Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Teste: Audi Q3 é quase todo novo, mas ainda guarda um detalhe do antigo

Segunda geração do SUV tem estilo, bom espaço e itens de conforto, mas motor igual emprestado da geração anterior deve melhor desempenho

Por Gabriel Aguiar
18 Maio 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • q3
    Novo Q3 vem da Hungria em três versões de acabamento (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Há quem diga ser mais fácil alcançar a fama que se manter no topo. E, ao menos a primeira parte dessa tarefa, o Audi Q3 já conseguiu: o SUV mais vendido da marca no Brasil chegou até a ser fabricado no país.

    Mas será que sua nova geração, que está chegando às lojas agora, vai agradar vindo importada da Hungria e custando mais caro do que antes?.

    Audi Q3
    Versão Black, topo de linha, é a única com detalhes pintados de preto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Para quem curte o visual do grandalhão Q8, o novato já larga bem. Isso porque o irmão maior serviu de inspiração – fora e dentro – para o modelo recém-chegado.

    Só que alguns itens como rodas de liga leve aro 18 e detalhes cromados na carroceria vêm apenas na intermediária Prestige Plus (R$ 189.990).

    Ou seja, para quem levar a versão mais barata (R$ 179.990), o visual será mais simples. A versão mostrada aqui é a opção topo de linha, chamada Black (R$ 209.990).

    Continua após a publicidade

    Nessa configuração, o Q3 traz de série ar-condicionado bizona, teto solar, rodas de 19 polegadas, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, faróis de led, revestimento interno que imita camurça e assistente automático de estacionamento.

    Audi Q3 2020
    As linhas do painel lembram o estilo adotado por modelos da VW, como o Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Não sou do tipo que tenta explicar como é o desenho da carroceria – afinal, você pode conferir o trabalho do nosso fotógrafo Fernando Pires por conta própria. Mas o que talvez não dê para perceber tão bem pelas imagens é o acabamento interno.

    Isso porque, apesar do jeitão futurista do Q3, de alguma forma, seu visual pode fazer você lembrar de carros (bem) mais simples da VW, como o Polo.

    Audi Q3 2020
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Mas, ao contrário do hatch, no Q3 há grande variedade de materiais: apliques prateados, detalhes imitando camurça no painel e nas portas (opcional), telas digitais na central multimídia e no quadro de instrumentos… e a montagem é, de fato, muito boa!

    O plástico empregado, basta tocar para notar, é simples para o segmento – considerando entre os rivais modelos como BMW X1 e Volvo XC40. A escolha por plásticos rígidos pode deixar a desejar, mas não se pode reclamar de falta de espaço na cabine.

    Audi Q3 2020
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Como de costume, só não há muito conforto para o quinto ocupante por conta do túnel central elevado (uma característica das versões de tração integral).

    Só que o SUV cresceu 9,7 cm em relação ao anterior e, desse total, 7,7 cm foram para o entre-eixos, que agora mede 2,68 m. O porta-malas saltou dos 460 l para 530 l.

    Continua após a publicidade
    Audi Q3 2020
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O motor 1.4 turbo a gasolina com 150 cv é exatamente o mesmo que já estava na geração anterior. E que começa a demonstrar limitações de fôlego. Em nossa pista, foram consideráveis 10 segundos de 0 a 100 km/h.

    E nem o câmbio automatizado de seis marchas conseguiu ajudar. Pelo menos o consumo ( 10,3 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada) foi bom.

    Audi Q3 2020
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Para quem prefere dirigir com tranquilidade, sem pressa, o Q3 vai bem. Seu isolamento acústico é tão bom que parece ter recursos ativos (noise cancellation) e a suspensão absorve os buracos com eficiência sem ser molenga.

    Continua após a publicidade

    Mas quase não há diferenças de comportamento entre os modos de condução (Auto, Comfort, Sport, Off-road e Individual).

    Audi Q3 2020
    Rodas de liga leve de 19 polegadas são item de série somente na configuração mais cara Black (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O bom ajuste da direção também é digno de elogios por transmitir segurança em qualquer velocidade.

    E, se a geração anterior não transmitia tão bem as sensações do asfalto, agora o SUV está bem mais comunicativo – até para antecipar o limite de aderência que, ultrapassado, pode render uma sutil saída de dianteira.

    Audi Q3 2020
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Para quem busca esportividade, é melhor subir o degrau com o Q5 (e, quem sabe, até barganhar desconto). Ou esperar pela opção 2.0 turbo do Q3, que ainda não tem data para chegar.

    Se desempenho não importa e você só quer comodidade, além de boa dose de estilo e tecnologia, o Q3 35 TFSI S Tronic pode agradar.

    Veredicto

    O Q3 melhorou em muitos pontos e oferece muito conforto, mas pode decepcionar quem procura esportividade.

    Audi Q3 2020
    Todas as versões chegam equipadas com motor 1.4 turbo com 150 cv (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Teste

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 10 s
    0 a 1.000 m: 31,5 s – 166,6 km/h
    Velocidade máxima: 207 km/h*

    Retomada (D)
    40 a 80 km/h: 4,3 s
    60 a 100 km/h: 5,7 s
    80 a 120 km/h: 7,3 s

    Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 13,6/24,3/53,9 m

    Consumo
    Urbano: 10,3 km/l
    Rodoviário: 14,6 km/l

    Ficha técnica

    Preço: R$ 209.990
    Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, turbo, 1.395 cm3; 150 cv a 5.000 rpm, 25,5 kgfm a 1.500 rpm
    Câmbio: automatizado, dupla embreagem, 6 marchas, tração dianteira
    Suspensão: McPherson (dianteiro) e multilink (traseiro)
    Freios: disco ventilado (dianteiro) / disco sólido (traseiro)
    Direção: elétrica
    Rodas e pneus: liga leve, 235/50 R19
    Dimensões: comprimento, 448,4 cm; altura, 161,6 cm; largura, 184,9 cm; entre-eixos, 268 cm; peso, 1.580 kg; tanque, 58 l; porta-malas, 530 l

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.