Teste: os SUVs 4×4 em uma prova de off-road
EcoSport, Duster, Renegade, Forester, Trailblazer e Jimny mostram do que são capazes no fora de estrada
Uma das vantagens de um SUV com tração nas quatro rodas é poder ir aonde os automóveis comuns não chegam. Essa versatilidade, porém, não é a mesma para todos os SUVs 4×4.
No que diz respeito à transmissão, há importantes diferenças entre os diversos tipos de sistemas de tração disponíveis no mercado.
Existem equipamentos que distribuem a força para as rodas de forma automática, enquanto outros necessitam da intervenção do motorista.
Alguns sistemas possuem apenas um modo de uso, com relações de marcha fixas, enquanto outros oferecem a opção de marchas com relações reduzidas e até o bloqueio de diferencial, recursos desenvolvidos para vencer obstáculos mais severos.
Além da tração, outros fatores influenciam na afinidade dos SUVs com o uso off-road, como a força do motor, o peso do veículo, a altura em relação ao solo e a eficiência da suspensão, só para falar dos principais.
Aqui, mostramos seis utilitários esportivos que representam bem o segmento. Optamos por alinhar um modelo por marca, com preços de até R$ 180.000.
Reunimos Chevrolet Trailblazer, Ford EcoSport, Jeep Renegade, Renault Duster, Subaru Forester e Suzuki Jimny. A única marca que ficou de fora foi a Mitsubishi, que não cedeu um ASX 2.0 AWD para nosso teste.
Para avaliar a capacidade desses SUVs em situações fora de estrada, levamos todos para o campo de provas Haras Tuiuti, em Tuiuti (SP), que possui pistas de terra com diferentes tipos de obstáculos e com diversos graus de severidade.
Veja a seguir como eles se comportaram na terra – além dos dados técnicos e dos números de desempenho no asfalto (em nossa pista de testes), onde esses veículos rodam a maior parte do tempo.
Chevrolet Trailblazer 3.6 V6 LTZ
Dono de visual e acabamento luxuoso e rodar macio, o Trailblazer surpreende pela desenvoltura nos terrenos acidentados e a principal razão para isso é seu motor 3.6 V6, com 279 cv de potência e 35,7 mkgf de torque, capaz de superar qualquer obstáculo sem jogar a toalha.
Bem equipado, ele é o mais caro dos SUVs mostrados aqui, mas também é o único com recursos como alerta de pontos cegos, detector de mudança involuntária de faixa e sistema de partida remota e monitoramento On Star.
Sua transmissão (com câmbio automático de seis marchas) oferece as opções 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida. Mas no test drive no Haras Tuiuti quase não precisamos da tração integral.
Na maioria das vezes, o modo 4×2 (tração traseira) assegurou o movimento. Optamos pelo modo 4×4 apenas nas rampas mais acentuadas.
A suspensão do Trailblazer também se mostrou competente, com seu curso longo que deixa as rodas em contato com o piso na maioria das situações.
Robusto (só ele e o Jimny têm chassi de longarinas), o Trailblazer se destacou ainda por ter um dos melhores ângulos de entrada e de saída e uma das maiores distâncias do solo.
No teste de consumo, o Trailblazer obteve as piores médias entre todos os SUVs, mas é excelente na terra. É quase um Jimny com muita potência.
