GWM Haval H9 será ameaça nacional ao Toyota SW4 – se o motor diesel deixar
GWM Haval H9 até pode chegar híbrido, mas o motor turbo diesel da Poer é o mais cotado para esse SUV 4x4 de sete lugares
As linhas quadradas e o espaço interno para sete adultos podem fazer o GWM Haval H9 acertar em cheio no público que ficou órfão do Mitsubishi Pajero Full, fora de linha desde 2021.
Além do estepe pendurado na tampa do porta-malas (que no Brasil poderá ser trocado por um compartimento extra), também é montado sobre chassi e será ser o primeiro SUV da marca sem versão híbrida à venda no Brasil.
O Haval H9 será montado no Brasil no máximo partir do começo de 2026, na mesma linha da picape Poer. Os dois novos modelos já tiveram suas produções em pré-série iniciada na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), mas os primeiros carros que serão vendidos no Brasil ainda serão importados da China. O lançamento será no início de setembro, mas a pré-venda já começou.
O motor 2.4 turbo diesel pode garantir ao Haval H9 um bom argumento de vendas. A grande questão está nos seus números, porque embora o motor seja moderno, na China, gera 184 cv e 48,9 kgfm. O câmbio é automático de nove marchas e a tração sempre será 4×4 com reduzida e com bloqueio do diferencial traseiro.
Os fiéis compradores do Toyota SW4 também estão na mira do SUV. Quem fizer questão de desempenho poderá recorrer aos híbridos Haval H6 e Tank 300, ou aos futuros Tank 400 e 700, maiores e mais luxuosos, e que também chegam em 2026.
Neste primeiro contato com uma unidade para o mercado chinês, chamou a atenção as prioridades diferentes do carro.
O Haval H9 tem 4,95 m de comprimento e 2,85 m de entre-eixos, com 1,95 m de largura. Isso lhe confere espaço suficiente para seus sete passageiros.
Por dentro, o H9 tem uma grande tela de 14,6 polegadas no painel, bancos dianteiros elétricos (com direito a um botão para o motorista mover o assento do carona), bancos traseiros com ventilação e aquecimento, e teto solar panorâmico com abertura elétrica.
Uma questão importante é que o painel do SUV é de plástico rígido não tem muito a ver com a sofisticação que os outros itens sugerem. Só há materiais macios nas portas e no console central.
