Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Volvo S90 T6 AWD: móvel de alto padrão

Volvo lança o S90 para entrar num segmento dominado há muito tempo pelos alemães: os sedãs de luxo topo de linha

Por Joaquim Oliveira, de Málaga (Espanha)
Atualizado em 23 nov 2016, 21h33 - Publicado em 25 ago 2016, 13h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volvo S90 T6 AWD
    O S90 é feito sobre a base do SUV XC90 (Divulgação/Volvo)

    A primeira mudança de rota foi com o design de seus carros. A Volvo abandonou a discrição e passou a atrair os olhares por onde passa. Agora, ela quer entrar num segmento desconhecido pelos suecos para bater de frente com os alemães num território onde eles são reis: os sedãs de alto luxo.

    O escolhido para essa difícil missão é o S90, produzido sobre a plataforma do atual XC90, o maior SUV da marca. Para isso, a fábrica investiu num estilo que se destacasse de seus pares, onde predominam as formas angulosas e linhas bem horizontais, que realçam a altura reduzida desse modelo e a sua generosa largura.

    Volvo S90 T6 AWD
    Martelo de Thor: o novo desenho de far´øis da Volvo ()

    Apesar de o efeito visual na dianteira e na lateral agradar bastante, a traseira é mais polêmica – entre os jornalistas que estavam no lançamento em Málaga, na Espanha, uma parte não gostou muito do resultado.

    Continua após a publicidade
    Volvo S90 T6 AWD
    Traseira entre parênteses dividiu opiniões dos jornalistas (Divulgação/Volvo)

    Por dentro, não houve divisões, todos aprovaram o visual minimalista do painel e o acabamento que mistura couro, madeira e alumínio. Os equipamentos também agradaram, a começar pelo enorme tablet central e em posição vertical que funciona como verdadeiro centro de operações de informação, entretenimento e de funções do veículo.  

    Volvo S90 T6 AWD
    Centro do painel é ocupado por um grande tablet ()

    Com 4,96 m de comprimento e 2,94 m de distância entre-eixos, o S90 tem o porte de concorrentes como o Mercedes Classe E e o BMW Série 5, com espaço generoso na cabine (para cinco ocupantes) e no porta-malas (com 500 litros).

    Continua após a publicidade
    Volvo S90 T6 AWD
    Espaço no banco traseiro é bem generoso ()

    Ao rodar, o S90 garante maciez aos ocupantes, fruto de um amortecimento suave, mas também do excelente isolamento acústico, apenas vencido pelo som do motor quando decidimos dirigir esportivamente. A suspensão pneumática apenas no eixo traseiro (segundo os suecos, a dianteira não necessita, além de não haver espaço) atua com competência.

    Se há alguma crítica que devemos fazer à dinâmica, ela se refere ao comportamento meio artificial da direção elétrica, que ora se sente leve demais ora excessivamente pesada, quando selecionamos o modo de condução Dynamic (que também altera outros parâmetros do carro, como a resposta da caixa de velocidades, do acelerador e da suspensão), tornando o volante pesado, mas falhando por não lhe conferir uma resposta mais comunicativa e rápida.

    Volvo S90 T6 AWD
    O S90 tem porte de sedã grande, como um Mercedes Classe E (Divulgação/Volvo)
    Continua após a publicidade

    Aspecto do passado de que a Volvo se orgulha é o da segurança e no S90 as atenções à proteção foram renovadas. São muitos os sistemas de segurança mesmo face ao XC90, que já traz o que há de mais avançado na área. O S90 estreia a detecção de animais de grande porte na estrada, o controle ativo de saída de estrada (atua nos freios e na direção) e o auxílio à manutenção da faixa de rodagem (funcionando até 130 km/h).

    Volvo S90 T6 AWD
    Painel de instrumentos é totalmente configurável ()

    A versão avaliada era a T6 AWD equipada com o motor 2.0 sobrealimentado por um conjunto de turbo e compressor e injeção direta, que lhe garante força de 320 cv de potência e 44,8 kgfm de torque. Na prática, isso se traduz em alto desempenho. Segundo a fábrica, o T6 faz de 0 a 100 km/h em 5,9 s e chega a 250 km/h de máxima.

    Volvo S90 T6 AWD
    Sistema de áudio Bowers & Wilkins tem 19 alto-falantes e 1.400 watts de potência ()
    Continua após a publicidade

    A tração, como diz o nome da versão (All Wheel Drive), é integral. Mas o sistema distribui a força prioritariamente para as rodas dianteiras, enviando a tração para a traseira somente em caso de necessidade – e, assim mesmo, em no máximo de 50% do total. O câmbio automático de oito marchas se mostrou rápido nas trocas e silencioso.

    Volvo S90 T6 AWD
    Acabamento esbanja madeira, alumínio e couro ()

    A Volvo trabalha para lançar o S90 no Brasil no primeiro trimestre de 2017. O mês preciso, a empresa ainda não sabe, assim como o preço. A estimativa, porém, é de que o sedã custe o equivalente a US$ 100.000, o que seria hoje cerca de R$ 350.000.

    VEREDICTO

    Bonito, bem-acabado e com tecnologia de ponta, o S90 traz todos os atributos para encarar os donos do segmento de igual para igual.

    Ficha Técnica
    Motor diant., 4 cil., 16V, compressor, turbo, injeção direta, 1.969 cm3; 10,3:1, 320 cv a 5.700 rpm; 44,8 mkgf a 2.200 – 5.400 rpm
    Câmbio automático, 8 marchas, tração 4×4
    Direção elétrica
    Suspensão multilink (diant.) e eixo integral com mola de lâmina, pneumática (tras.)
    Freios dicos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
    Rodas e pneus liga leve, 255/35 R20
    Dimensões comprimento, 496,3 cm; altura, 144,3 cm; entre-eixos, 294,1 cm; peso, 1.850 kg; tanque, 60 litros; porta-malas, 500 litros
    Desempenho 0 a 100 km/h em 5,9 s; velocidade máxima, 250 km/h
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.