Teste de pista (com diesel)
Trailblazer 3.6 V6 LTZ | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,1 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 30,5 s |
Retomada de 40 a 80 km/h | 4,2 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 6,4 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 7,8 s |
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 em m | 14,9/25,7/56,9 |
Consumo urbano e rodoviário | 7,1 km/l e 9,6 km/l |
Ficha técnica
Trailblazer 3.6 V6 LTZ | |
Preço | R$ 173.990 |
Motor | gasolina, diant., long., V6, 3.564 cm³, 94 x 85,6 mm, 32V, 279 cv a 6.400 rpm, 35,7 mkgf a 3.700 rpm |
Câmbio | automático, 6 marchas, 4×2, 4×4, 4×4 reduzida |
Suspensão | braços articulados (dianteiro)/ 5 link (traseiro) |
Freios | disco ventilado (dianteiro e traseiro) |
Direção | elétrica; diâmetro de giro, 11,8 m |
Rodas e pneus | liga leve, 265/60 R18 |
Dimensões | comprimento, 488,7 cm; altura, 184,4 cm; largura 190,2 cm; entre-eixos, 284,5 cm; peso, 2.106 kg; peso/potência, 7,5 kg/cv; peso/torque, 59 kg/mkgf; tanque, 76 l; porta-malas, 554 l |
Geometria | ângulo de ataque, 30º; ângulo de saída, 27º; vão livre, 23 cm; ângulo de rampa, 23º |
Equipamentos | 6 airbags, sensor de pressão dos pneus, alerta de marcha a ré, alerta de mudança involuntária de faixa, alerta de ponto cego, central multimídia e On Star |
Ford EcoSport 2.0 Storm
O mais novo 4×4 do mercado é um modelo sem ambições aventureiras. O sinal mais claro desse desprendimento são seus pneus para uso 100% urbano.
A tração do EcoSport é do tipo 4×4 sob demanda. Ela distribui a força para as rodas conforme as condições de aderência. E não possui opções de uso 4×2 e 4×4, e muito menos 4×4 reduzida.
Aliás, no console não há nenhum comando ou indicação de que o carro tem tração 4×4.
O sistema da Ford trabalha prioritariamente no modo 4×2, dianteiro. O 4×4 só entra em ação quando necessário: como por exemplo quando uma das rodas perde aderência, em razão das condições do piso ou da trajetória.
A lista de equipamentos inclui central multimídia, assistente de partidas em rampas, faróis de xenônio e teto solar elétrico.
A suspensão poderia ter mais de mobilidade e altura, para evitar raspões na parte inferior do carro no fora de estrada. Mas se a Ford não quis adotar pneus de uso misto também não haveria de querer alterar a geometria do carro.
Apesar de não ser tão robusto, o Eco é bem melhor do que parece no off-road. Ao final do teste, cumpriu todo o trajeto sem negar fogo, em parte pelo peso baixo e entre-eixos curto.
Nem os pneus 100% asfalto atrapalharam o desempenho ao atravessar o tanque de lama.
Teste de pista (com gasolina)
EcoSport 2.0 Storm | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,7 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 33,5 s |
Retomada de 40 a 80 km/h | 5 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 6,4 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 8,4 s |
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 em m | 15,4/28/63,8 |
Consumo urbano e rodoviário | 9,3 km/l e 12,5 km/l |
Ficha técnica
EcoSport 2.0 Storm | |
Preço | R$ 99.990 |
Motor | flex, diant., transversal, 4 cilindros, 1.999 cm³, 87,5 x 83,1 mm, 16V, 176/170 cv a 6.500 rpm, 22,5/20,6 mkgf a 4.500 rpm |
Câmbio | automático, 6 marchas, 4×4 sob demanda |
Suspensão | McPherson (dianteiro) e multibraço (traseiro) |
Freios | disco ventilado (dianteiro) e tambor (traseiro) |
Direção | elétrica; diâmetro de giro, 10,6 m |
Rodas e pneus | liga leve, 205/50 R17 |
Dimensões | comprimento, 426,9 cm; largura, 176,5 cm; altura, 169,3 cm; entre-eixos, 251,9 cm; peso, 1.469 kg; peso/potência, 8,3/8,6 kg/cv; peso/torque, 65,3/71,3 kg/mkgf; tanque, 52 l; porta-malas, 356 l |
Geometria | ângulo de ataque, 24º; ângulo de saída, 28º; vão livre, 20 cm; ângulo de rampa, 19º |
Equipamentos | 7 airbags, assistente de partida em rampa, central multimídia, sensor de pressão dos pneus e GPS |
Jeep Renegade Custom 2.0
Com apenas 19,5 centímetros de altura em relação ao solo, o Jeep é o modelo mais baixo entre os apresentados aqui, e esse ponto ficou evidente no campo de provas quando, passando por um trecho irregular, sentimos a parte inferior do carro raspar no piso.
