Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Pneus de carro elétrico servem em um a combustão com as mesmas medidas?

Via de regra, não é recomendável. Mas se as dimensões forem exatamente as mesmas, consumidor pode optar pelos pneus mais silenciosos

Por Da Redação
25 set 2023, 09h00
Pirelli
Respeitar as especificações de fábrica é bom e o carro gosta (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Posso instalar em um veículo comum o pneu para veículos elétricos de baixo ruído que possui as mesmas medidas? – Léo Miele, São Paulo (SP)

Conforme o consultor Roberto Falkenstein, da área de tecnologias inovativas da Pirelli, não é recomendável a troca do modelo de pneu original do veículo, afinal ele carrega características específicas para extrair o máximo desempenho daquele automóvel, que é fruto de um desenvolvimento conjunto entre montadora e fabricante de pneu.

“Porém, se forem respeitadas as medidas, índice de carga e de velocidade, o consumidor pode efetuar a troca”, afirma.

Acontece que carros elétricos têm demandas diferentes e por isso seus pneus são específicos. Questões como o peso das baterias e também o silêncio quase absoluto do motor, exige mudanças nos pneus, que passam a representar grande parte do ruído interno – que vem da reverberação do ar dentro dos pneus.

Uma das soluções mais aplicadas em carros elétricos de passeio é uma camada de espuma especial de poliuretano, que reveste a parte interna da banda de rodagem dos pneus.

Continua após a publicidade

Como o ruído é provocado pela amplificação que os pneus dão à vibração de todo o conjunto mecânico, a absorção proporcionada pela camada de espuma corta grande parte dos picos de ruído.

PNEUS Eletrico

Além do conforto, os pneus de carros elétricos precisam adequar seus sulcos e pontos de maior resistência ao maior peso de tais veículos.

Continua após a publicidade

E o desafio nessa área ultrapassa a simples adição de peso, uma vez que a posição em que as baterias são instaladas influencia na distribuição do peso e, consequentemente, na dinâmica do carro.

O torque instantâneo também é levado em consideração, e uma camada com mais atrito é colocada na região central de contato com o solo, a fim de maximizar a tração do veículo sem comprometer demais a durabilidade dos pneus.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.