Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Teste: Audi Q3 Ambition 2.0 TFSI é tão rápido quanto um Golf GTI

Com 2.0 de 220 cv, Audi Q3 é alternativa pra quem não é fã de SUV`s

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 29 mar 2018, 21h12 - Publicado em 8 jan 2018, 20h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Versão tem para-choques e saias mais robustos
    Versão tem para-choques e saias mais robustos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Apesar dos bons números de vendas, SUVs dificilmente estão entre os favoritos de quem é apaixonado por carro. Se este é seu caso, abra seu coração: o Audi Q3 Ambition, com motor 2.0 TFSI de 220 cv, tem temperamento totalmente diferente do dos Q3 com motor 1.4 TFSI flex de 150 cv ou o 2.0 de 180 cv.

    Motor de 220 cv e câmbio de sete marchas são os mesmos do Golf GTI
    Motor de 220 cv e câmbio de sete marchas são os mesmos do Golf GTI (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Vale ligar os pontos. O 2.0 com turbo e injeção direta e indireta dessa versão é o mesmo do Golf GTI. O câmbio automatizado de dupla embreagem S-Tronic de sete marchas tem uma marcha a mais, mas é tão rápido quanto o DSG de seis do Volks.

    No fim, hatch e  SUV aceleram igual: ambos cravaram 6,7 s no 0 a 100 km/h em nossa pista de testes. A vantagem sobre o Q3 de 180 cv é 1 s. E o consumo foi um pouco pior: caiu de 10,2 km/l para 9,7 km/l. O consumo rodoviário não mudou: 13,7 km/l.

    Câmbio S-Tronic: trocas bem rápidas
    Câmbio S-Tronic: trocas bem rápidas (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Para o Q3, que pesa 248 kg a mais que o Golf, isso é quase um fenômeno físico. Mas vale lembrar que o SUV da Audi tem a tração integral Quattro a seu favor, com diferencial central Haldex, que distribui o torque entre os eixos de acordo com a demanda. Ou de acordo com o Audi  Drive Select, que também interfere na direção, câmbio e na velocidade das respostas do acelerador para melhorar o desempenho ou o consumo.

    Há uma pegada esportiva por parte da mecânica, mas a suspensão ainda trabalha em prol do conforto. Filtra bem as irregularidades do piso e garante rodar suave, mas sem permitir que o Q3 role muito em curvas – o que é ótimo para um SUV.

    Bancos são forrados de couro sintético
    Bancos são forrados de couro sintético (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O que poderia ser melhor é o espaço traseiro. Dois adultos viajarão com vão suficiente para pernas e ombros, mas quem tem mais de 1,80 metro reclamará da cabeça rente ao forro. Culpa do caimento do teto, que talvez seja responsável por manter o Q3 visualmente interessante ainda hoje, com cinco anos de Brasil.

    Continua após a publicidade
    Espaço traseiro é bom
    Espaço traseiro é bom (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    A idade de projeto fica evidente mesmo é pelo painel. O controle do ar-condicionado digital por meio dos enormes botões giratórios está datado, assim como a tela da central multimídia, que precisa ser aberta e recolhida manualmente.

    Painel com grandes saídas de ar tem aspecto antigo
    Painel com grandes saídas de ar tem aspecto antigo (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Tela central multimídia precisa ser aberta e recolhida manualmente
    Tela central multimídia precisa ser aberta e recolhida manualmente (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Os botões para navegação pelos menus e os controles do sistema de som no painel são difíceis de operar – a solução de posicioná-los no console central, adotada nos modelos mais recentes, é muito mais conveniente. Mas o acabamento de toque macio e os detalhes de aço escovado são de qualidade.

    Rodas são de liga leve e os pneus aro 18
    Rodas são de liga leve e os pneus aro 18 (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Duro é encarar o preço. Por R$ 210.990, o Ambition entrega faróis bixenônio, teto solar panorâmico, freio de estacionamento elétrico,  porta-malas com abertura elétrica, central MMI com navegador, bancos dianteiros com ajustes elétricos e retrovisores com rebatimento elétrico.

    Porta-malas tem abertura elétrica e 460 litros de capacidade
    Porta-malas tem abertura elétrica e 460 litros de capacidade (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    São itens esperados, mas faltam equipamentos banais como  câmera de ré, porta USB e sistema keyless de acesso e partida sem chave. Este último é vendido como opcional junto com o sistema de som Bose e o alerta de pontos cegos por R$ 8.000. Aí fica difícil: um Golf GTI completo, até mais equipado, custa R$ 168.487.

    SUV tem saídas de escape separadas
    SUV tem saídas de escape separadas (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Veredicto:

    É um SUV que anda como um hatch esportivo do mesmo porte. Mas faltam equipamentos e itens de segurança sofisticados para justificar o preço.

    Teste de pista (com gasolina)

    Continua após a publicidade

    Ficha técnica – Audi Q3 Ambition 2.0

     

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.