Teste: Audi RS 3 Sedan, o melhor de dois mundos
O Audi RS 3 Sedan é o perfeito equilíbrio entre ignorância e civilidade
![Audi RS 3 Sedan](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr3164-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Dá para confiar em números superlativos divulgados pelas montadoras para seus esportivos? Confesso que sempre fico na defensiva ao ver os dados de ficha técnica.
No caso deste inédito Audi RS 3 Sedan (antes só o hatch tinha essa versão), a aceleração divulgada de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos ecoava em minha mente enquanto o engenheiro Lothar Werninghaus, responsável pelas entregas técnicas dos carros da Audi do Brasil, dava as recomendações para o uso do Launch Control (recurso que despeja toda a potência nas rodas na largada, sem deixar o pneu perder aderência).
Afinal, era um tempo melhor que os 4,3 s do primeiro Audi R8, com seu V8 de 420 cv.
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No dia seguinte, na nossa pista de Limeira (SP), não é que o demônio vermelho cravou exatos 4 segundos?
Diferença de temperatura, de combustível, de vento, ou até margem de erro… Seja lá o que fez nosso piloto de testes baixar o tempo, o fato é que o sedã entrega tudo o que promete, equilibrando esportividade e civilidade na dose certa e na hora certa.
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Equilíbrio é a melhor definição do modelo que estreia no Brasil por salgados R$ 329.990, mesmo valor da versão Sportback (hatch). Um carro quase compacto, de 400 cv, poderia sugerir uma condução um tanto áspera na cidade.
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Mas ele sabe se comportar quando necessário, rodando de forma suave e cômoda, até em pisos longe do ideal. Uma fera perfeitamente domável, mas com os nervos à flor da pele, prestes a revelar seus dotes escondidos sob o acelerador.
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Voltaremos à questão do equilíbrio, mas os 400 cv devem ter chamado sua atenção. Nenhum motor 2.5 no mundo é tão potente, alega a Audi. A insanidade alemã de colocar tanta potência num hatch familiar começou em 2011, com o primeiro RS3 Sportback, de 340 cv.
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Quatro anos depois, ele subia para 367 cv, mas era superado pelos 381 cv do Mercedes A45 AMG. A Audi rebateu com esta nova versão de 400 cv. Como chegou a isso? Aumentou a pressão da injeção direta de 200 para 250 bar e adicionou pequenas mudanças no coletor de admissão e na geometria da turbina.
Como se isso não bastasse para superar os 4,2 s do rival A 45, o RS 3 passou por uma dieta à base de alumínio e magnésio em várias partes do conjunto mecânico, perdendo 26 kg.
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Para segurar tanta disposição, a Audi adotou pneus de medidas diferentes entre os dois eixos. São todos calçados em rodas de aro 19, mas os da frente são 255, e os de trás 235, solução semelhante ao do primeiro RS3. “Se os pneus traseiros fossem maiores, o carro sairia de traseira em curvas com muita facilidade”, explicou Lothar.
O comportamento do RS 3 depende muito da escolha que o motorista fizer no modo de condução. Deseja algo mais bruto nas respostas, parecido com um BMW M2? Deixe no modo Dynamic e divirta-se com o ronco grave e viciante do motor, espocando a cada milímetro de pressão no acelerador.
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Gostaria de algo mais suave, à la Mercedes? Vá de modo Comfort. Quer algo bem ao seu gosto? Há como configurar todas os parâmetros dinâmicos no modo Individual. Mas se prefere o equilíbrio típico desse modelo, um comportamento mais raiz na história da Audi, deixe no modo Auto.
A máquina vai entender as nuances de suas intenções, rodando de forma suave na cidade e de certa forma econômica – o consumo medido foi de 8,3 km/l, ou 12,8 km/ na estrada. Mas sem esconder ferocidade quando demandada.
