uma ideia, ele é maior que um Toyota SW4 ou um Jeep Commander, aproximando-se do porte de picapes médias.

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    changan_nevo_e07
    (Changan Nevo/Divulgação)

    Por dentro, não há quadro de instrumentos à frente do motorista. Todas as informações de condução são projetadas no para-brisas, em um enorme Head-Up Display (HUD) de realidade aumentada de 28 polegadas. Ao centro, uma tela flutuante de 15,4 polegadas concentra todas as funções do carro, operada por um sistema com chips Nvidia Orin.

    Changan-Nevo-E07@166141
    (Changan Nevo/Divulgação)
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    Na China, o Changan E07 já é realidade com preços que partem de aproximadamente R$ 167.000 (em conversão direta) para a versão de entrada, chegando a cerca de R$ 255.000 na topo de linha.

    A presença do modelo no Salão do Automóvel serve como um termômetro. A Changan avalia a receptividade do público brasileiro para, quem sabe, importar o modelo futuramente. Isso porque são os SUVs Uni-t e CS75 Plus os carros que a marca vem testando no Brasil.

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