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Um dia de piloto com o carro de rali que você pode comprar

Sentimos na pele as emoções (e os perrengues) de pilotar o Mitsubishi ASX RS – que você pode comprar e dirigir até nas ruas

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 dez 2018, 15h48 - Publicado em 14 abr 2017, 13h06
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  • Pintura branca? Sou mais em tom de marrom...
    Pintura branca? Sou mais esse tom de marrom… (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Fazia mais de 30°C, mas o calor era a menor das minhas preocupações naquela sexta-feira de sol em Mogi-Guaçu (SP). Afinal, eu seria o primeiro jornalista do Brasil a pilotar o ASX RS, modelo mais barato preparado pela Mitsubishi para ralis. Sorte minha, azar de Youssef Haddad, navegador tricampeão do Rally dos Sertões e meu corajoso professor.

    Apesar do privilégio, qualquer pessoa pode comprar um ASX RS. Por ele são pedidos R$ 69.000, desde que o cliente dispute sete provas da Mitsubishi Cup em dois anos – se não o preço sobe para R$ 90.000. É uma baita pechincha, especialmente porque um ASX 4×2 MT novo custa R$ 97.990. Além disso, todo carro sai da fábrica emplacado. Dá para correr e voltar dirigindo para casa.

    O ASX RS é quase R$ 30.000 mais barato que a versão comum
    O ASX RS é quase R$ 30.000 mais barato que a versão comum (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Todos os revestimentos são retirados, assim como os bancos – trocados por assento tipo concha com cintos de segurança de cinco pontos. Atrás, há reforços tubulares e o extintor de incêndio, e todas as portas são feitas de fibra de vidro.

    Interior mescla peças originais com bancos concha, chave geral e gaiola
    Interior mescla peças originais com bancos concha, chave geral e instrumentos de navegação (João Mantovani/Quatro Rodas)
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    As alterações mais profundas estão sob a carroceria. A suspensão recebeu reforços e o servofreio foi retirado para aumentar a sensibilidade do pedal. O motor 2.0 ganhou uma nova central eletrônica, passando dos 160 cv originais para 194 cv. Já o câmbio manual de cinco marchas teve a relação de saída encurtada em 26%, mas a caixa de transferência é original, assim como um item precioso debaixo do calor: ar-condicionado.

    Gaiola entra como item de segurança obrigatório
    Atrás dos ocupantes, tudo muda: gaiola de proteção, extintores, reservatórios e estepe (divulgação/Mitsubishi)

    Frear para ser rápido

    Do alto de minha (pouca) experiência com cursos de pilotagem, achei que não seria tão difícil domar o ASX. Ledo engano. Assim que engato a primeira marcha, ouço uma recomendação incomum. “Antes de acelerar é preciso aprender a frear”, afirmou Haddad, lembrando que os pilotos freiam para fazer a traseira se soltar e depois contornar as curvas sem diminuir a velocidade.

    O veículo tinha todos os aparelhos usados em uma prova de rali, como sistema de comunicação de rádio entre os ocupantes (intercom) e um computador de bordo Pro Tune, que grava todos os dados da pilotagem.

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    Dentro do carro, piloto e navegador, se falam por rádio
    Dentro do carro, piloto e navegador, se falam por rádio (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Abri as primeiras voltas com cautela, andando devagar para conhecer o percurso de terra e lama. Após me acostumar ao freio, comecei a acelerar mais forte nos trechos longos. Estico as marchas até os 6.000 rpm e só faço a troca quando as luzes do shift light piscam.

    Já pilotei carros mais rápidos, mas nunca tive uma sensação de velocidade tão forte assim, reforçada pela passagem dos pés de cana-de-açúcar pela janela. Foram alguns deles, aliás, que atropelei ao passar reto numa curva. Isso ocorreria outras duas vezes, felizmente sem danos a veículo e ocupantes. “Pise com tudo no freio e faça a curva dosando o pé no acelerador para não perder aderência”, ensinava Youssef .

    https://www.youtube.com/watch?v=AvIFRg4i1IE

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    Aos poucos fui sentindo mais confiança. Algumas curvas mais longas eram feitas em segunda marcha sem frear e nos trechos mais longos alcancei 120 km/h em terceira marcha. Depois de quase uma hora, encostei nos boxes em êxtase e com uma certeza: já posso ser o piloto reserva da Mitsubishi no Rally dos Sertões. Estou só esperando a ligação…

    Ficha técnica – Mitsubishi ASX RS

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