Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mercedes-Benz A200 vira híbrido, mas tem desvio de personalidade

Com suspensão rígida, o hatch tem uma pegada esportiva que não aparece no desempenho; ele também fica devendo itens importantes pelo que custa

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 nov 2023, 11h07 - Publicado em 24 nov 2023, 11h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O segmento dos hatches médios está cada vez mais restrito no mercado brasileiro, já que, com a iminente descontinuação do Chevrolet Cruze, a categoria passará a contar apenas com representantes premium.

    Entre eles, a tríade alemã formada por Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A. Este último é o assunto da vez: ele acaba de receber leves retoques visuais e mecânicos, passando a ser híbrido leve.

    Apresentado em versão única, o A 200 AMG Line parte de salgados R$ 344.900, acima do preço dos concorrentes: o A3 tem duas versões, por R$ 284.990 e R$ 302.990, enquanto o BMW 118i, em versão única também, sai por R$ 313.950.

    Mercedes-Benz A200
    Mercedes-Benz A200 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A mudança mais relevante na linha 2023 do A 200 está debaixo do capô. O motor 1.3 turbo, compartilhado com a Renault, passa a ter o auxílio de um sistema elétrico de 48 V, que substitui o alternador. Embora seja alimentado por uma bateria instalada no porta-malas, o sistema não traciona o veículo e tampouco altera os números de potência – que segue com 163 cv. O torque sobe para 27,5 kgfm (ante 25,5 kgfm).

    Mercedes-Benz A200
    Mercedes-Benz A200 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    As ajudas aparecem na partida do motor, que ficam mais suaves, e em velocidades de cruzeiro, onde o motor a combustão é desligado e o sistema elétrico assume a vigilância para a necessidade de um retorno do combustão. São situações que visam a economia de combustível e o conforto acústico e de vibrações dos ocupantes.

    Compartilhe essa matéria via:

    Apesar da novidade, o desempenho do A 200 não ganhou com isso. Não pode se dizer que se trata de um carro lento, mas ele não provoca grandes emoções, mesmo com o funcionamento rápido do câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas – que, por sua vez, retarda de forma incômoda a troca das duas primeiras marchas, mesmo no modo de condução mais econômico. As trocas de marchas, porém, são rápidas e bastante suaves.

    Mercedes-Benz A200
    Mercedes-Benz A200 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O desempenho também não conversa com o restante do conjunto, como direção e suspensão, mais voltadas à esportividade. A direção tem um peso considerável e é direta. Já a suspensão é rígida, com amortecedores de pequeno curso e sem cerimônias quando buracos ou terrenos ruins surgem pela frente. As pancadas são duras e secas.

    Continua após a publicidade

    Também há a altura em relação ao solo, pequena, e que faz a dianteira longa raspar em lombadas e rampas com certa facilidade. Ou seja, enquanto a motorização sugere uma vocação mais urbana ao A 200, o restante coloca o hatch como um esportivo.

    Mercedes-Benz A200
    Mercedes-Benz A200 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    De fato, a dirigibilidade é boa, mas não há fôlego do motor para acompanhar. Assim, é um carro para desfilar: sem pretensões esportivas e sem sofrer com a suspensão à toa.
    Em nossos testes, o modelo foi de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos – mais lento que um Fiat Pulse Abarth, com seus 8,2 segundos, e que um VW Polo GTS, que chega aos 100 km/h em 9 segundos. A compensação vem no consumo de combustível, com as boas médias de 11,6 km/l em ciclo urbano e 15,4 km/l em ciclo rodoviário.

    Mercedes-Benz A200
    Mercedes-Benz A200 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Se a mecânica do A 200 tem seus poréns, as novidades visuais lhe fizeram muito bem. O hatch chama atenção e tem sempre o pacote visual esportivo AMG Line, para ajudar. O novo para-choque traz aberturas maiores e com desenho mais próximo dos legítimos AMG, enquanto a grade tem nova configuração, com os frisos mais finos e a trama composta por pequenas estrelas de três pontas, reproduzindo o logo da Mercedes.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-Benz A200
    Mercedes-Benz A200 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Os faróis full-led mantêm o formato, mas ganham outra disposição das luzes. Traseira e lateral têm mudanças menores. Atrás, as lanternas mudam no layout interno, com iluminação mais elegante. De lado, as novas rodas de 18”, com pneus 225/45, têm desenho que mistura esportividade e aerodinâmica, mas aparentam ser menores do que realmente são.

