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Pneus de carro elétrico servem em um a combustão com as mesmas medidas?

Via de regra, não é recomendável. Mas se as dimensões forem exatamente as mesmas, consumidor pode optar pelos pneus mais silenciosos

Por Da Redação
25 set 2023, 09h00 •
Pirelli
Respeitar as especificações de fábrica é bom e o carro gosta (Divulgação/Quatro Rodas)
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  • Posso instalar em um veículo comum o pneu para veículos elétricos de baixo ruído que possui as mesmas medidas? – Léo Miele, São Paulo (SP)

    Conforme o consultor Roberto Falkenstein, da área de tecnologias inovativas da Pirelli, não é recomendável a troca do modelo de pneu original do veículo, afinal ele carrega características específicas para extrair o máximo desempenho daquele automóvel, que é fruto de um desenvolvimento conjunto entre montadora e fabricante de pneu.

    “Porém, se forem respeitadas as medidas, índice de carga e de velocidade, o consumidor pode efetuar a troca”, afirma.

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    Acontece que carros elétricos têm demandas diferentes e por isso seus pneus são específicos. Questões como o peso das baterias e também o silêncio quase absoluto do motor, exige mudanças nos pneus, que passam a representar grande parte do ruído interno – que vem da reverberação do ar dentro dos pneus.

    Uma das soluções mais aplicadas em carros elétricos de passeio é uma camada de espuma especial de poliuretano, que reveste a parte interna da banda de rodagem dos pneus.

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    Como o ruído é provocado pela amplificação que os pneus dão à vibração de todo o conjunto mecânico, a absorção proporcionada pela camada de espuma corta grande parte dos picos de ruído.

    PNEUS Eletrico

    Além do conforto, os pneus de carros elétricos precisam adequar seus sulcos e pontos de maior resistência ao maior peso de tais veículos.

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    E o desafio nessa área ultrapassa a simples adição de peso, uma vez que a posição em que as baterias são instaladas influencia na distribuição do peso e, consequentemente, na dinâmica do carro.

    O torque instantâneo também é levado em consideração, e uma camada com mais atrito é colocada na região central de contato com o solo, a fim de maximizar a tração do veículo sem comprometer demais a durabilidade dos pneus.

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