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Teste: Volvo XC40 T4 é básico, mas bem equipado e anda bem

Novo SUV de entrada reúne vantagens dos principais rivais e custa menos

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 11 set 2018, 08h13 - Publicado em 10 set 2018, 14h10
Teste: Volvo XC40 T4 é básico, mas bem equipado e anda bem
Visual da opção de entrada é quase o mesmo das versões T5 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Quando marcas premium – vulgo Audi, BMW e Mercedes – fazem versões mais baratas, ficam tão simples quanto um frade franciscano.

Só que a missão do novo Volvo XC40 T4 será outra: nem tão barato (e nem tão pelado) quanto os rivais de entrada, ele enfrentará as opções intermediárias dos bem-sucedidos alemães por R$ 169.950.

Por fora é até difícil reconhecer a versão mais em conta do SUV, que tem rodas aro 18 (19 na Momentum e 20 na R-Design) e não oferece pintura bicolor.

Isso conta pontos a favor no segmento da moda, cobrando quase o mesmo valor de um Volkswagen Tiguan 350 TSI R-Line, bem maior, mais equipado e com 220 cv de potência.

Volvo XC40 T4
Os bancos são de couro e quase todas as superfícies são emborrachadas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Basta abrir as portas para notar que o acabamento está no nível dos alemães – ou até melhor – e esse é um baita elogio. Os bancos são de couro e quase todas as superfícies são emborrachadas.

Mas a principal diferença da versão é a reprodução da cartografia de Gotemburgo, na Suécia, em detalhes da cabine.

Volvo XC40 T4
Portas têm detalhes de feltro aparente que destoam dos demais revestimentos (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Volvo XC40 T4
Detalhes da cabine remetem à cidade-sede da volvo, na Suécia (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Como SUV que se preze, a pegada do XC40 é conforto. Mas, para a sorte do motorista, a direção não é boba, a suspensão controla a rolagem da carroceria nas curvas e ainda absorve imperfeições do piso com maestria pouco comum aos importados. Só faltam as borboletas atrás do volante para trocas de marchas manuais, feitas pela alavanca.

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Volvo XC40 T4
Quadro de instrumentos digital pode ser configurado com três diferentes temas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O pseudossueco vindo da Bélgica tem frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa, detector de fadiga, seis airbags, banco do motorista elétrico e com memória, central multimídia de 9 polegadas e quadro de instrumentos digital.

Pena que só tenha câmera de ré e ar-condicionado de duas zonas na Momentum, que é R$ 25.000 mais cara.

Volvo XC40 T4
Faltam câmera de ré e sensores dianteiros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Ambos são de série no Audi Q3 1.4 TFSI Ambiente, que traz controle automático de velocidade, chave presencial e assistente de estacionamento – e ainda sobram quase R$ 2.000 no bolso do cliente. Para levar a preferência, o Volvo aposta no pacote de segurança, na modernidade do projeto e na motorização.

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Se o 2.0 turbo e o câmbio automático de oito marchas são (quase) iguais às versões mais caras, tração integral deu lugar à dianteira e o desempenho é um pouco inferior.

Com 190 cv e 30,6 mkgf, o XC40 T4 precisou de 9,4 s para chegar aos 100 km/h, contra 7,4 s do T5 R-Design com 254 cv e 35,7 mkgf.

Volvo XC40 T4
Porta-malas pode ser modulado para transportar sacolas em ganchos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A novidade superou o Mercedes GLA 200, que levou 9,7 s na nossa pista. Com motor 1.6 turbo de 156 cv e 25,5 mkgf, o alemão foi melhor no consumo – 11,4 km/h na cidade e 15,3 km/h na estrada, contra 9,8 km/l e 13,5 km/h, respectivamente, do belga. Mas o preço também é mais salgado: R$ 178.900.

Só que um produto não se resume aos números. Os rivais já sentem a idade e o rival mais atual, X1, parte de R$ 191.950. Dos modelos citados, o Volvo é mais largo, mais alto, com maior entre-eixos e perde em comprimento do BMW por 1 cm.

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É um utilitário feito para ser… útil! Os alto-falantes estão no painel para darem lugar a porta-objetos maiores, o assoalho do porta-malas é modular e há espaço de sobra para quatro adultos – além de quase tão equipado quanto Q3, mais rápido que GLA e espaçoso como X1.

Veredicto

Visual das versões mais caras e preço abaixo dos rivais jogam a favor do XC40 T4, ainda que faltem itens básicos para a categoria, como câmera de ré.

Teste de pista

  • Aceleração de 0 a 100 km/h:  9,4 s
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  • Aceleração de 0 a 1.000 m: 30,9 s – 171,8 km/h
  • Velocidade máxima:  N/D
  • Retomada de 40 a 80 km/h: 3,6 s
  • Retomada de 60 a 100 km/h: 4,9 s
  • Retomada de 80 a 120 km/h: 5,9 s
  • Frenagens de 60/80/120 km/h a 0 m: 14/25,4/57,1 m
  • Consumo urbano: 9,8 km/l
  • Consumo rodoviário: 13,5 km/l

Ficha técnica – Volvo XC40 T4

  • Preço: R$ 169.950
  • Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, turbo, injeção direta, 16V, 1.969 cm³; 82 x 93,2 mm, 11,3:1, 190 cv a 4.700 rpm, 30,6 mkgf entre 1.300 e 4.000 rpm
  • Câmbio: automático, 8 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (dianteiro) / multlink (traseiro)
  • Freios: discos ventilados (dianteiro), discos sólidos (traseiro)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: liga leve, 225/40 R18
  • Dimensões: comprimento, 442,5 cm; largura, 186,3 cm; altura, 165,2 cm; entre-eixos, 270,2 cm; peso, 1.648 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 460 l
  • Itens de série: sete airbags, ar-condicionado digital, alerta de colisão frontal, faróis de led
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