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Toyota Corolla GR-Sport 2025 fica mais ‘descolado’ e menos esportivo

Novo para-choque dianteiro e lanternas traseiras com máscara negra dão um bom diferencial ao Corolla esportivado

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 fev 2025, 17h01
Toyota Corolla GR-Sport 2025
Toyota Corolla GR-Sport 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Caso você esteja em busca de um sedã médio, mas acha as opções caretas ou conservadoras demais, talvez o novo Toyota Corolla GR-Sport seja a solução. O modelo passou por mudanças na linha 2025 e ficou mais ousado – ou até descolado, considerando que trata-se de um Corolla. 

Em pacote único, o modelo parte de R$ 188.990, tendo como única variação de preços a pintura no tom Branco Lunar, das imagens, que acrescenta R$ 320. No vermelho Granada e no preto Eclipse, não há acréscimos. Ou seja, é a versão com maior preço inicial equipada com motor 2.0. Em tempo: toda a linha Toyota passou a ter garantia de 10 anos.

‘Tunado’ de fábrica

As maiores mudanças do Corolla GR-Sport (ou GR-S, para os íntimos) estão na aparência externa. Na dianteira, o novo (e bonito) para-choque tem linhas e recortes mais retos e retangulares, e a barra que interliga os faróis está mais estreita. Os faróis seguem os mesmos, full led, com acendimento automático inclusive do facho alto – que tem funcionamento ruim e acaba sendo acionado mesmo com carros na direção oposta. Ainda na dianteira, há faróis de neblina (em leds) e sensores de estacionamento, mas não câmera.

Toyota Corolla GR-Sport 2025
Toyota Corolla GR-Sport 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Visto de lateral, o modelo pode ser reconhecido pelas novas rodas de 17 polegadas com desenho de estrela, de face diamantada e fundo em preto brilhante, além do logotipo “GR” nos para-lamas e dos retrovisores em preto. Os pneus 215/50, que estrearam na linha 2024 do Corolla, prejudicam a proporção visual. Antes, as medidas eram 225/45.

Na traseira estão as novidades que mais saltam aos olhos – embora as vistas nas laterais e na dianteira tenham seus valores. As lanternas (agora com leds) passam a ter uma máscara preta, com layout translúcido, que combinam com o friso central que as interligam e com o aerofólio acima da tampa. O nome “Corolla” também é em preto e há o logo GR-Sport à direita. Por fim, outra novidade é a inclusão de sensores de estacionamento traseiros – a câmera de ré já fazia parte do pacote, e permanece.

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Toyota Corolla GR-Sport 2025
Toyota Corolla GR-Sport 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

É uma mudança polêmica e que promete dividir opiniões, mas que faz a diferença e que quebra o que se espera de um Corolla. É ousado para o sedã, sempre tão conservador. Além disso, o novo conjunto pode ficar melhor com a carroceria das cores preto ou vermelho, onde haverá um contraste menor.

Toyota Corolla GR-Sport 2025
Toyota Corolla GR-Sport 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Interior esportivo, mas com espaço limitado

Por dentro, as novidades são menores – restritas apenas à nova central multimídia. O sistema agora tem uma tela de 10 polegadas e nenhum comando físico, que fazem falta, especialmente para volume. Quando conectado ao Apple CarPlay ou ao Android Auto, só é possível alterar o volume pelo volante, já que o comando fica nas telas do sistema nativo.

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O restante, permanece. Como o bom acabamento com dominância do preto (inclusive nas colunas e no teto) e detalhes em vermelho, entre costuras (no painel, nas portas, no volante, na alavanca de câmbio e nos bancos) e pontilhados nas porções centrais do bancos, cujo revestimento mescla couro, material sintético e suede. Neles, ficam faltando ajustes elétricos.

Toyota Corolla GR-Sport 2025
Toyota Corolla GR-Sport 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Também não muda o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, que estreou na linha 2024 e tem manuseio confuso e marcador de combustível impreciso, mas boa imagem e apresentação de informações. Entre os equipamentos, o Corolla GR-S tem sete airbags, carregador de celulares por indução, teto solar e ar-condicionado digital de duas zonas.

O pacote de ADAS Safety Sense inclui ainda piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, reconhecimento de carros, pedestres e ciclistas, alerta de tráfego cruzado traseiro, alertas de pontos cegos e sistema de permanência em faixa.

