Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Teste de pista: Chevrolet Cruze hatch

Repetindo os passos do sedã, nova geração do Cruze hatch traz motor 1.4 turbo e boa oferta de equipamentos. Terá o Golf, enfim, um adversário à sua altura?

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 dez 2018, 16h12 - Publicado em 23 dez 2016, 09h59
Desenho do para-choque acentua a esportividade
Desenho do para-choque acentua a esportividade (Pedro Bicudo/)
Continua após publicidade
Dianteira do hatch também é exclusiva
Dianteira do hatch também é exclusiva (Pedro Bicudo)

A onda dos sedãs e, mais recentemente, dos SUVs compactos botou os hatches médios para escanteio no Brasil. Ainda assim, alguns modelos – Volkswagen Golf, Ford Focus e Peugeot 308 – resistem bravamente. O bolo é pequeno, mas tem mais um competidor louco para entrar na disputa por uma fatia: o novo Cruze hatch.

Sabe-se lá o motivo, mas o nome oficial permanece o mesmo da geração anterior: Cruze Sport6. Para nós, assim como para o consumidor, segue o nome consagrado: Cruze hatch. O que importa mesmo é que ele seguiu seu irmão maior e deu um enorme salto evolutivo.

https://www.youtube.com/watch?v=G-rz7tsKv98

O motor é o competente quatro cilindros 1.4 turbo flex de 153/150 cv. De acordo com a fábrica, a versão hatch é cerca de 15 kg mais leve que a sedã. Em nossa pista de testes, sempre com gasolina, ele obteve números bem parecidos: aceleração de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos (contra 9 segundos do sedã)) e consumo de 12 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada (contra 11,8 km/l e 15,9 km/l, respectivamente).

Motor 1.4 turbo é o destaque, com 153 cv e 24,5 mkgf
Motor 1.4 turbo é o destaque, com até 153 cv e 24,5 mkgf (Pedro Bicudo)

Ao volante, é possível perceber o trabalho da engenharia da Chevrolet ao deixar a suspensão do hatchback um pouco mais rígida. Ou seja, para atender à clientela mais jovem dos hatches, a GM priorizou a esportividade em detrimento de parte da maciez.

Continua após a publicidade

O sistema de assistência da direção também foi recalibrado de acordo com esse raciocínio. Ainda assim, dificilmente alguém reclamará de dureza excessiva da suspensão ou da direção. Pelo contrário: dinamicamente, esse Cruze pode encarar o Golf e o Focus sem medo – e olha que, nesse quesito, essa dupla sempre foi a referência do segmento.

Até a porta traseira, a carroceria do Cruze hatch é a mesma do sedã. A grande diferença, obviamente, está na região do porta-malas. Enquanto no sedã a placa de identificação é fixada na tampa, no hatch ela vai em um espaço trapezoidal no para-choque.

Desenho do para-choque acentua a esportividade
Desenho do para-choque acentua a esportividade (Pedro Bicudo)

Este, por sua vez, tem desenho claramente mais esportivo, com porção inferior remetendo a um extrator de ar e placas refletoras (olhos de gato) embutidas em sinuosas molduras nas laterais.

As lanternas, como no sedã, são bipartidas, fixadas na tampa e na carroceria. No topo, o aerofólio com brake light no centro reforça o estilo jovial.

Continua após a publicidade

Parece, mas não é

Na frente, o hatch mostra um para-choque diferente do sedã. É uma peça baseada na da versão RS vendida no mercado norte-americano, mas com suporte de placa incorporado que, diga-se, causa menos estranheza do que a peça adaptada aplicada no sedã.

A grade principal é dividida em seis andares e a linha inferior exibe faróis de neblina horizontais – no sedã, a grade tem cinco níveis e faróis redondos, com lente tipo olho de peixe.

