O Cerato chegou ao Brasil em 2010 com a assumida missão de enfrentar Civic, Corolla, Cruze e Jetta. Porém, por decisão estratégica da empresa, sofre as consequências em querer brigar em um terreno de gente grande.
Agora, na linha 2017, o sedã passa por mais uma remodelação visual e de conteúdo para tentar cativar o público dos sedãs médios. Será que agora vai?
Por fora, a reestilização fez bem ao Cerato. Embora permaneçam com praticamente as mesmas dimensões, faróis e lanternas mudaram para parecer menores.
Os faróis, com leds diurnos e projetores, estão mais afilados e se ligam à grade, enquanto as lanternas ganharam novo arranjo interno. Os para-choques também foram redesenhados, mas as rodas continuam com aro 16 e desenho simples.
Com exceção dos materiais utilizados, o interior permanece o mesmo. O revestimento do painel alterna entre plásticos de toque rígido e macio, cromados, piano black e uma superfície que simula fibra de carbono – dispensável, já que o Cerato não tem nenhuma pretensão esportiva.
O relógio digital no topo do painel dá aspecto antigo à cabine, mas até o líder Corolla repete o recurso. No espaço, o Kia vai bem. As dimensões próximas dos demais sedãs médios levam cinco adultos com conforto, mas os 421 litros do porta-malas estão abaixo da média.
A versão única do sedã, chamada de E.395 e vendida por R$ 79.990, traz ar-condicionado digital de duas zonas, faróis automáticos, faróis de neblina, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, computador de bordo, Isofix e piloto automático.
A derrapada está no sistema multimídia, que apesar das entradas auxiliar e USB, além de Bluetooth, é representado por uma defasada tela com iluminação laranja em plena era de grandes e nítidas telas coloridas e sensíveis ao toque. Bancos de couro? Nem como opcional. Airbags? Só os frontais obrigatórios. ESP? Também não.
O grande erro do Cerato está debaixo do capô: o motor 1.6 de 128/122 cv e 16,5/16 mkgf com etanol/gasolina é exatamente o mesmo que equipa o HB20, menor e de uma categoria inferior.
Acompanhado do câmbio automático de seis marchas, o propulsor é até suficiente para empurrar o sedã, mas não condiz com o segmento dos médios, com 2.0 aspirados e uma variedade de motores turbinados.
Ele levou 12,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h, além dos 9,7 para a retomada de 80 a 120 com gasolina. O Corolla 2.0 foi até os 100 km/h em 10,5, enquanto o Civic 2.0 levou 10,2. O Cruze, 1.4 turbo, fez em 9 segundos. O consumo, porém, é semelhante ou até melhor em relação aos rivais: 12,1 km/l na cidade e 15,1 na estrada.
Suas revisões até 60.000 km somam sugeridos R$ 3.873, entre Civic (R$ 4.306), Corolla (R$ 3.102) e Cruze (R$ 3.300). O HB20S, com o mesmo conjunto mecânico, cobra R$ 2.790.
O Cerato não deixa dúvidas de que é um ótimo carro, mas erra ao tentar brigar entre os médios apenas pelo porte. Para chegar lá, ele necessita de mais segurança, refinamento e potência. Mas, enquanto isso, ele seria uma boa escolha entre os compactos – se não tivesse, ainda, o preço de um médio.
Veredicto
O Cerato é um bom carro, mas peca por querer brigar com gente grande. Um motor maior e mais itens de segurança seriam a salvação do sedã.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,9 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 34,1 s – 155,6 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 5,8 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 7 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 9,7 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 18,6 / 30,6 / 68,1 m
- Consumo urbano: 12,1 km/l
- Consumo rodoviário: 15,1 km/l
Ficha técnica – Kia Cerato
- Preço: R$ 79.990
- Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.499 cm3; 16V, 128/122 cv a 6.000 rpm, 16,5/16 mkgf a 4.500/5.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira - Suspensão: McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.) / sólidos (tras.)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: liga leve, 205/60 R16
- Dimensões: comprimento, 456 cm; altura, 144,5 cm; largura, 178 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.310 kg; tanque, 50 l; porta-malas, 421 l
- Equipamentos de série: ar digital, DRL com leds, isofix, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, piloto automático