SUV híbrido de 680 cv, Leopard 5 marca estreia de nova marca da BYD
FangChengBao Leopard 5 é mais um carro chinês com visual do Defender, mas promete até 1.200 km de autonomia e tem HUD de 50 polegadas
A BYD vem expandindo rapidamente sua presença global com carros elétricos e híbridos. Agora, lança a Fang Cheng Bao, uma submarca dedicada a carros com estilo mais voltado para o off-road e seu primeiro produto é o SUV híbrido Leopard 5.
Como outros carros da BYD, o Leopard 5 promete conquistar mercado chinês com bom desempenho e preço competitivo. Mas seu sistema híbrido é mais extremo que o de outros BYD já conhecidos.
O Leopard 5 estreia a plataforma DMO, que combina dois motores elétricos, um de 270 cv e outro de 340 cv com um motor 1.5 turbo a gasolina. De acordo com a fabricante, o SUV entrega 680 cv e 77,5 kgfm e tem autonomia elétrica para até 125 km, garantida por uma bateria que pode ser recarregada em 16 minutos. Ao mesmo tempo que sua autonomia projetada é de 1.200 km, o primeiro carro da Fang Cheng Bao promete 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
A capacidade off-road do Leopard 5 fica mais evidente pelos três bloqueios de diferenciais e pelos ângulos de ataque (35°) e saída (32°). Ainda pode usar os motores elétricos para diminuir seu raio de giro a 3,4 metros e é equipado com a suspensão DiSus-P, que o permitiria até saltar e rodar em apenas três rodas.
Com 4,89 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de alturar e 2,80 m de entre-eixos, o Leopard 5 poderia enfrentar os Defender 110, Ford Bronco e, principalmente, o Tank 500, da conterrânea GWM.
A lista de equipamentos do Fang Cheng Bao Leopard 5 ainda inclui um head-up display de 50 polegadas projetado no para-brisas, quadro de instrumentos digital, tela adicional para o carona, reconhecimento biométrico e sistema de som premium. De acordo com a imprensa chinesa, o SUV híbrido ocupará uma faixa de preço entre o equivalente a R$ 273.000 e R$ 408.000.
Próximos passos da Fang Cheng Bao
A BYD quer ter sua nova submarca à venda em 100 concessionárias distribuídas em 60 cidades chinesas, mas já tem planos para exportação. A presença em outros mercados começaria por um SUV ainda maior, apresentado ainda em versão conceitual, chamado Super 8. Especula-se que o Leopard 5 ganhe novos mercados futuramente batizado de Super 8.