Cabine é exatamente igual á do Cruze sedã
Cabine é exatamente igual à do Cruze sedã (Pedro Bicudo)
Monitoramento da pressão dos pneus é de série desde a versão LT
Monitoramento da pressão dos pneus é de série desde a versão LT (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

No perfil, pneus com as mesmas medidas vistas no sedã (215/50 R17), porém montados em rodas com desenho exclusivo. As cores Azul Petróleo e Vermelho Glory (como a do modelo fotografado) também só serão oferecidas no hatch.

Continua após a publicidade

Com as vendas já iniciadas, o lançamento segue o catálogo do sedã. Ou seja, traz como versão de entrada a LT, seguida da mais completa LTZ. A primeira parte de R$ 89.990 e tem como destaque airbags laterais, interior preto, ESP, câmera de ré, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado automático, assistente de partida em rampa, volante multifuncional, start-stop, piloto automático e sistema multimídia MyLink com tela de 7 polegadas.

Teto solar, indisponível no sedã, é de série no LTZ
Teto solar, indisponível no sedã, é de série no LTZ (Pedro Bicudo)
Espaço no banco traseiro é o mesmo
Espaço no banco traseiro é o mesmo (Pedro Bicudo)

O primeiro nível da LTZ (R$ 101.190) acrescenta airbags de cortina, interior bicolor, faróis com projetor e leds, sensor de estacionamento dianteiro, detalhes externos cromados, chave presencial, sensor de faróis e chuva, retrovisor interno eletrocrômico e externos com rebatimento elétrico, GPS, tapetes de carpete e MyLink com tela de 8 polegadas.

Já o alerta para situações de risco de colisão frontal, detector de veículos em ponto cego, sistema de permanência em faixa de rolamento, carregador de celular sem fio e banco do motorista com ajustes elétricos compõem o pacote de itens do segundo nível da LTZ (no site da Chevrolet, trata-se do pacote R7N, por R$ 9.800 adicionais, totalizando R$ 110.990).

Continua após a publicidade

O teto solar, indisponível, no sedã, vem de série no hatch, nos dois LTZ. Já o porta-malas reserva uma má surpresa: segundo a GM, são apenas 290 litros de capacidade até o tampão – a geração anterior do Cruze hatch oferecia 402 litros.

Assim como no sedã, bateria e central da injeção viajam no porta-malas
Assim como no sedã, bateria e central da injeção viajam no porta-malas (Pedro Bicudo)
Porta-malas tem volume divulgado de apenas 290 litros
Porta-malas tem volume divulgado de apenas 290 litros (Pedro Bicudo)

Veredicto QUATRO RODAS

Tal qual seu irmão maior, o Cruze hatch agrada, sobretudo, pelo eficiente powertrain e pelo rico pacote de equipamentos desde a versão de entrada.

Continua após a publicidade

 

Teste de pista (com gasolina)

Aceleração de 0 a 100 km/h 8,8 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 30,2 s – 172,8 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 4,0 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 5,0 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 6,5 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 15,8 / 27,9 / 65 m
Consumo urbano 12,0 km/l
Consumo rodoviário 15,8 km/l
Ruído interno (neutro / RPM máximo) 37,2 / 68,6 dBA
Ruído interno (80 / 120 km/h) 60,2 / 67,1 dBA
Aferição do velocímetro a 100 km/h 94,5 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 1.800 rpm
Volante 3,1 voltas

 

Ficha técnica – Chevrolet Cruze Sport6 LTZ

Motor gas., diant., transv., 4 cilindros, 1.399 cm3, 16V, 153/150 cv a 5.200/5.600 rpm, 24,5/24 mkgf a 2.000/2.100 rpm
Câmbio automático, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão McPherson(diant.) / eixo de torção (tras.)
Freios discos vent. (diant.) / discos sólidos (tras.)
Direção elétrica
Rodas e pneus 215/50 R17
Dimensões 444,8 cm; largura, 180,7 cm; altura, 148,4 cm; entre-eixos, 270 cm; peso (aproximado), 1.306 kg; tanque, 52 l; porta-malas,
Preço R$ 110.990 (LTZ com pacote R7N)

 

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.