Há cinco anos o Volvo V40 causava alguma polêmica por causa do nome: era um hatch ressuscitando o nome de uma perua vendida até 2004. Com a chegada da linha 2017 vieram algumas mudanças no design e nova polêmica: não conseguimos chegar a um consenso se a cor do carro das fotos é cinza, azul ou verde. Sólida, chama-se Blue Amazon.
Fato é que este V40 atrai mais olhares pela cor do que pelas mudanças sofridas. Tudo se resume ao novo para-choque frontal sem leds diurnos, que foram incorporados pelos novos faróis (full led) com assinatura chamada Martelo de Thor, já vista nos XC90 e S90, e que se ilumina em laranja para fazer as vezes de seta (a maior luz de seta que você já viu).
As formas gerais não mudam. As janelas espias traseiras são pequenas para dar espaço para a coluna C e as clássicas lanternas verticais formam a identidade dos Volvo desde que eles ainda eram carros quadrados e cheios de cantos vivos.
Tirando os 6 cm a mais no comprimento (são 4,37 metros no total), o V40 tem praticamente as mesmas dimensões de um Audi A3 Sportback, seu principal rival entre os hatches premium.
Este Volvo V40 é um Momentum, versão intermediária que custa R$ 155.950. Tem motor 2.0 turbo com injeção direta da família Drive-E (diferente do cinco cilindros que usou até meados de 2015), com 193 cv e 30,6 mkgf, combinado ao câmbio automático de seis marchas.
Além da Momentum, são oferecidas também as versões Kinetic (de entrada, com o mesmo motor, por R$ 137.950) e R-Design (mais esportiva, com 245 cv e 35 mkgf, a partir de R$ 175.950).
Basta dizer que um Audi A3 Sportback Ambition, com motor 1.8 TFSI de 180 cv e 25,5 mkgf e câmbio S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, custa R$ 152.990 para perceber que o Volvo está dentro da realidade.
Por incrível que pareça, a falta de monitor de pontos cegos (algo que a Volvo foi pioneira em ter), GPS, câmera de ré e teto solar em um automóvel desse nível também não é exclusividade do Volvo. Mas é triste.
Um bom Volvo não esquece da segurança. O V40 Momentum tem sete airbags, Isofix, monitor de pressão dos pneus e City Safety, frenagem automática para reduzir ou evitar acidentes até 50 km/h.
Na pista, o V40 não vai mal: cravou 8,5 segundos no 0 a 100 km/h (1 segundo abaixo do Golf 1.4 TSI). Só tome cuidado, pois em nossas medições a velocidade real quando o velocímetro indicava 100 km/h era de 102 km/h. De acordo com a Volvo, está na margem de erro de 2%.
Duro, literalmente, é andar com o V40 nas ruas com sua suspensão exageradamente firme, a ponto de ser barulhenta mesmo ao passar por irregularidades. Por outro lado, é um devorador de curvas em potencial.
Veredicto
A suspensão dura ainda atrapalha a relação. No geral, não surpreende em desempenho ou pelos itens de série, mas está na média do segmento.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,5 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 29,5 s – 179,4 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 3,6 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 4,5 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 5,6 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,6 / 26,7 / 61,16 m
- Consumo urbano: 10,5 km/l
- Consumo rodoviário: 15,1 km/l
Ficha técnica – Volvo V40 Momentum
- Preço: R$ 155.950
- Motor: gasolina, diant., transv., 4 cil., 1.969 cm3; 16V, turbo, inj. direta, 193 cv a 5.000 rpm, 30,6 mkgf a 1.500 rpm
- Câmbio: aut., 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.) e multilink (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.) / sólidos (tras.)
- Direção: elétro-hidráulica, 10,8 m (diâmetro de giro)
- Rodas e pneus: liga leve, 205/50 R17
- Dimensões: compr., 436,9 cm; altura, 142,0 cm; largura, 178,3 cm; entre-eixos, 264,7 cm; peso, 1.554 kg; tanque, 62 l
- Equipamentos de série: start-stop, ar-digital, central multimídia, ESP, piloto automático, faróis full-led, banco elétrico