Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Toyota Etios XLS 1.5 automático: beleza interior

A linha 2017 do Etios está repleta de mudanças. Algumas, invisíveis, mas todas muito bem-vindas

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 23 nov 2016, 21h13 - Publicado em 15 jun 2016, 18h15
Toyota Etios XLS 1.5 A/T
Por fora, quase nada mudou – o que pode ser um problema (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Gosto não se discute, mas no caso do Etios, estilo não é o seu ponto forte. Por sua vez, o mercado de automóveis tem outra grande verdade: visual é um dos quesitos mais valorizados pelo consumidor. E é justamente a colisão dessas duas características que explicam  por que o Etios vende muito menos que os líderes Onix e HB20 (entre os hatches) e Prisma e HB20S (entre os sedãs).

Sem mudança alguma de visual, a linha 2017 do Etios, que estreia em abril, não tem a pretensão de alçar o modelo à liderança em seus segmentos, mas vem repleta de interferências para manter o carro vivo e atraente ao menos para os consumidores com perfil mais racional.

Toyota Etios XLS 1.5 automático: beleza interior
A antena no teto agora é curva. E só (Acervo/Quatro Rodas)

Para começar, os motores 1.3 e 1.5 passam a ser nacionais. A produção local veio acompanhada de um pacote de alterações técnicas: sistema de partida a frio sem tanquinho de gasolina, elevação da taxa de compressão (de 12,1:1 para 13:1) e adoção de tuchos hidráulicos e balancins roletados de acionamento das válvulas, em substituição aos tuchos mecânicos, de ação direta.

O câmbio também muda: o manual passa a ter seis marchas. Mas a grande novidade mesmo é a estreia de uma transmissão automática, de quatro marchas, que acrescenta sempre R$ 3.500 à conta e está disponível para todas as versões do hatch e do sedã.

Continua após a publicidade
Toyota Etios XLS 1.5 A/T
Aceleração mediana, mas boas marcas de retomada e consumo ()

Nossa avaliação foi feita com um hatch XLS 1.5 automático. Ao volante, não foi possível sentir os efeitos da nacionalização do motor. E isso é bom, uma vez que ele sempre foi um dos destaques do carro, proporcionando boa relação de desempenho e consumo. O câmbio automático, grande astro da linha 2017, se mostrou bem acertado apesar de ter apenas quatro marchas, conseguindo detectar variações dedemanda de aceleração e até de inclinação do terreno.

Toyota Etios XLS 1.5 A/T
Câmbio automático tem só quatro marchas, mas trabalha bem ()

A Toyota não assume abertamente, mas uma fonte interna reconhece que a estratégia para o Etios se baseia em melhorias pontuais de baixo custo para a marca: “Mudanças de visual, mesmo que um facelift, sairia caro. A ideia é promover alterações que nos permitam aproveitar a boa fama do carro e amadurecer ainda mais o produto”, disse. Pode não ser uma informação oficial, mas é o que, de fato, está acontecendo.

Continua após a publicidade
Toyota Etios XLS 1.5 A/T
Volante de Corolla, multimídia e painel digital: quem diria, hein Etios? (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A cabine evoluiu muito, apesar de ser conceitualmente a mesma. O modelo avaliado contava com uma nova central multimídia e volante multifuncional – este, herdado do Corolla. A Toyota também caprichou no tratamento acústico. Ninguém vê, mas sob os pés dos ocupantes, o Etios 2017 traz materiais fonoabsorventes mais espessos. Para proteger ainda mais a cabine, os vidros também estão mais robustos, com 3,5 mm – 12,9% mais espesso que os do modelo anterior, com 3,1 mm.

Toyota Etios XLS 1.5 A/T
O painel digital com tela dupla exibindo o conta-giros… (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Toyota Etios XLS 1.5 A/T
… e as informações do computador de bordo. Configuração pode ser feito pelo volante ou nos botões abaixo da tela ()

Confesso, deixei o recheio da bolacha para o final: esqueça o velho quadro de instrumentos analógico do Etios, antiquado, pobre e de difícil leitura. Ele segue no centro do painel, mas agora é formado por duas telas digitais  independentes e multiconfiguráveis. Tem até computador de bordo que permite ao piloto introduzir o custo do litro do combustível. Assim, o sistema calcula automaticamente quanto custa cada trecho percorrido. Algo bastante racional, assim como é o dono de Etios.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

Com baixo custo de manutenção e bastante confiável, o Etios vem, aos poucos, corrigindo seus pontos fracos. O pacote de alterações da linha 2017 surtiu uma melhora incontestável.

Toyota Etios XLS 1.5 A/T
Apoio de cabeça, cinto de três pontos no centro e Isofix estreiam na traseira ()
Preços da linha 2017
Hatch X 1.3 R$ 43.990 (M/T) / R$ 47.490 (A/T)
Hatch XS 1.5 R$ 48.995 (M/T) / R$ 52.495 (A/T)
Hatch XLS 1.5 R$ 53.895 (M/T) / R$ 57.395 (A/T)
Hatch Cross 1.5 R$ 57.395 (M/T) / R$ 60.895 (A/T)
Sedã X 1.5 R$ 48.495 (M/T) / R$ 51.995 (A/T)
Sedã XS 1.5 R$ 51.695 (M/T) / R$ 55.195 (A/T)
Sedã XLS 1.5 R$ 56.795 (M/T) / R$ 60.295 (A/T)
Teste de Pista (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 35,1 s – 150,2 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 6,7 s
Retomada de 80 a 100 km/h (em D) 6,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 11,2 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 14,9 / 27, 2 / 63,7 m
Consumo urbano 11,7 km/l
Consumo rodoviário 15,2 km/l
Ficha Técnica – Etios XLS 1.5 hatch A/T
Preço R$ 57.395
Motor flex, diant., 4 cil., 16V, 13:1, 1.496 cm3; 107/102 cv a 5.600 rpm, 14,7/14,3 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio automático, 4 marchas, tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Pneus 185/60 R15
Dimensões comprimento, 377,7 cm; altura, 151 cm; largura, 169,5 cm; entre-eixos, 246 cm; peso, 965 kg; tanque, 45 l; porta-malas, 270 l
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.