Tirando isso, o Renegade 2.0 diesel é o SUV 4×4 com mais recursos. Sua transmissão é a mais completa entre as que equipam os modelos apresentados aqui.
Por um seletor, o sistema deixa o motorista escolher o modo de funcionamento de acordo com as condições de uso em quatro padrões: Auto, Snow, Sand e Mud (automático, neve, areia e lama), quando o torque é fornecido sob demanda, e também possibilita o uso da tração 4×4 reduzida e o bloqueio do diferencial.
Esse seletor permite ainda o acionamento do freio eletrônico em descidas acentuadas. Em nossa avaliação, usamos todos esses recursos só para vê-los em funcionamento, porque, de fato, o modo Auto já resolvia os problemas.
O Renegade é o único dos seis mostrados aqui com esse dispositivo, assim como o câmbio automático tem nove marchas.
Dentro da faixa de preço considerada, o Jeep também é o único com motor diesel, o que lhe garante maior autonomia. Tivesse um vão livre mais adequado, o Renegade seria perfeito para o uso em terrenos acidentados.
Teste de pista (com diesel)
Renegade Custom 2.0 | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 32,5 s |
Retomada de 40 a 80 km/h | 5 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 6 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 7,7 s |
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 em m | 15,9/28,6/67,6 |
Consumo urbano e rodoviário | 11,9 km/l e 14,5 km/l |
Ficha técnica
Renegade Custom 2.0 | |
Preço | R$ 110.290 |
Motor | diesel, diant., transversal, 4 cilindros, 1.956 cm³, 83 x 90,4 mm, 16V, 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 mkgf a 1.750 rpm |
Câmbio | automático, 9 marchas, 4×2, 4×4, 4×4 reduzida |
Suspensão | McPherson (dianteiro e traseiro) |
Freios | disco ventilado (dianteiro) e disco sólido (traseiro) |
Direção | elétrica; diâmetro de giro, 10,8 m |
Rodas e pneus | aço, 215/65 R16 |
Dimensões | comprimento, 423,2 cm; largura, 179,8 cm; altura, 168,6 cm; entre-eixos, 257 cm; peso, 1.619 kg; peso/potência, 9,5 kg/cv; peso/torque, 45,4 kg/mkgf; tanque, 60 l; porta-malas, 273 l |
Geometria | ângulo de ataque, 30º; ângulo de saída, 32º; vão livre, 19,5 cm; ângulo de rampa, 21,5º |
Equipamentos | duplo airbags, ESP, BAS, assistente de freio em declives, piloto automático, limitador de velocidade, computador de bordo, faróis de neblina, Isofix e iluminação do porta-malas |
Renault Duster 2.0 Dynamique
O Renault possui boa geometria off-road (ângulos de entrada, saída, vão livre e ângulo de rampa). Sua tração tem opções 4×2, 4×4 sob demanda e bloqueio do diferencial. E, pesando 1.362 kg, ele é leve.
Apesar dessas características, o Duster perdeu mobilidade nas trilhas por conta do motor 2.0, que fraquejou quando era mais necessário.
Com 148/143 cv de potência e 20,9/20,2 mkgf de torque, o Duster tem as piores relações peso/potência e peso/torque, entre os apresentados aqui. Comparativamente, esse déficit se verifica igualmente no asfalto, onde os carros também foram testados.
Por fim, ainda analisando o comportamento do Duster nas trilhas, sua suspensão com pouco curso também contribuiu para isso, anulando parte dos benefícios conseguidos pela boa altura do carro em relação ao piso.
O Duster é um dos SUVs 4×4 mais baratos de nosso mercado. Só perde para o Jimny, que custa menos, mas é menos equipado e bem menor.