    O interior do Classe A se mantém moderno com o conjunto de duas telas de 10,2” cada, além das saídas de ar redondas e dos bancos em formato esportivo, com mistura de imitação de couro e Dinamica (um novo nome dado ao conhecido Alcantara).

    Mercedes-Benz A200
    Mercedes-Benz A200 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O volante, com comandos sensíveis ao toque (o que pode gerar inconvenientes trocas de funções sem querer) e miolo de aspecto retrô, é a única novidade na cabine. Ele também vai bem no acabamento, de alta qualidade, com materiais emborrachados e montagem precisa, além de um esquema de iluminação que deixa qualquer balada com inveja.

    Continua após a publicidade

    Para alguns, a quantidade de luzes pela cabine pode soar como exagero, mas é possível configurar cores e intensidade (ou até desligar alguns pontos) de acordo com a preferência de cada um.

    Mercedes-Benz A200
    Mercedes-Benz A200 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Entre os equipamentos, há Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celulares por indução, teto solar panorâmico, frenagem automática de emergência e sistema de estacionamento semiautônomo.

    Por outro lado, fica devendo itens importantes pelo que cobra, como alerta de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, ar-condicionado bizona e piloto automático adaptativo. Nada disso é oferecido sequer como opcional no Mercedes-Benz A 200 e já está presente em modelos de categorias inferiores.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-Benz A200
    Mercedes-Benz A200 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O espaço condiz com o de um hatchback. Atrás, desde que o motorista tenha estatura média de cerca de 1,75 m, pessoas de até 1,80 m não terão problemas, mesmo que não exista espaço de sobra. Acima disso, os joelhos poderão encostar nos bancos dianteiros e a cabeça tenderá a raspar no teto. Já a acomodação de um ocupante central é tarefa difícil pelo alto túnel central. O console central, por sua vez, não oferece saídas de ar-condicionado.

    Mercedes-Benz A200
    Mercedes-Benz A200 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    As bagagens vão bem acomodadas no porta-malas, que tem 350 litros de capacidade – menos que os 380 litros de A3 e Série 1, mas, ainda assim, bom.

    O novo Classe A é, sem dúvida, um carro de alto nível, digno da marca, mas se perde na proposta de motor e dirigibilidade. Além disso, reforça a política de preços da Mercedes-Benz, que coloca seus modelos acima da concorrência, mesmo que eles ofereçam menos.

    Ficha técnica – Mercedes-Benz A200

    Motor: gas., diant., transv., 1.332 cm³, turbo, 16V, injeção direta, 163 cv a 5.500 rpm, 27,5 kgfm a 2.700 rpm
    Câmbio: automatizado de dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira
    Sistema elétrico: 48 V Direção: elétrica, 11 m (diâmetro de giro)
    Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
    Freios: a disco nas quatro rodas
    Pneus: 225/45 R18
    Dimensões: comprimento 442,8 cm; largura, 199,2 cm; altura, 144 cm; entre-eixos, 272,9 cm; peso, 1.440 kg; porta-malas, 350 l

    Teste Quatro Rodas – Mercedes-Benz A200

    Aceleração
    0 a 100 km/h – 9,6 s
    0 a 1.000 m – 30,8 s – 174,3 km/h
    Velocidade máxima: 225 km/h* (dado de fábrica)

    Retomadas
    40 a 80 km/h (D) – 4,2 s
    60 a 100 km/h (D) – 5,2 s
    80 a 120 km/h (D) – 7,1 s

    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 – 14,5/25,8/59 m

    Consumo
    Urbano – 11,6 km/l
    Rodoviário – 15,4 km/l

    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. – 40,8/66,8 dBA
    80/120 km/h – 62,4/69,2 dBA

    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h – 99 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h – 2.100 rpm
    Volante -2,5 voltas

    Seu bolso
    Preço – R$ 344.900
    Garantia – 3 anos

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.