Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Teste: VW Polo Track assume lugar do Gol, mas seu maior rival é outro Polo

Versão de entrada do Polo substitui o Gol com maestria: é um ótimo carro para locadoras, mas não para o consumidor final

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 mar 2023, 17h04 - Publicado em 23 mar 2023, 17h01
Volkswagen Polo Track 2023
Nenhum carro saiu tanto com desconto do Governo Federal quanto o VW Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O Volkswagen Polo Track é, assumidamente, o sucessor do Gol. Nasce na mesma fábrica, em Taubaté (SP) – outras versões são feitas em São Bernardo do Campo (SP) – e até foi lançado praticamente pelo mesmo preço. Mas não há muito o que romantizar nessa substituição.

O Gol que estava à venda nos últimos anos era um carro destinado, quase sempre, a frotistas e locadoras. Aquele projeto atraente lançado em 2008 não atraia mais os olhares de quem poderia comprar algo mais moderno e completo gastando menos que os R$ 78.190 pedidos por um Gol 1.0 básico em novembro passado, mas ainda era um carro resistente para ser alugado por diárias ao redor dos R$ 100.

Volkswagen Polo Track 2023
Traseira segue a reestilização do polo, mas base do para–choque é exclusiva (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Pois é o Gol branco de locadora quem o Polo Track parece estar disposto a substituir. A despeito da plataforma MQB muito mais moderna e segura, dos quatro airbags (frontais e laterais) e controles de estabilidade e tração de série, ainda é um carro muito básico e simplificado. Assim como o Gol, não é o tipo de carro que convence alguém a pagar ou financiar mais de R$ 80.000 nos dias de hoje.

O preço é uma questão importante. No lançamento, o Polo Track custava R$ 79.990 com o pacote de som. Agora custa R$ 80.580 pelado, sem rádio, volante multifuncional ou mesmo portas USB para carregamento do celular. Estes itens, o rádio, os alto-falantes e a antena no teto fazem parte de um pacote opcional de R$ 910. O preço vai a R$ 81.490. As cores metálicas (cinza ou prata) custam mais R$ 1.650. O preço de um carro como o testado é R$ 83.140.

Volkswagen Polo Track 2023
Para-choque frontal e faróis são exclusivos da versão (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Vale dizer que o Polo Track fica ainda mais caro quando se sabe que o Polo 1.0 MPI custa R$ 84.490. Ambos têm desempenho limitado pelo mesmo motor três cilindros 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. Mas o Polo MPI tem uma desejada central multimídia com Android Auto e Apple Carplay e faróis de led, itens que custam muito mais caro do que a diferença de R$ 1.350 – que mal pagaria uma central multimídia ruim.

Dois Polos opostos

É louvável, porém, o esforço da Volkswagen para dar uma identidade própria ao Polo Track. Em outros tempos, a fabricante apenas manteria o visual de antes da reestilização lançada em 2022. Mas não: tem seu próprio para-choque, com peça única para a tomada de ar inferior, grade exclusiva sem acabamento especial e faróis exclusivos, com lâmpadas convencionais em vez de leds. Todos pensados para custarem menos, mas exclusivos.

Volkswagen Polo Track 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Se a frente é distinta dos outros Polo mais caros, a traseira é quase igual. Já tem as novas lanternas e o para-choque difere-se apenas por relevo na base que tenta garantir o aspecto “Track”. Aliás, no centro da tampa do porta-malas vai o nome da versão e não “Polo”, como nas demais versões.

Continua após a publicidade

Na lateral, as calotas pretas sobre as rodas aro 15 e as colunas com acabamento preto fosco deixam os retrovisores e maçanetas sem pintura mais integrados ao carro. Dá a impressão de que o Polo Track é mais alto que os demais, mas todos têm a mesma altura livre do solo: 16,6 cm.

Volkswagen Polo Track 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A cabine segue as mesmas regras de austeridade sem deixar transparecer tanto a contenção de custos. O painel repete o tom mais escuro e até teve direito a uma textura na faixa central do painel que se estende à moldura das maçanetas. O volante não tem ajuste de direção, mas seu design é novo. Os bancos tem sua própria forração, ainda que não pareça ser o material mais durável.

Volkswagen Polo Track 2023
Portas USB fazem parte do pacote opcional (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Onde nota-se as economias é na falta de espelhos retrovisores elétricos, vidros elétricos traseiros, ausência de USB traseiro e no quadro de instrumentos. Antes, os Polo mais básicos tinham mostradores analógicos para temperatura do motor e nível de combustível, além de uma telinha de TFT. Agora, esses mostradores foram para uma tela simples, de cristal líquido.

Continua após a publicidade
Volkswagen Polo Track 2023
Volante multifuncional também é opcional (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A economia mais irritante, porém, está no som. O pacote opcional destaca que são quatro alto-falantes, dois nas portas dianteiras e dois nas traseiras. Mas apenas usando o carro você descobre que são os mesmos alto-falantes projetados para trabalhar em conjunto com um par de tweeters nas colunas A. O resultado é uma qualidade de reprodução péssima, com som abafado e uma distorção enorme. É um desrespeito isso ser vendido como opcional. Poderiam, pelo menos, usar alto-falantes coaxiais ou triaxiais para contornar a falta dos tweeters.

