Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Teste final: Chevrolet Camaro SS é um muscle V8 que vai deixar saudades

Muscle raiz, o Camaro deixará de ser produzido para dar lugar a uma linha de esportivos elétricos, que estreia a partir de 2025

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 jul 2023, 17h02
Chevrolet Camaro SS
Chevrolet Camaro SS (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Chevrolet já anunciou que o Camaro deixará de ser produzido nos próximos meses e sairá de cena sem deixar um substituto direto. Este não será, porém, o fim do nome Camaro: ele poderá se transformar em uma linha de esportivos elétricos, que estreará em 2025. A única certeza é que não será um muscle V8, como conhecemos até hoje.

Com a despedida batendo à porta, promovemos um último teste do icônico modelo, que segue à venda pela marca no Brasil nas versões cupê (R$ 521.390) e conversível (R$ 572.540).

Na aparência, o Camaro não passa por mudanças há bons anos – o que não o deixa menos atraente. A dianteira tem linhas agressivas e faróis full led com uma assinatura que estende pela grade, mas fica devendo sensores de estacionamento, já que é longa e alta, e a visibilidade de dentro do carro é bastante prejudicada.

Chevrolet Camaro SS
Chevrolet Camaro SS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por outro lado, a altura em relação ao solo ajuda no dia-a-dia. Apesar de ser um esportivo, o Camaro não raspa com tanta facilidade em lombadas, valetas e rampas. De lado, o muscle tem rodas de 20 polegadas com acabamento prateado (e pneus run flat) e vincos bem marcados, como os que dão origem a traseira, que se parecem com músculos.

A traseira tem lanternas também em led, com lentes fumê e diferentes relevos, saída dupla de escape e aerofólio. Aqui, sim, há sensores de estacionamento e câmera de ré. Para ajudar ainda mais diante da reduzida visibilidade traseira, há uma câmera instalada na antena, no teto, que transmite as imagens ao retrovisor central.

Continua após a publicidade
Chevrolet Camaro SS
Chevrolet Camaro SS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O interior do muscle da GM já mostra o peso da idade pelo acabamento simples em materiais, mas bem executado na montagem, e por soluções de tecnologia, como a central multimídia, de 8 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas já antiquada. A central também fica em posição muito baixa.

O quadro de instrumentos é composto por dois mostradores (velocímetro e conta-giros) analógicos nas extremidades, e uma grande tela central com boa qualidade de imagem e riqueza de informações sobre o carro. Já o ar-condicionado digital de duas zonas tem uma solução criativa: os aros das saídas centrais servem para ajustar as temperaturas, como um botão giratório.

Chevrolet Camaro SS
Chevrolet Camaro SS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A lista de equipamentos inclui ainda chave presencial, oito airbags, alerta de pontos cegos laterais, iluminação ambiente interna em leds (com 24 cores), wi-fi nativo, teto solar elétrico, sistema de som Bose, bancos dianteiros com ajustes elétricos e carregador de celulares por indução. Ficam faltando, porém, sistemas como piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Em teoria, o Chevrolet Camaro pode levar até quatro pessoas: duas nos bancos dianteiros e duas nos traseiros. Na prática, o espaço traseiro é mera decoração. É apertado até para pessoas de menor estatura, tanto nas pernas, quanto na altura. Em contrapartida, o porta-malas surpreende para um esportivo: tem 257 litros, perto do que oferece um hatch compacto.

Chevrolet Camaro SS
Chevrolet Camaro SS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em extinção

Assim como a aparência, o que também não muda há muito tempo no Camaro é o conjunto mecânico. E, isso, passa muito longe de ser um problema: ele mantem um V8 6.2 aspirado de 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, um tipo de motorização praticamente extinta. Ele é sempre acompanhado de um câmbio automático de 10 marchas, exatamente o mesmo do Mustang.

Por falar no Mustang, o muscle da Ford tem 22 cv a mais que o Camaro, mas 6,2 kgfm a menos. Nos nossos testes, o Camaro foi de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, mais lento que os 4,9 segundos despendidos pelo Mustang Mach 1.

Continua após a publicidade
Chevrolet Camaro SS
Chevrolet Camaro SS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No consumo, apesar de serem esperados números dignos de um V8, o modelo surpreendeu com as médias de 7,4 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada. Vale dizer, porém, que o consumo é obtido em situações de condução ideais. Caso você se renda ao instinto de ficar acelerando o “vêoitão”, não espere por um consumo acima dos 4 km/l na cidade.

Dirigir o Camaro é uma atividade que exige habilidade e cuidado, afinal, é um muscle V8 de tração traseira, que não brinca em serviço. Ele tem uma pegada bruta, ameaça jogar a traseira em acelerações mais fortes (caso elas sejam em curvas, a chance de o carro rodar é grande) e não perdoa deslizes.

Chevrolet Camaro SS
Chevrolet Camaro SS (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Mesmo em linha reta, há situações em que o motorista precisa “brigar” com o carro para mantê-lo na trajetória quando o pedal do acelerador é pressionado até o fundo. É uma direção mais brutal em relação ao Mustang, que acaba sendo mais amigável e fácil de se dirigir. Cada um tem seus predicados.

Para acalmar ou atiçar ainda mais a fera, há quatro modos de condução: gelo/neve, onde ele fica bem manso; normal, ideal para rodar nas cidades e economizar combustível; sport, onde a brincadeira começa a ficar divertida; e track, no qual o Camaro entrega tudo o que pode em potência, e deixa a direção pesada, o câmbio mais rápido e o escape mais barulhento.

Chevrolet Camaro SS
Chevrolet Camaro SS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Veredicto

O Camaro pode até dever em equipamentos mais tecnológicos e acabamento, mas entrega tudo o que pode em direção e mecânica dignas de um muscle car raiz. É um carro divertido, poderoso, mas que exige cuidado nas brincadeiras.

Teste – Chevrolet Camaro SS

Aceleração
0 a 100 km/h: 5,3 s
0 a 1.000 m: 23,7 s – 231,2 km/h
Velocidade máxima: n/d

Continua após a publicidade

Retomada
D 40 a 80 km/h: 2,3 s
D 60 a 100 km/h: 2,5 s
D 80 a 120 km/h: 2,9 s

Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 13,3/22,2/49,8 m

Consumo
Urbano: 7,4 km/l
Rodoviário: 12,2 km/l

Chevrolet Camaro SS
Chevrolet Camaro SS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ficha técnica – Chevrolet Camaro SS

Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, V8, OHV, injeção direta, 6.162 cm3; 16V, 103,3 x 92 mm, 11,5:1, 461 cv a 6.000 rpm, 62,9 mkgf a 4.400 rpm
Câmbio: automático, 10 marchas, tração traseira
Suspensão: McPherson (dianteira) e Multilink (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira e traseira)
Direção: elétrica, 11,6 m (diâmetro de giro)
Rodas e pneus: liga leve, 245/40 R20 (dianteira) e 275/35 R20 (traseira)
Dimensões: comprimento, 478,4 cm; largura 189,7 cm; altura, 134,8 cm; entre-eixos, 281,1 cm; peso, 1.705 kg; tanque, 72 litros; porta-malas, 257 litros

 

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.