O novo Chevrolet Spin já perdeu a vergonha e resolveu dar as caras – ao menos na versão aventureira Activ, primeira a ser revelada pela marca.
Com preços que variam de R$ 79.900 a R$ 83.400, o modelo recebeu mudanças no visual e, finalmente, está alinhado com os outros carros do fabricante.
Os farois estão mais refinados e contam com filetes de leds. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas.
Por dentro, a segunda fileira de bancos tem trilhos para aumentar em até 6 cm o espaço para as pernas dos passageiros (ou dedicar 5 cm extras à bagagem).
E essa não foi a única melhoria para quem viaja atrás: os encostos dianteiros ficaram 2,6 cm mais finos para aumentar a amplitude sem mexer no entre-eixos.
Sentiu falta do estepe pendurado na tampa traseira? Graças a essa mudança, o Spin Activ também ganhou opção de sete lugares (batizada de Activ7).
Até então somente a configuração topo de linha LTZ tinha a terceira fileira no porta-malas. O problema é que os bancos ainda não se escondem sob o assoalho.
Só não é tão fácil perceber quais foram as mudanças no painel.O quadro de instrumentos passou a ser o mesmo do Tracker. Fora isso, a tampa do porta-luvas é nova.
Se a sensação geral é de que o Spin mudou apenas o necessário, o mesmo pode ser dito ao dirigir. Afinal, quase não houve alterações no conjunto mecânico.
A GM diz que motor e câmbio tiveram atualizações eletrônicas para deixar as trocas de marchas mais rápidas, enquanto a suspensão foi recalibrada.
Na pista de testes da marca, foram necessários só 12 segundos para chegar aos 100 km/h, contra os 13,1 s da versão LTZ, que colocamos à prova em 2016.
Ao volante, quase não há diferenças comparado ao modelo anterior e o foco é conforto. Pena que ainda faltem controles eletrônicos de tração de estabilidade.
No quesito segurança, o Spin ganhou cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, além do sistema Isofix de fixação de cadeirinhas.
A lista de equipamentos de série ficou mais recheada, com câmera de ré, sensor de chuva, acendimento automático de faróis e alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro.
Segundo o fabricante, a principal preocupação foi não elevar o preço em relação ao antecessor – o aumento foi de aproximadamente R$ 3.000 na opção de cinco lugares.
Isso significa que o apelo custo/benefício ainda está a favor do Spin, um dos únicos modelos com sete lugares abaixo dos R$ 100.000 (além do veterano Fiat Doblò, de R$ 87.190).
Veredito
Visual é questão de gosto pessoal, só que o Spin Activ ganhou argumentos de venda que vão além do novo estilo.
Mais equipado, com opção de sete lugares e preços semelhantes àqueles que eram praticados na versão anterior, o modelo continua como uma das melhores opções “custo/benefício/espaço” do mercado.
Teste de pista
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 12 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 33,9 s – 150 km/h
- Velocidade máxima: 169 Km/h*
- Retomada de 40 a 80 km/h: 5,2 s
- Retomada de 60 a 100 km/h: 7 s
- Retomada de 80 a 120 km/h: 9,3 s
- Frenagens de 60/80/120 km/h a 0 m: 15,9/27,2/62,6 m
- Consumo urbano: 11,4 km/l
- Consumo rodoviário: 15,3 km/l
*Dado de fábrica
Avaliação em pista feita com gasolina.
Ficha técnica – Chevrolet Spin Activ7
- Preço: R$ 83.400
- Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8V, 1.796 cm3; 111/106 cv a 5.200 rpm, 16,8/17,7 mkgf a 2.800/2.600 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (dianteiro) /eixo de torção (traseiro)
- Freios: discos ventilados (dianteiro), tambor (traseiro)
- Direção: elétrica; diâmetro de giro, 10,8 m
- Rodas e pneus: liga leve, 205/60 R16
- Dimensões: comprimento, 441,5 cm; altura, 168,9 cm; largura, 176,4 cm; entre-eixos, 262 cm; peso, 1.275 kg; tanque, 53 l; porta–malas, 162/553 l