Volkswagen Polo Track 2023
Rádio dispensa AM mas qualidade de reprodução é igualmente ruim e a culpa é da falta de tweeters (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Uma ausência curiosa é a de rádio AM. O aparelho opcional se antecipou ao desligamento das rádios AM no final de 2023 e não vem com receptores para eles. E pouca gente vai se importar com isso, pois as grandes rádios já migraram para FM e o aparelho tem Bluetooth, USB e leitor de cartões de memória. E com a qualidade dos alto-falantes, qualquer coisa que você ouvir vai parecer rádio AM.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Economia às custas do desempenho

Os melhores números que o VW Polo Track registrou em nossa pista foram os de consumo. Fazer 14,1 km/l em regime urbano e 17,6 km/l no rodoviário, com gasolina, é louvável. Ir de zero a 100 km/h em 16,2 segundos e ter retomada de 80 a 120 km/h em 28,9 segundos, frustrante. Mas todos esses números são desencadeados pelos mesmos motivos.

Volkswagen Polo Track 2023
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Com o Proconve L7, todos os fabricantes precisaram encontrar meios de enquadrar seus carros e motores às novas normas de emissões e ruídos. Para o Polo Track cumprir essas exigências, a Volkswagen aparentemente optou por filtrar bastante o pedal do acelerador, retardando muito as reações do motor 1.0. Muito mais, inclusive, do que nos últimos Gol que cumpriam as mesmas regras.

A lentidão no acelerador dificulta as arrancadas com o carro. O único jeito de o motor não trepidar é acelerando mais e esperando a resposta, o que lá na frente vai resultar em maior desgaste da embreagem e em maior consumo.

Volkswagen Polo Track 2023
Câmbio é manual de cinco marchas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Além disso, por vezes é necessário retornar à primeira marcha após passar por lombadas e valetas. O motor não consegue dar conta do carro em segunda marcha, talvez por esta e a terceira marcha serem mais longas que o normal para carros 1.0. O normal, na verdade, é que as marchas sejam mais curtas e próximas entre si para deixá-los mais desenvoltos na cidade.

Volkswagen Polo Track 2023
Rodas só têm quatro furos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O resultado é que o Polo Track não é ágil na cidade nem na estrada, onde é necessário reduzir para a quarta marcha em aclives para não perder o embalo, o que acontece se mantiver a quinta marcha. Isso era normal com o velho motor 1.0 de quatro cilindros que equipou Gol e Fox, não com o três-cilindros que estreou em 2013. Ser econômico em qualquer cenário tem um preço.

“Pelo menos é um Polo”

É economia nos acabamentos, nos equipamentos e no consumo do motor. O que salva o Polo Track é que não economizaram no chassi. Pelo menos não onde podemos ver ou sentir.

Volkswagen Polo Track 2023
Porta-malas mantém os 300 litros, mais que os 280 litros do Gol (Fernando Pires/Quatro Rodas)

É bem verdade que as rodas mantém os quatro furos do Gol (outros Polo têm cinco furos), mas ainda é um carro concebido sobre a plataforma MQB. É muito mais rígida e estável que a PQ24 do Gol, usa até soldas a laser (o que não existe em muitos carros nacionais muito mais caros), e isso resulta em um excelente comportamento dinâmico.

A suspensão absorve imperfeições e buracos com maestria, sem ser barulhenta e sem deixar o carro “molenga”. A estabilidade foi muito bem preservada e a direção elétrica tem peso e precisão nas respostas de sempre. Por fim, o isolamento acústico é de um carro superior, não de um carro básico.

Fotos do Volkswagen Polo Track

Veredicto: Volkswagen Polo Track não é o carro certo para você comprar. Se a ideia é ter comprar um Polo de entrada, compre o Polo MPI. Mas se você estiver no balcão de uma locadora e o Polo Track for uma opção, tenha certeza que ele não será o mais rápido, mas é o carro com a melhor dinâmica e a melhor suspensão. E você nem precisará aumentar o volume do som ruim para disfarçar os barulhos.

Teste – Volkswagen Polo Track

Aceleração
0 a 100 km/h: 16,2 s
0 a 1.000 m: 37,5 s – 137,3 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 9,3 s
D 60 a 100 km/h: 16 s
D 80 a 120 km/h: 28,9 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14,4/25,5/58 m
Consumo
Urbano: 14,1 km/l
Rodoviário: 17,6 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 42,1/64,1 dBA
80/120 km/h: 63,2/70,7 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 3.200 rpm
Volante: 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 80.580
Número de concessionárias: 553
Garantia: 3 anos
Revisões até 60.000 km: R$ 4.576

Ficha técnica – Volkswagen Polo Track

Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 84/77 cv a 6.450 rpm, 10,3/9,6 kgfm (etanol/gasolina) a 3.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Pneus: 185/65 R15
Peso: 1.054 kg
Dimensões: comprimento, 407,4 cm; largura, 175,1 cm; altura, 147,1 cm; entre-eixos, 256,6 cm; porta-malas, 300 litros; tanque de comb., 52 litros

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.