Veja quanto os carros novos pagam de imposto no Brasil

A culpa dos carros custarem tão caro no Brasil é dos impostos? Veja a seguir as alíquotas para cada categoria

Os impostos pagos dependem do tipo de motorização de cada carro. Eles representam a soma de IPI, ICMS e Pis/Cofins. Dados da Anfavea para 2024

São 5,27% de IPI, 12% de ICMS e 11,6% de Pís/Cofins. Total de 24,7% (Ex: Citroën C3 1.0)

Carros 1.0   Flex/gasolina/etanol

São 9,78% de IPI, 12% de ICMS e 11,6% de Pís/Cofins. Total de 27,3% (ex: Nissan Sentra, que não é flex)

Carros 1.1 a 2.0   Gasolina

São 8,28% de IPI, 12% de ICMS e 11,6% de Pís/Cofins. Total de 26,4% (ex. Toyota Corolla 2.0 flex)

Carros 1.1 a 2.0   Etanol/Flex

São 18,8% de IPI, 12% de ICMS e 11,6% de Pís/Cofins. Total de 32,6% (ex. Jeep Commander 2.2 diesel)

Carros 1.1 a 2.0   Diesel

São 18,81% de IPI, 12% de ICMS e 11,6% de Pís/Cofins. Total de 32,3% (Ex: Ford Maverick 2.5 Hybrid)

Carros acima de 2.0  Gasolina

São 18,81% de IPI, 12% de ICMS e 11,6% de Pís/Cofins. Total de 32,3%  (Ex: não há nacional assim hoje)

Carros acima de 2.0  Etanol/Flex

São 5,21% de IPI, 12% de ICMS e 11,6% de Pís/Cofins. Total de 24,3% (Ex: picapes compactas e médias)

Comerciais leves  Etanol/Flex/Diesel

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