Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Assine por apenas 4,00

Stellantis terá câmbio elétrico de duas marchas para uso off-road

Mesma tecnologia que faz Porsche Taycan e Audi E-tron GT serem mais rápidos pode ajudar a criar um Jeep elétrico melhor

Por Rafael Sommadossi
31 mar 2024, 12h00 •
Jeep Wrangler 2024
A Jeep já tentou eletrificar o Wrangler atual (Divulgação/Jeep)
Continua após publicidade
  • O movimento de eletrificação da indústria automotiva também exige o desenvolvimento de novas tecnologias para que carros híbridos e elétricos consigam fazer o que carros a combustão já fazem muito bem. E isso será bem importante para o off-road.

    Um bom exemplo é que a engenharia da Stellantis estaria desenvolvendo um câmbio de duas marchas específico para carros elétricos. Será de aplicação dedicada a carros off-road, como um futuro Jeep elétrico. Isso até já existe, mas aplicado em esportivos

    Em geral, carros elétricos não necessitam trocar de marcha pois geram torque instantâneo e a qualquer faixa de giro. Mas os elétricos Porsche Taycan e Audi e-tron GT usam uma caixa com marcha mais reduzida só para melhorar a aceleração e terem uma maior velocidade máxima.

    No caso da Stellantis, a transmissão de duas velocidades seria específica para a condução off-road, em altos giros e em baixas velocidades. Seria uma forma de proporcionar tanto torque quanto eficiência em diferentes condições de terreno. 

    Wrangler EV
    (Divulgação/Jeep)
    Continua após a publicidade

    A configuração consiste em dois conjuntos de engrenagens planetárias, posicionados entre o motor elétrico e os eixos do veículo. Isso permitirá que não apenas um desempenho otimizado no off-road, mas também a capacidade de manobrar em situações difíceis, semelhante aos recursos de “giro 360” vistos em modelos como o Hummer EV e o Mercedes Classe G elétrico.

    Compartilhe essa matéria via:

    Embora a introdução de um câmbio de duas marchas para carros elétricos ainda esteja em estágio de protótipo e não garanta sua uso imediato, essa inovação poderia aparecer em um futuro Jeep Wrangler elétrico. No entanto, resta saber se a Stellantis seguirá com essa ideia e quando será lançada ao mercado.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.