Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Teste: a virada de mesa do VW Jetta 1.4 TSI

Esqueça tudo o que a Volks lhe ensinou sobre as versões de entrada do Jetta. Sai o fraco, gastão e obsoleto motor 2.0 8V, entra o ultraeficiente 1.4 turbo

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 23 nov 2016, 20h39 - Publicado em 29 fev 2016, 18h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW Jetta 1.4 TSI
    Mais rápido, econômico e… mais caro ()

    Volks e Audi estão arrumando a casa. Da fábrica que elas têm juntas em São José dos Pinhais (PR) já saem o Golf e o A3 Sedan, enquanto o Jetta é feito em São Bernardo do Campo (SP). Caso a demanda exija, a rede venderá simultaneamente o Jetta feito no México, idêntico ao nosso. A tal arru­mação levou as versões Trendline e Comfortline a trocarem o velho EA 113 2.0 8V flex de 120/116 cv pelo eficiente 1.4 turbo de 150 cv. Apesar de ser o mesmo motor dos novos Golf e A3 (ambos flex e também com 150 cv), o 1.4 do Jetta só beberá gasolina.

     

    Continua após a publicidade

    Se a não adoção de um sistema flex segue na contramão do mercado, na suspensão o Jetta fez bonito. Diferentemente de Golf e A3, que por uma questão de custo trocaram a refinada suspensão traseira multilink por uma mais simples, baseada em eixo de torção, o Jetta segue com o melhor conjunto. Sim, o A3 Sedan, concorrente direto do Jetta, mesmo sendo um Audi, tem uma suspensão menos sofisticada que a do VW.

    VW Jetta 1.4 TSI
    Suspensão traseira do Jetta é multilink: requinte que Golf e A3 perderam ()

    Quanto ao câmbio automático, infelizmente, todos passaram por uma involução técnica: Golf, A3 e Jetta se desfizeram do rápido e preciso – mas ruidoso – sistema de dupla embreagem DSG e receberam a lenta caixa com conversor de torque Tiptronic.

    VW Jetta 1.4 TSI
    Motor 1.4 TSI é eficiente, mas sem central flex, só bebe gasolina ()
    Continua após a publicidade

    Na prática, porém, os donos dos Jetta de entrada praticamente só sentirão melhoras, tamanha a diferença de torque do 1.4 turbo em relação ao 2.0 que se vai, na ordem de colossais 44% – 25,5 contra 17,7 mkgf. E mais: enquanto no 2.0 o pico da força só era atingido com o motor virando a 4.000 rpm, no 1.4 TSI ela é atingida logo após a rotação de marcha lenta, a apenas 1.500 rpm.

    Assim como detectamos no lançamento do A3 Sedan, em outubro de 2015, o casamento do motor 1.4 com a caixa Tiptronic segue aos trancos: ao frear o carro em condição de trânsito urbano, por exemplo, um pequeno solavanco é sentido pouco antes da parada total, em função da entrada precoce da primeira marcha.

    VW Jetta 1.4 TSI
    Versão Confortline tem interior refinado, mas GPS é opcional ()

    Na pista de teste, a prova da melhoria do Jetta com a troca de motores. Enquanto o 2.0 acelerou de 0 a 100 km/h em 13,3 s, o 1.4 precisou de 10,3 s. Nas retomadas (40 a 80/60 a 100/80 a 120 km/h), novo massacre: antes, 6/7,4/9,7 s e, agora, 4,1/5,6/6,7 s. Para fechar a análise dos resultados obtidos no campo de provas, o consumo: 2.0 com 10,4 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada e 1.4 com 11,5 e 14,7 km/l. O problema é o impacto no preço: enquanto o Trendline 2.0 se despediu custando R$ 75.290, o Trendline 1.4 agora parte de R$ 81.990 (com câmbio manual) e R$ 87.390 (automático). A versão intermediária Comfortilne, avaliada aqui, começa em R$ 93.990.

    Continua após a publicidade

    Mesmo assim, com a chegada dos novos Civic e Cruze ainda este ano (os dois devem ter preço inicial na faixa dos R$ 90.000), o Jetta 1.4 na versão de entrada pode se confrontar com uma situação inédita: oferecer um bom custo-benefício frente a adversários bem mais badalados no mercado.

    VW Jetta 1.4 TSI
    Couro também é um opcional na versão Comfortline ()

    VW Jetta 1.4 TSI
    Espaço interno é bom tanto na dianteira quanto na traseira ()

    VEREDICTO

    Se o que faltava ao Jetta para lhe convencer a abandonar os líderes do segmento, Civic e Corolla, era um motor melhor, o problema está resolvido.

    Teste de pista
    ACELERAÇÃO
    de 0 a 100 km/h: 10,3 s
    de 0 a 1000 m: 31,2 s – 170,7 km/h
    Velocidade máxima: 203 km/h (dado de fábrica)
    RETOMADA
    de 40 a 80 km/h: 4,1 s
    de 60 a 100 km/h: 5,6 s
    de 80 a 120 km/h: 6,7 s
    FRENAGENS
    60 / 80 / 120 km/h: 15,7 / 26,4 / 58,2 m
    CONSUMO
    Urbano: 11,5 km/l
    Rodoviário: 14,7 km/l
    Ficha Técnica – VW Jetta Comfortline 1.4 TSI
    Preço: R$ 93.990
    Motor: gasolina, diant., transv., 4 cil., 1.395 cm3, 16V, 150 cv a 5.000 rpm, 25,5 mkgf a 1.500 rpm
    Câmbio: automático, seis marchas, tração dianteira
    Suspensão: independente McPherson (diant.), multilink (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
    Rodas e pneus: liga leve, 225/45 R17
    Dimensões: comprimento 465,9 cm; altura 147,3 cm; largura 177,8 cm; entre-eixos 265,1 cm; peso, 1.298 kg; porta-malas 510 l; tanque 55 litros
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.