Teste de pista: um tapa para cima no Volkswagen Up!
O compacto exibe visual mais agressivo, ficou maior no comprimento e ganhou novos equipamentos. E o melhor: o preço da versão básica não subiu
A prática mostra que todo carro que nasce com uma proposta minimalista, tempos depois, passa por mudanças que o deixam mais sofisticado. O novo VW Up! é um desses modelos e acaba de chegar às lojas para confirmar essa regra.
As novidades começam já no para-choque dianteiro, mais encorpado e de visual mais agressivo. Se antes parecia que o Up! sorria para todos, agora, a impressão é de que está rangendo os dentes. Ainda na frente, os faróis trocaram os elementos internos redondos por hexagonais e há um friso cromado ligando os faróis ao símbolo da VW.
E, enfim, versões com motor TSI (1.0 turbo) poderão ser reconhecidas de frente: passam a ter o friso vermelho e para-choque piano black. Atrás, o para-choque adotou linhas mais horizontais e que apontam para as extremidades, o que dá a sensação de que o carro ficou mais largo e mais bem assentado. As lanternas receberam lentes com polêmicas molduras pretas.
Mas há um problema: de uma ponta a outra, os para-choques mais pronunciados alteraram não só seu estilo, mas também as dimensões compactas do Up! (seu maior trunfo), que teve seu comprimento total aumentado em 8,4 cm (7,2 só no balanço dianteiro). E tudo isso sem ganhar 1 cm sequer de espaço interno.
O fim do carro de entrada
Por dentro, mudou o painel de instrumentos, com mostradores maiores (parecidos com os do Fusca); o volante (igual ao do Golf) e o console, que ganhou novo contorno. E o acabamento frontal do painel varia conforme a versão (exceto na Take, onde é uma peça única).
Na linha 2018, a VW reposicionou o hatch. Apresentado em 2014 como “novo Fusca”, o Up! subiu um degrau no portfólio da marca deixando para o Gol o papel de carro de entrada. A fábrica reorganizou a oferta. Não há mais as versões Red, White e Black, a carroceria de duas portas foi descontinuada e o câmbio I-Motion só estará disponível para a versão Move.
A partir de agora, haverá seis versões, resultado da combinação de quatro acabamentos (Take, Move, High e Cross), dois motores (1.0 MPI, 82 cv, e 1.0 TSI, 105 cv) e dois câmbios de cinco marchas (manual e automatizado).
A série Speed sai de cena. Mas a VW criou outra batizada de Connect TSI, que tem como diferenciais sistema de som que pode ser conectado a smartphones, retrovisores externos e teto pretos, interior (forro e colunas) cinza escuro e rodas aro 15, com acabamento preto e diamantado.
Os preços também não serão mais os mesmos. A única exceção é a versão Take MPI, que segue a R$ 37.990. As demais ficaram de 3% a 5% mais caras. Neste teste de apresentação, reunimos três versões: Move MPI (R$ 48.290), Connect TSI (R$ 54.990) e Cross TSI (R$ 55.600).
Segundo a fábrica, a alta se deve às mudanças e ao aumento do conteúdo. Desde a básica Take Up!, há pneus com baixa resistência ao rolamento (oferecidos anteriormente só nas versões mais caras), banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, limpador traseiro, luz no porta-malas e suporte para celular com entrada USB.
A intermediária Move Up! acrescenta volante multifuncional com revestimento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga aro 14, repetidores nos retrovisores externos e sensor de ré. Se a unidade for equipada com o motor 1.0 TSI, há ainda iluminação ambiente de série.
A topo de linha High, que é oferecida apenas com o motor TSI, assim como a Cross Up!, inclui sensores de chuva e luminosidade, faróis de neblina com luz auxiliar para conversões e faróis com sistema Coming & Leaving Home (acionamento e desligamento temporizado). A Cross agrega itens da estética aventureira como rack e extensores de para-lamas.
