Carro voador da Hyundai carrega até 4 passageiros e pode chegar em 2028
Hyundai S-A2 possui oito hélices que permitem atingir velocidade de cruzeiro de 193 km/h a uma altitude de 457 metros, aproximadamente 1.500 pés
A Hyundai com sua divisão aeroespacial, a Supernal, revelou no Consumer Electronics Show 2024, o seu segundo protótipo de eVTOL. Capaz de decolar e pousar verticalmente, o S-A2 elétrico tem planejamento para chegar em 2028 ao mercado.
O S-A2 se baseia no primeiro conceito apresentado em 2020, o S-A1. Agora pronto para ser produzido, o A2 possui oito hélices inclináveis que permitem o veículo aéreo atingir velocidade de cruzeiro de 193 km/h a uma altitude de 457 metros, aproximadamente 1.500 pés.
Até o momento, a Hyundai diz que inicialmente ele será projetado para viagens curtas de 40 a 64 km. Portanto ele é mais adequado para trajetos dentro de cidades, tendo mais dificuldade em realizar viagens.
O barulho não será um problema com esse modelo. A fabricante afirma que tanto na decolagem quanto em cruzeiro, ele será tão barulhento como uma máquina de lavar louças. Sendo assim, quando comparada a aeronaves já conhecidas, ele passará praticamente despercebido.
A Supernal diz que a contribuição da Hyundai com o design foi essencial para projetar o S-A2. Na cabine há capacidade para quatro passageiros, além do piloto que têm seu assento diferenciado ao dos passageiros. Todos os assentos são em materiais de absorção de energia com qualidade aeronáutica, visando maior segurança.
No cockpit é possível identificar a qualidade dos acabamentos que aparentam ser em uma espécie de couro e o painel conta com uma grande tela de led dividida em duas interfaces, que são acompanhada com uma paleta de 8 botões abaixo da tela.
Projetado com foco para transporte aéreo, a Hyundai especifica que os eVTOLs poderão decolar e pousar a partir de vertiportos, que são muito semelhantes a helipontos, possibilitando que os passageiros embarquem e desembarquem em pontos estratégicos dentro das cidades.
Os eVTOLs ainda não foram colocados em operação, portanto, a Supernal montou uma exposição de vertiporto no estacionamento do centro de convenções onde acontece a CES. Dando a oportunidade do público experimentar um voo simulado sobre a cidade de Los Angeles. Permitindo que as pessoas entendam como essa tecnologia poderia simplificar o transporte urbano.
A fabricante afirma que está trabalhando para aperfeiçoar o S-A2 para que o mesmo possa ser certificado. Com projeções para atender aos padrões de voos mundiais e adicionar itens interiores e baterias removíveis. A Supernal conta com o apoio da Hyundai para fabricação em massa de seu modelo, para finalmente fabricar sua versão final e apto para entrar no mercado em 2028.