Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Teste: Mercedes-Benz C 180, caro mas sem vigor

Câmbio de nove marchas dá vigor aparente (mas não real) ao C 180

Por Rodrigo Ribeiro
29 out 2018, 10h24
O sistema de estacionamento tem seis sensores por para-choque
O sistema de estacionamento tem seis sensores por para-choque (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O primeiro contato com o Mercedes C 180 é promissor. Mesmo no modo de condução Comfort, o sedã anda com um vigor que não condiz com o esforçado (e limitado) 1.6 turbo de 156 cv e 25,5 mkgf.

A sensação é de que a adição do câmbio automático de nove marchas (duas a mais que o anterior) deu ao mais barato dos Classe C o desempenho que faltava para acompanhar o Audi A4 (190 cv) e BMW 320i (184 cv), dupla que é mais potente e custa menos que os R$ 178.900 sugeridos pelas versões Avantgarde e Exclusive.

_MG_4067.psd
A central multimídia não tem integração para celulares (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Ambas têm o mesmo pacote de equipamentos, se diferenciando apenas pela estrela: sobre o capô na Exclusive e na grade na Avantgarde. Mas, em nossos testes, todo esse fôlego aparente não se mostrou na prática.

_MG_4072.psd
Multimídia não é touchscreen (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
_MG_4076.psd
Controle da central multimídia é feito no console (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Em todas as provas, o C 180 com nove marchas teve números idênticos à versão anterior. No 0 a 100 km/h e na retomada de 60 a 100 km/h, a versão mais nova foi até mais lenta, apesar da diferença decimal – 0,36 s e 0,23 s, respectivamente.

_MG_3999.psd
O Mercedes vai de 0 a 100km/h em 0,36 s (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mais notável foi a melhoria no consumo, em que as marchas extras fizeram a diferença. O C 180 2018 obteve 15,6 km/l no ciclo rodoviário e 11,2 km/l no urbano, enquanto a versão antiga registrou 14,4 km/l e 10,5 km/l.

Continua após a publicidade

Outro contraste é o pacote de equipamentos de série. Além do básico ESP e múltiplos airbags, há ar-condicionado digital de duas zonas, sistema multimídia controlado por touchpad e até assistente de estacionamento automático.

_MG_3988.psd
Os faróis, totalmente de led, não são adaptativos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Só que os bancos dianteiros são parcialmente elétricos: um botão altera a distância do assento, mas a regulagem do encosto é feita manualmente por ajuste milimétrico. A chave é “meio” presencial. Você precisa tirá-la do bolso para abrir o carro, mas não para ligar o motor, que pode ser acionado por botão.

Exotismos de lado, o Classe C segue como um legítimo Mercedes. Não há carência de equipamentos que ofusque o bom acabamento, que reúne uma boa quantidade de materiais emborrachados, apesar do excesso de plástico em preto brilhante.

Continua após a publicidade
_MG_4082.psd
Botão de partida pode ser removido para expor o miolo de ignição a quem preferir usar a chave (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A suspensão macia não transpira desempenho em um primeiro momento, mas pode surpreender quem busca uma dinâmica mais afiada.

O melhor, no entanto, é pegar a estrada com a família, aproveitando o isolamento acústico mais eficiente (por conta das últimas marchas longas) e o espaço interno para levar quatro adultos com conforto de sobra.

_MG_4098.psd
Espaço é amplo (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
_MG_4106.psd
Túnel incomoda quem for no meio (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Mercedes-Benz C 180 continua não sendo o sedã mais equipado ou rápido do segmento, apesar de ser mais caro. Mas o modelo entrega uma sensação real de solidez, além do status ainda consagrado da marca alemã.

_MG_3958.psd
A câmera de ré fica embutida atrás da régua cromada (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A solução atual é tão bem resolvida que sua reestilização é quase tão discreta quanto a diferença de desempenho do novo câmbio automático.

Continua após a publicidade

Veredicto

O novo câmbio não deixou o C 180 mais rápido, mas melhorou o consumo de combustível. A falta de itens básicos contrasta com o bom acabamento.

Teste de pista

  • Aceleração 0 a 100 km/h: 9,4 s
  • Aceleração 0 a 1.000 m: 30,4 s – 176,9 km/h
  • Velocidade máxima: 223 km/h*
  • Retomada de 40 a 80 km/h: 4,0 s
  • Retomada de 60 a 100 km/h: 5,0 s
  • Retomada de 80 a 120 km/h: 6,4 s
  • Frenagens de 60/80/120 km/h – 0 m: 15,9/27,3/64,8 m
  • Consumo urbano: 11,2 km/l
  • Consumo rodoviário: 15,6 km/l

*Dado de fáfrica

Ficha técnica – Mercedes-Benz C 180 Avantgarde

  • Preço: R$ 178.900
  • Motor: flex, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, turbo, 16V, 1.595 cm3; 83 x 73,7 mm, 10,3:1, 156 cv a 5.300 rpm, 25,5 mkgf a 1.200 rpm
  • Câmbio: automático, 9 marchas, tração traseira
  • Suspensão: duplo A (dianteira)/multibraço (traseira)
  • Freios: disco ventilado (dianteira) / disco sólido (traseira)
  • Direção: elétrica, diâmetro de giro 11,2 m
  • Rodas e pneus: liga leve, 225/50 R17
  • Dimensões: comprimento, 468,6 cm; larg. 181,0 cm; altura, 144,2 cm; entre-eixos, 284,0 cm; peso, 1.425 kg; tanque, 66l; porta-malas, 480 l
  • Itens de série: sete airbags, faróis de leds, sistema de estacionamento automático, ar-condicionado digital com duas zonas
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.