Por Péricles Malheiros
31 586 km
Nosso Onix de Longa Duração chegou aos 30 000 km, ou seja, metade de sua jornada. Para as pastilhas, no entanto, é o fim da linha. Elas foram substituídas, seguindo recomendação da Viamar, concessionária paulistana escolhida para efetuar a revisão dos 30 000 km.
Fugindo à regra do que vimos nas duas primeiras paradas do Onix e durante quase toda a trajetória do Cruze, desmontado em novembro de 2012, dessa vez precisamos contestar o primeiro orçamento enviado, no valor de 1 235 reais – no site da GM, o preço que consta é o de 536 reais.
Sugeriram a troca das palhetas limpadoras (dianteiras e traseira) e das pastilhas de freio, além das descontaminações do corpo de borboleta e do ar-condicionado. Por telefone, dissemos ao consultor: “Queremos apenas a revisão básica”. Como num passe de mágica, o valor se alinhou aos 536 reais oficiais.
Diante da alegação da necessidade de troca imediata das pastilhas, encaminhamos o carro diretamente da Viamar para a Fukuda Motorcenter, oficina de nosso consultor técnico, Fabio Fukuda. “As pastilhas precisam mesmo ser substituídas e os demais itens previstos na revisão foram realmente trocados. Velas de ignição e filtros de óleo e combustível são novos”, disse Fabio, após inspecionar nosso Onix no elevador. O filtro de ar do motor também foi trocado, apesar de o site oficial da marca não indicar tal necessidade. Em contato com a fábrica, a explicação: “O site estava errado. A troca desse filtro ocorre a cada 30 000 km”. Ponto para a Viamar. Em compensação, erraram no rodízio.
Uma vez confirmada a necessidade de troca das pastilhas, agendamos uma data na própria Viamar. Para nossa surpresa, o valor cobrado foi 32,5% menor do que o sugerido no primeiro orçamento: 208, ante 308 reais.
Consumo
No mês (41,9% na cidade) – Etanol 9 km/l
Desde jan/13 (37,8% na cidade) – Etanol 8,8 km/l
Diário
Onix tem a direção mais pesada da atual frota | Carro em linha reta, volante levemente torto