Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota Corolla GLi 1.8: raciocínio manual

Versão de entrada com motor menor e câmbio manual de seis marchas surpreende na dirigibilidade

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 23 nov 2016, 17h34 - Publicado em 18 Maio 2014, 17h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota Corolla GLi 1.8
    Versão GLi tem motor 1.8 e dois tipos de câmbio ()

    Automóvel é um produto emocional, como um item de grife. Por isso, seu valor depende de quem vê. A bordo da versão GLi, tive a sensação de que estava em um carro com preço compatível ao que oferece.

    Por R$ 69 690, a configuração básica vem com motor 1.8, transmissão manual de seis marchas e oferta de itens de segurança semelhante aos rivais. Há cinco airbags (dois frontais, dois laterais e um para o joelho do motorista), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sistema Isofix no banco traseiro e retrovisores elétricos com indicadores de direção. As rodas de série são de aço com calotas – diferente das fotos, feitas de liga.

    Continua após a publicidade
    Toyota Corolla GLi 1.8
    Versão mais barata tem menos funções: perdeu a tela touch, GPS, câmera de ré e piloto automático ()

    Outra boa sensação é atrás do volante. Bem mais ágil que as versões automáticas, o câmbio manual oferece uma pegada esportiva que o sedã jamais teve. Na pista, e com gasolina, a parceria do motor 1.8 com a caixa manual fez 9,7 segundos no teste de 0 a 100 km/h, mais rápido que o XEi 2.0 CVT. No consumo, outra surpresa: a versão do meio, automática, foi mais econômica em ciclo urbano. Marcamos 7,6 km/l, enquanto o GLi manual fez 7 km/l.

    Toyota Corolla GLi 1.8
    Transmissão manual de seis velocidades ()
    Continua após a publicidade

    Assim como ocorre nas versões XEi e Altis, há faltas injustificáveis, como a ausência de controle de estabilidade e até de sistema de som, vendido apenas como opcional. Mesmo o GLi deveria vir com sensor de estacionamento. Em relação às configurações mais caras, perdeu também o piloto automático, a central multimídia, tela touch, GPS e os faróis de neblina. A Toyota cortou mimos triviais, como o espelho de cortesia do motorista e a função um-toque nos vidros dos passageiros.

    Toyota Corolla GLi 1.8
    Instrumentos têm visor digital simplificado ()

    Toyota Corolla GLi 1.8
    Estofamento de tecido nos bancos ()

    O Corolla de entrada também oferece câmbio CVT a R$ 69 990, apenas 300 reais a mais que o manual, e propositalmente dez reais abaixo do limite permitido para a isenção de impostos a portadores de necessidades especiais.

    Continua após a publicidade

    Se levarmos em conta a concorrência, o preço do Corolla GLi está na média. O Citroën C4 Lounge, por exemplo, parte de R$ 69.990, enquanto o Nissan Sentra 2.0 S mecânico sai por R$ 69.590. O tradicional rival Civic começa em R$ 73.000 – e está prestes a mudar de geração no país. Já Focus, Cruze e Jetta (agora na versão 1.4 TSI) ficam todos mais próximos dos R$ 80.000 em suas versões de entrada, não tão simples quanto o GLi.

    Teste – Corolla GLi 1.8 manual
    DESEMPENHO
    aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7 s
    retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª marcha): 7,2 s
    retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª marcha): 10,2 s
    retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª marcha): 14 s
    Frenagem de 120 km/h a 0: 66,7 m
    Frenagem de 80 km/h a 0: 28,9 m
    Frenagem de 60 km/h a 0: 15,9 m
    Consumo urbano: 7 km/l
    Consumo rodoviário: 10 km/l
    FICHA TÉCNICA
    Motor dianteiro, transv., flex, 4 cil., 16V
    Cilindrada 1 798 cm³
    Potência 144/139 cv a 6 000 rpm
    Torque 18,4/17,7 mkgf a 4 800/4 000 rpm
    Câmbio manual, 6 marchas, tração dianteira
    Dimensões compr., 462 cm; largura, 177,5 cm; alt., 147,5 cm; entre- eixos, 270 cm
    Peso 1 260 kg
    Porta-malas/caçamba 470 litros
    Suspensão dianteira McPherson
    Suspensão traseira eixo de torção
    Freios disco ventilado (diant), disco sólido (tras.)
    Direção elétrica
    Pneus 205/55 R16
    Principais itens de série Isofix com top tether, ar-condicionado, retrovisores com ajuste elétrico e indicadores de direção, airbags frotais, laterais e de joelho para o motorista, chave canivete
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.