Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chevrolet Chevette hatch chegou tarde para enfrentar Brasilia e Fiat 147

Compacto e econômico, ele era discreto. Mas era para quem não abria mão da divertida tração traseira

Por Felipe Bitu
Atualizado em 6 nov 2022, 15h51 - Publicado em 17 nov 2013, 20h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chevrolet Chevette hatch

    Após a estreia do Opala, em 1968, a GM mergulhou no rentável segmento dos carros pequenos e acessíveis, dominado pelo Fusca. Parecia fácil: o mercado estava cansado do velho VW e o cenário econômico era ideal para projetos atualizados com o que havia lá fora.

    A busca pelo novo resultou no Chevette, tão moderno que chegou ao Brasil seis meses antes da Alemanha (lá ele era o Opel Kadett C). O problema é que a nossa Volks não brincava em serviço: a Brasilia era a resposta ao Chevette, um Fusca de roupa nova e com uma tampa traseira que tirou o sono da GM.

    A terceira porta de acesso à cabine representava um trunfo da Brasilia: posicionava-a na categoria dos utilitários, de IPI menor. Assim, o Chevette foi ofuscado pelo novo VW, mais barato e um pouco melhor em acabamento e espaço.

    Chevrolet Chevette hatch

    Continua após a publicidade

    A GM iniciou os testes com o Chevette de três portas em 1976, mas dormiu no ponto e viu a categoria ser invadida pelo Fiat 147 e Passat de três portas. O Chevette hatch só veio no fim de 1979, já como linha 1980. Com 3,97 metros, era menor que a Brasilia e pouco maior que o 147, mas apertado no espaço interno, como atesta o modelo 1980 das fotos, que pertence ao paulista Marco Berg Duailibi – porém compensava pelo prazer da tração traseira.

    O fato é que a Chevrolet fez um bom trabalho para aproveitar os exíguos 2,40 metros de entre-eixos: colocou assentos dianteiros mais fnos e praticamente encaixou o encosto do banco traseiro entre as caixas de roda. Estepe e tanque de combustível abandonaram a posição vertical e foram acomodados no assoalho, resultando num porta-malas raso, de apenas 254 litros, que servia só a jovens casais sem filhos.

    Ainda assim foi um sucesso: em seu primeiro ano, havia fla de espera. O Hatch apresentava um formato mais versátil e funcional, com a terceira porta ocupando 2/3 da traseira. Com o banco rebatido, o porta- malas aumentava para 698 litros.

    Chevrolet Chevette hatch

    Continua após a publicidade

    Com as alterações, ele ganhou 26 kg no eixo traseiro, o que melhorou a distribuição de peso e deixou seu comportamento mais neutro, com leve tendência à saída de traseira.

    Apesar do peso extra, o consumo não piorou: o Hatch fazia em média 13,5 km/l, chegando a 14,4 na estrada. O que deixava a desejar era o desempenho: o motor 1.4 estancava nos 138,4 km/h e precisava de longos 19,6 segundos para ir a 100 km/h. A sensação era agravada pelo acelerador de curso longo, que não combinava com a direção (rápida e com peso correto) e o câmbio (de engates secos e precisos).

    Chevrolet Chevette hatch

    Mas nem a ergonomia ruim maculava o prazer do contraesterço nas curvas: Fiat 147 e o recém-lançado VW Gol tinham tração dianteira e a Brasilia não permitia essa tocada abusiva.

    Continua após a publicidade

    A reestilização veio em 1983: inspirada no Monza, adotava um capô mais inclinado e aerodinâmico, que terminava em uma grade horizontal única, com faróis retangulares. A traseira pouco mudava, mas a quinta marcha era uma boa novidade. Ainda assim o Chevette tinha o mesmo rendimento de um VW Gol.

    Além do repentino desinteresse do mercado por esse tipo de carro, o Chevette Hatch estava defasado e já não era páreo para a concorrência. Robusto e econômico, encerrou a carreira em 1987, ostentando o título de carro mais barato do país: desde então, nunca mais tivemos um nacional ágil e pequeno, com a inigualável diversão da tração traseira.

    Teste QUATRO RODAS – dezembro de 1979
    Aceleração de 0 a 100 km/h 19,66 s
    Velocidade máxima 138,46 km/h
    Frenagem de 100 km/h a 0 48,79 m
    Consumo médio 13,52 km/l
    Preço (novembro de 1979) Cr$ 175.230
    Preço (atualizado IGP-DI / FGV) R$ 67.871
    Ficha Técnica: Chevette hatch 1980
    Motor 4 cilindros em linha, 2 válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote, alimentação por carburador de corpo simples
    Cilindrada 1 398 cm³
    Potência 68 cv a 5 800 rpm
    Torque 9,81 mkgf a 4 000 rpm
    Câmbio manual de 4 marchas, tração traseira
    Carroceria hatch
    Dimensões comprimento, 397,2 cm; largura, 157 cm; altura, 132,3 cm; entre-eixos, 239,5 cm
    Peso 878 kg
    Pneus 175/70 SR13, radiais

     

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.