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Afinal, o capô guarda um 2.5 cinco cilindros com turbo e injeção direta e indireta sob demanda, gerando 48,9 mkgf de torque entre 1.700 e 5.850 rpm. Tudo muito bem administrado pela transmissão automatizada de sete marchas, com dupla embreagem, e pela tração integral Quattro (agora ela pode jogar até 100% da força nas rodas traseiras).
As retomadas são feitas na média entre 2 e 3 segundos. Da imobilidade até completar o primeiro quilômetro, são apenas 22,6 s, e você já estaria acima de 233 km/h, caso arrumasse uma pista para tanto (ou alugasse esse carro na Alemanha). A velocidade máxima declarada é de 280 km/h.
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O novo RS3 ganhou bitolas 2 cm mais largas e suspensão 2,5 cm mais baixa em relação ao A3 Sedan. Mesmo assim, raspa menos que o esperado em lombadas e valetas. O controle de estabilidade (ESP) foi recalibrado para deixar o carro mais divertido, mas, de novo, não senti tanto incômodo de batidas secas em buracos.
A direção oferece bom peso e alto grau de precisão, com um volante esportivo, de base reta, ótima empunhadura de Alcantara e com as funcionais borboletas de trocas de marcha. O banco tipo concha segura bem o corpo em curvas, e não é cansativo no trânsito pesado (equilíbrio, lembra-se?).
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![Audi RS 3 Sedan](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr2894-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para conter momentos de empolgação, o sedã traz belos discos de freios cerâmicos de carbono, de 310 mm, ventilados e perfurados na dianteira.
Nesta versão três volumes, a vantagem é o porta-malas de 315 litros, que só peca pela falta de profundidade, o que demanda alguns cuidados para fixar a bagagem (minha sacola de supermercado espalhou todo o seu conteúdo pelo assoalho).
Com o RS 3 Sedan, o fã da esportividade tem o desempenho de um Audi TT RS, mas com espaço traseiro para passageiros e carga.
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Por fora, as novidades são para-choques com defletores mais esportivos, nova grade, faróis totalmente de led, para-lamas mais largos, duas saídas de escape ovais e um aerofólio discreto, porém funcional, que gera downforce a partir de 200km/h.
![Audi RS 3 Sedan](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr3030-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O refinamento interno chama a atenção em se tratando de um esportivo, com acabamentos de couro e Alcantara na medida certa, além de um divertido quadro de instrumentos digital, todo configurável, no qual é possível visualizar, por exemplo, a força g em curvas ou o quanto de torque e potência estão sendo exigidos a cada momento.
E também o consumo instantâneo, afinal esse é um brinquedo para pessoas arrojadas, porém equilibradas.
![Audi RS 3 Sedan](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr3896-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Veredicto
No uso diário, é um sedã quase normal, mas que esconde uma esportividade digna de cupês superesportivos. O preço salgado é o único pecado.
Teste de pista
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 4 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 22,6 s – 233,3 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h: 2,3 s
- Retomada de 60 a 100 km/h: 2,5 s
- Retomada de 80 a 120 km/h: 3,2 s
- Frenagens de 60/80/120 km/h a 0 m: 16,1/24,2/59 m
- Consumo urbano: 8,3 km/l
- Consumo rodoviário: 12,8 km/l
Ficha técnica – Audi RS 3 Sedan
- Preço: R$ 329.990
- Motor: gas., diant., transv., 5 cil. em linha, 20V, turbo, 2.480 cm3, 400 cv de 5.850 rpm a 7.000 rpm, 48,9 mkgf de 1.700 a 5.850 rpm
- Câmbio: automático, 7 marchas, dupla embreagem, tração integral
- Suspensão: McPherson (diant.) /multilink (tras.)
- Freios: disco ventilado (diant.), sólidos (tras.)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: 255/30 R19 (diant.) e 235/35 R19 (tras.)
- Dimensões: compr., 447,9 cm; largura, 108,2 cm; alt., 139,7 cm; entre-eixos, 263,1 cm; peso, 1.515 kg; tanque, 55l; porta-malas, 315 l