Mesma mecânica
Levamos os carros para a pista e, como não houve mudanças mecânicas e nem eletrônicas, o desempenho de ambos ficou dentro do padrão conhecido. O Move MPI acelerou de 0 a 100 km/h em 14,9segundos e fez as médias de 13,5 km/l, no ciclo urbano, e 17,9 km/l, no rodoviário. E o Connect TSI conseguiu as marcas de 11,7 segundos nas acelerações e 15,1 km/l, na cidade, e 18,8 km/l, na estrada.
Ao volante, independentemente da versão, o Up! é um carro obediente, com sua direção firme quase pesada e a suspensão estável. A única queixa no comportamento vai para o fato de o Up! não conviver bem com quebra-molas e valetas, situações em que amortecedores e molas distendem totalmente ocasionando a característica batida de final de curso.
A posição de dirigir é correta e, atrás, há espaço suficiente para as pernas de dois adultos. O encosto traseiro é bem vertical, mas não chega a ser incômodo. O sistema de som que conecta o celular (Composition Phone, opcional) transforma o telefone na interface multimídia. Por meio dele é possível acessar informações do carro e do aplicativo Maps & More, que antes só podia ser visto por aquele navegador saliente .
A transformação que o Up! sofreu, como modelo de conceito minimalista, em geral, ocorreu porque as fábricas precisam mudar, apresentando constantemente algo de novo para manter o interesse dos consumidores, mas também porque, com o tempo, o estilo clean passou a ser percebido como simplório, pobre – e isso é tudo o que a VW não quer para o Up!
Veredicto
O Up! era reconhecido pela segurança de sua carroceria de aços resistentes, pela economia e seus motores tecnicamente avançados e pelo design um tanto sem graça. Agora, com as mudanças no design e os novos equipamentos, ele ficou mais interessante.
Teste de pista (com gasolina)
Up! 1.0 TSI | Up! 1.0 MPI | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,7 s | 14,9 s |
Aceleração de 0 a 1000 m | 32,8s – 162,1 km/h | 36,3 s – 140,5 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h | 6,5 s | 9,1 s |
Retomada de 60 a 100 km/h | 9,8 s | 14,3 s |
Retomada de 80 a 120 km/h | 15 s | 24,2 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 16,8 / 27,7 / 65,7 m | 16,2 / 28,5 / 65,8 m |
Consumo urbano | 15,1 km/l | 13,5 km/l |
Consumo rodoviário | 18,8 km/l | 17,9 km/l |
Ficha Técnica
Volkswagen Up! Connect TSI | Volkswagen Move Up! MPI | |
Motor | gas., diant., transv., 3 cil., 12V, injeção direta, turbo, 999 cm3, 74,5 x 76,4 mm, 101/105 cv a 5.000, 16,6/16,8 mkgf a 6.000 rpm | gas., diant., transv., 3 cil., 12V, injeção multiponto, 999 cm3, 74,5 x 76,4 mm, 82/75 cv a 6.250, 10,4/9,7 mkgf a 3.000 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas, tração dianteira |
manual, 5 marchas, tração dianteira |
Suspensão | McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) | McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) |
Freios | disco ventilado (diant.) e tambor (tras.) | disco ventilado (diant.) e tambor (tras.) |
Direção | elétrica | elétrica |
Rodas e pneus | liga leve, 185/60 R15 | liga leve, 175/70 R14 |
Dimensões | compr., 368,9 cm; alt., 150,4 cm; larg., 164,5 cm; entre-eixos, 242,1 cm; peso, 922 kg; tanque; 50 l; porta-malas, 285 l | compr., 368,9 cm; alt., 150,4 cm; larg., 164,5 cm; entre-eixos, 242,1 cm; peso, 922 kg; tanque; 50 l; porta-malas, 285 l |
Equipamentos de série | iluminação ambiente, volante multifuncional, computador de bordo, faróis de neblina, sensor de ré, retrovisor com rebatimento autom., rodas aro 15, central Composition Phone | volante multifuncional, comp. de bordo, faróis de neblina, sensor de ré, retrovisor com rebatimento autom. na marcha a ré |
Preço | R$ 54.990 | R$ 48.290 |