O Duster inclui central multimídia, luzes diurnas, sistema de som, ar-condicionado, sensor de estacionamento, trio elétrico e ESP. E leva cinco pessoas e 475 litros no porta-malas.
Ao contrário do EcoSport, o Duster tem um visual que dá impressão de valentia, mas na prática ele não se sai tão bem nas atividades off-road.
Teste de pista (com gasolina)
Duster 2.0 Dynamique | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,7 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 33,6 s |
Retomada de 40 a 80 km/h | 5,4 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 8,3 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 12,8 s |
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 em m | 17/30,6/68,6 |
Consumo urbano e rodoviário | 7,7 km/l e 11,4 km/l |
Ficha técnica
Duster 2.0 Dynamique | |
Preço | R$ 89.290 |
Motor | flex, diant., transversal, 4 cilindros, 1.998 cm³, 82,7 x 93 mm, 16V, 148/143 cv a 5.750 rpm, 20,9/20,2 mkgf a 4.000 rpm |
Câmbio | manual, 6 marchas, 4×2, 4×4 sob demanda, bloqueio do diferencial |
Suspensão | McPherson (dianteiro) e multibraço (traseiro) |
Freios | disco ventilado (dianteiro) e tambor (traseiro) |
Direção | elétrica-hidráulica; diâmetro de giro, 10,7 m |
Rodas e pneus | liga leve, 215/65 R16 |
Dimensões | comprimento, 432,9 cm; largura, 182,2 cm; altura, 168,3 cm; entre-eixos, 267,4 cm; peso, 1.362 kg; peso/potência, 9,2/9,5 kg/cv; peso/torque, 65,2/67,4 kg/mkgf; tanque, 50 l; porta-malas, 475 l |
Geometria | ângulo de ataque, 30º; ângulo de saída, 34,5º; vão livre, 21 cm; ângulo de rampa, 20º |
Equipamentos | duplo airbag, ESP, central multimídia, piloto automático, trio elétrico e câmera de ré |
Subaru Forester 2.0 XT Turbo
Enquanto os Jeep são sinônimo de 4×4 para todo tipo de terreno, os Subaru são referência nos ralis de velocidade, em que os veículos percorrem estradas com topografia próxima à de vias pavimentadas. Essa diferença de conceito ficou clara em nossa avaliação.
O sistema de tração da Subaru é integral e permanente. Ele distribui o torque para as quatro rodas o tempo todo, variando a força de acordo com as condições de aderência com o objetivo de garantir equilíbrio e estabilidade.
A Subaru se apoia nessa tecnologia e também nos motores de cilindros opostos, que ajudam a baixar o centro de gravidade (CG). O Forester tem o sistema X-Mode, que ajusta as respostas de motor, câmbio e freios, para o uso off-road.
Em contrapartida, para o desempenho esportivo no asfalto ele conta também com o sistema Si-Drive, que permite alterar as relações de marcha fixadas eletronicamente (câmbio CVT), e com um sistema de trocas no modo manual no volante.
Nas pistas do Haras Tuiuti, o Forester foi um dos que mais rasparam o balanço dianteiro e a parte inferior no entre-eixos ao vencer os obstáculos.
Já no asfalto ele foi um dos que apresentaram melhor dirigibilidade e rendimento. Em poucas palavras: apesar de ser um SUV 4×4, o Forester é um veículo urbano.
