Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW Gol GTI 16V tinha alma brasileira, coração alemão e superava o Golf

Potente e arisco, o Gol GTi ganhou coração alemão, não deixou herdeiro e até hoje é um dos melhores VW esportivos já fabricados no Brasil

Por Felipe Bitu
4 jun 2023, 09h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • gol gti 16v
    A bolha sobre o capô era exclusiva do Gol GTI 16V (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Quando a segunda geração do Volkswagen Gol surgiu, em meados de 1994, o contraste com a anterior, de linhas retas, fez com que ganhasse o apelido de Bolinha. A ansiedade agora era saber como ficariam as versões nervosas, que desde 1988 disputavam o título de melhor esportivo nacional.

    O GTS não veio, mas o GTI deu as caras em novembro: com 0,95 g de aceleração lateral, virou o campeão de estabilidade entre os nacionais, mas seu brilho foi ofuscado pelo novato Corsa GSi. Com um 1.6 16V importado da Hungria, o Chevrolet andava mais, gastava menos e freava melhor, graças ao ABS.

    Mas a Volkswagen preparava a resposta. O GTI 16V chegou no fim de 1995, com motor importado da Alemanha. A arquitetura era a do AP 2.0 de 109 cv, mas o bloco era mais alto para acomodar as bielas 15 mm maiores, que reduziam a aspereza em alto giro.

    Volkswagen Gol GTI 16V

    Com 141 cv, o motor entregou muito mais potência e refinamento: era apoiado em coxins hidráulicos e o torque de 17,8 mkgf era contido por longarinas reforçadas e uma transmissão superdimensionada, vinda do Audi A4. A embreagem hidráulica colocava um fim no velho endurecimento progressivo do pedal.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Bom de giro, o motor alemão brilhava acima de 3.500 rpm e chegava ao limite de rotação sem muito esforço, bem diferente do GTI 8V, que apesar do generoso torque em baixas rotações apagava acima dos 5.000 rpm – não era fácil arrancar com o 16V sem deixar rastro de borracha no asfalto.

    Volkswagen Gol GTI 16V

    O ganho no 0 a 100 km/h, no entanto, foi menor do que se esperava: 10,21 segundos, 1 segundo a menos que o 8V. Mas os 32 cv a mais fizeram a diferença na máxima, que saltou de 185 km/h para expressivos 203,2 km/h. Os freios eram a disco, mas o ABS ainda era opcional.

    Continua após a publicidade

    A suspensão recalibrada, as rodas aro 15 e o pneu de perfil 50 sacrifcavam o conforto, mas a barra estabilizadora atrás diminuía a aderência (0,93 g), em prol de um comportamento arisco. Era fácil provocar a saída de traseira para aplicar o contraesterço, acelerando fundo nas saídas de curva. Diversão pura.

    Volkswagen Gol GTI 16V

    Por fora, o destaque eram os novos apêndices aerodinâmicos e a bolha no capô, indispensável para acomodar o motor mais alto.

    Continua após a publicidade

    No interior, a novidade era a presença de um subwoofer, com opção de CD player e revestimento dos bancos de couro bicolor, como o GTI 16V das fotos, do empresário Fabrício Soares, que sonhou com o esportivo desde o lançamento: ”Levei dez anos para encontrar um igual ao publicado na QUATRO RODAS de setembro de 1995”.

    Volkswagen Gol GTI 16V

    Ele dava um banho de desempenho até no Golf, mas a importação da quarta geração do hatch médio alemão acabou com o reinado do brasileiro em 1998. O golpe de misericórdia veio na terceira geração: o GTI 16V perdeu a bolha no capô e o acabamento esportivo era oferecido até com motor 1.0. Caro e sem personalidade, saiu de linha em 2000.

    Teste – setembro de 1995
    Aceleração de 0 a 100 km/h 10,21 s
    Velocidade máxima 203,2 km/h
    Retomada de 40 a 100 km/h 21,06 s
    Frenagem de 80 km/h a 0 29,0 m
    Consumo urbano 8,35 km/l
    Consumo rodoviário 12,32 lm/l
    Continua após a publicidade
    Ficha Técnica – Gol GTI 16V 1995
    Motor longitudinal, 4 cilindros em linha, 1 984 cm3, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas no cabeçote, alimentação por injeção eletrônica multiponto. Potência: 141 cv a 6.250 rpm. Torque: 17,8 mkgf a 4.500 rpm
    Câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira
    Suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás
    Freios a disco nas 4 rodas, com ABS opcional
    Rodas e pneus 195/50 R15 radiais
    Dimensões comprimento, 381 cm; largura, 159 cm; altura, 150 cm; entre-eixos, 246 cm; peso, 1 119 kg
    Porta-malas 269 litros

     

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.