Toyota Corolla GR-Sport 2025
Toyota Corolla GR-Sport 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Espaço pode até parecer um dos pontos altos do Corolla, mas não é bem assim. Apesar de sua proposta familiar e confortável, o sedã leva passageiros no banco traseiro com espaço apenas suficiente – e desde que eles não ultrapassem 1,75 m de altura.

No caso de um terceiro ocupante central, será necessário paciência, já que o console central (com saídas de ar e portas USB) invade a área dos pés do ocupante do meio – mesmo que o túnel central seja baixo. O espaço lateral também não oferece sobras no modelo. No porta-malas, porém, a capacidade de 470 litros é boa.

Toyota Corolla GR-Sport 2025
Toyota Corolla GR-Sport 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Esportividade mesmo, só no visual

O Corolla GR-Sport é sempre equipado com o motor 2.0 aspirado flex de 175 cv e 21,3 kgfm – números estes que, na linha 2024, foram reduzidos em 2 cv e 0,1 kgfm. O câmbio é o mesmo automático do tipo CVT de dez marchas simuladas, com uma primeira relação por engrenagem, que ajuda no desempenho em arrancadas. Depois, em velocidades já desenvolvidas, funciona como um CVT convencional em relação contínua.

Toyota Corolla GR-Sport 2025
Toyota Corolla GR-Sport 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Nos nossos testes, feitos com gasolina, o sedã foi de 0 a 100 km/h em 11 segundos, uma piora de 0,5 segundo em relação ao modelo com ajuste anterior do motor. O consumo ficou empatado com o do modelo anterior, com as médias de 12,4 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, embora a promessa da Toyota seja de mais economia de combustível.

Toyota Corolla GR-Sport 2025
Toyota Corolla GR-Sport 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A condução do Corolla é exemplar. No desempenho, a relação inicial do câmbio faz toda diferença em arrancadas e ciclos urbanos, deixando o sedã ágil. Quando “torna-se” um CVT comum, por polias, o comportamento é outro, sem emoção e com perda de fôlego em velocidades mais altas, como em rodovias – a função Sport ajuda, já que mantém o giro mais elevado. Ao pisar fundo no acelerador, o ruído do motor invade a cabine de forma incômoda mas, em velocidades de cruzeiro, a baixa rotação faz o silêncio reinar.

Toyota Corolla GR-Sport 2025
Toyota Corolla GR-Sport 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mesmo sem qualquer pretensão esportiva, o modelo tem uma dirigibilidade muito bem acertada, com direção no peso certo e boa estabilidade em curvas e a velocidades mais altas. A suspensão traseira, vale dizer, é multilink.

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Mas há uma notável diferença em movimento, há que o GR-Sport tem um acerto exclusivo de suspensão em relação às demais versões. Mais rígido, ele melhora ainda mais a percepção de prazer ao dirigir, exclui qualquer possível balanço indesejado da carroceria e faz com que seja possível “sentir” mais as imperfeições do solo, mas sem prejudicar o conforto que um Corolla precisa ter.

Toyota Corolla GR-Sport 2025
Toyota Corolla GR-Sport 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Veredicto Quatro Rodas

O Corolla GR-Sport cobra a mais para que você possa se diferenciar pelas ruas, e faz isso bem. Além disso, a clássica dirigibilidade de um Corolla, aliada ao acerto mais rígido de suspensão, tornam essa a versão ideal do sedã.

Ficha técnica – Toyota Corolla GR-Sport 2025

  • Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 16V, comando de válvulas variável na admissão e no escape, injeção direta e indireta, 1.987 cm³, 175 cv a 6.600 rpm, 21,3 kgfm a 4.400 rpm
  • Câmbio: automático, CVT, 10 m., tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Pneus: 215/50 R17
  • Dimensões: comprimento, 463 cm; largura, 178 cm; altura, 145,5 cm; entre-eixos, 270 cm; porta-malas, 470 l; peso, 1.415 kg; tanque de combustível, 50 litros

Testes Quatro Rodas – Toyota Corolla GR-Sport 2025

Aceleração
0 a 100 km/h – 11 s
0 a 1.000 m – 31,8 s / 173,65 km/h
Velocidade máxima – n/d
Retomadas
D 40 a 80 km/h – 4,9 s
D 60 a 100 km/h – 5,9 s
D 80 a 120 km/h – 6,7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 – 14,7/26/58,7 m
Consumo
Urbano – 12,4 km/l
Rodoviário – 16,1 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. – 39,4/64,3 dBA
80/120 km/h – 60,1/66,4 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h – 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h – 1.400 rpm
Volante – 2,5 voltas
Seu bolso
Preço básico – R$ 188.990
Garantia – 10 anos

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