Teste de pista (com gasolina)
Forester 2.5 XT Turbo | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,4 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 29,5 s |
Retomada de 40 a 80 km/h | 3,8 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 4,6 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 5,5 s |
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 em m | 16,8/28,5/69,7 |
Consumo urbano e rodoviário | 8,8 km/l e 10,3 km/l |
Ficha técnica
Forester 2.0 XT Turbo | |
Preço | R$ 159.600 |
Motor | gasolina, dianteiro, long., 4 cilindros opostos, 16V, 240 cv a 5.600 rpm, 35,7 mkgf a 3.600 rpm |
Câmbio | automático, CVT, 8 marchas, 4×4 |
Suspensão | McPherson (dianteiro) e braços duplos oscilantes (traseiro) |
Freios | disco ventilado (dianteiro e traseiro) |
Direção | elétrica; diâmetro de giro, 11,4 m |
Rodas e pneus | liga leve, 225/55 R18 |
Dimensões | comprimento, 459,5 cm; largura, 179,5 cm; altura, 173,5 cm; entre-eixos, 264 cm; peso, 1.502 kg; peso/potência, 6,3 kg/cv; peso/torque, 42,1 kg/mkgf; tanque, 60 l; porta-malas, 505 l |
Geometria | ângulo de ataque, 23º; ângulo de saída, 25º; vão livre, 22,5 cm; ângulo de rampa, 21º |
Equipamentos | 4 airbags, X-Mode, Si-Drive, faróis bi-xenon, luzes de posição led, central multimídia, paddle shift, keyless, teto solar, bancos de couro, sistema de som e rodas de liga leve |
Suzuki Jimny 1.3 4Sport
Na terceira geração (a primeira é de 1970), o Jimny continua com a mesma receita. Seu design é clássico, assim como o do Jeep Wrangler e o Land Rover Defender, dois ícones do universo off-road.
E ele ainda usa chassi de longarinas e suspensões de eixo rígido – a mesma base dos SUVs dos anos de 1990, que eram derivados de picapes.
A lista de equipamentos é igualmente básica: trio elétrico, ar-condicionado, banco bipartido, faróis de neblina, snorkel, rodas de liga leve e, os únicos itens com ares de modernidade, central multimídia e dispositivo de fixação de cadeirinhas Isofix.
Com estilo frugal e construção robusta (tem chassi de longarinas), o Suzuki só não foi mais longe nas trilhas tortuosas do Haras Tuiuti porque seu 1.3 de 85 cv e 11,2 mkgf é fraco – até para um veículo que pesa só 1.090 kg como ele.
Dependendo do desafio, porém, ele enfrentava a situação sem usar a tração integral – a transmissão pode atuar em 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida.
Os ângulos de entrada (41o) e saída (44o) são os maiores do grupo e as suspensões com cursos longos ajudaram a vencer os obstáculos sem drama.
O espaço interno é apertado para quatro pessoas e o porta-malas, de 113 litros, exíguo. Mas a ele não falta coragem para enfrentar as adversidades off-road: na trilha, o Jimny é imbatível.
Teste de pista (com gasolina)
Jimny 1.3 4Sport | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 14,6 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 36,3 s |
Retomada de 40 a 80 km/h | 9,8 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 15,3 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 23,6 s |
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 em m | 22,3/36,8/75,6 |
Consumo urbano e rodoviário | n/d |
Ficha técnica
Jimny 1.3 4Sport | |
Preço | R$ 76.690 |
Motor | gasolina, diant., long., 4 cilindros 16V 1.328 cm³, 78 x 69,5 mm, 85 cv a 6.000 rpm, 11,2 mkgf a 4.100 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas 4×2, 4×4, 4×4 reduzida |
Suspensão | eixo rígido (dianteiro e traseiro) |
Freios | disco sólido (dianteiro) e tambor (traseiro) |
Direção | hidráulica; diâmetro de giro, 9,8 m |
Rodas e pneus | liga leve, 205/70 R15 |
Dimensões | comprimento, 364,5 cm; largura, 170,5 cm; altura, 160 cm; entre-eixos, 225 cm; peso, 1.090 kg; peso/potência, 12,8 kg/cv; peso/torque, 97,3 kg/mkgf; tanque, 40 l; porta-malas, 113 l |
Geometria | ângulo de ataque, 41º; ângulo de saída, 44º; vão livre, 20 cm; ângulo de rampa, 32º |
Equipamentos | duplo airbag, ABS, central multimídia, sistema de som, ar-condicionado, faróis de neblina, trio elétrico, snorkel, rodas de liga leve e banco traseiro bipartido |