Novo Toyota 4Runner antecipa base do novo SW4 e tem até motor híbrido
O modelo terá duas opções de motores, um a gasolina e um híbrido, e pode chegar até 326 cv de potência com 64 kgfm de torque
Um ano depois de apresentar a nova geração da picape Tacoma, surge agora o novo Toyota 4Runner. Se por anos manteve certa relação com o SW4 quando aos chassis, agora é inteiramente novo também no design, nos recursos e, principalmente, em termos de desempenho.
Na verdade, agora o 4Runner é baseado na plataforma TNGA-F, mesma dos novos Land Cruiser Prado e Land Cruiser 300, e é aguardada para a próxima geração do Toyota SW4. E isso fará com que volte a existir uma relação entre os dois modelos no futuro.
O conjunto mecânico do novo 4Runner é completamente diferente. O motor 2.4 turbo a gasolina está disponível com 282 cv e 43,8 kgfm ou em versão híbrida leve 48V, com 330 cv e 64,3 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas. Quer dizer que o antigo V6 4.0 e o câmbio automático de cinco marchas estão aposentados.
O SUV terá versões com tração traseira, que terão diferencial de deslizamento limitado. Mas as versões 4×4 terão caixa de transferência de duas velocidades controlada eletronicamente, para ter reduzida, além de controle ativo de tração. A barra estabilizadora traseira poderá ser desconectada para aumentar o curso da suspensão no off-road.
Além das melhorias no desempenho, a Toyota também se concentrou em aprimorar o design do Toyota 4Runner com certa inspiração retrô. Por exemplo, o vidro lateral traseiro mais elevado remete diretamente aos primeiros 4Runner.
Mas o foco é no off-road, proporcionando grandes ângulos de ataque e saída. A versão Trailhunter, que também existe na Tacoma, ainda tem pneus all-terrain de 33 polegadas, suspensão elevada, amortecedores forjados Old Man, snorkel, barra de luz de 20 polegadas e placas de aço sob o para-choque.
Além disso, a Toyota também investiu em atualizações tecnológicas e de segurança para aprimoramento. O novo 4Runner tem central multimídia de última geração com tela alta resolução, quadro de instrumentos digital e o Toyota Safety Sense 3.0, que inclui uma série de recursos avançados de assistência ao motorista, como detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e assistência de farol alto.