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Última Semana: Revista em casa por 9,90

Testamos a Ram 3500 Longhorn de R$ 679.990 no seu principal uso: puxando trailer

Com mais de 6 m de comprimento, a Ram 3500 pode parecer um estorvo mas faz coisas que nenhuma outra picape é capaz de fazer

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 set 2025, 17h26 - Publicado em 30 set 2025, 17h15
Ram 3500 Longhorn
 (Pedro Bicudo/Ram)
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Superlativa em tudo, a Ram 3500 Longhorn não é apenas a maior e mais cara picape do Brasil; ela ocupa um nicho que nenhuma outra picape atende. Porque só a Ram está disposta a importar ao Brasil um veículo de luxo que também tem a capacidade de fazer o trabalho de um caminhão

Bem, o preço também é de caminhão: na faixa dos R$ 679.990 pedidos nesta versão topo de linha Longhorn compra-se um cavalo mecânico de entrada, como um VW Constellation ou Mercedes Axor. Mas o foco da picape não está em carregar carga, mas em atender a uma necessidade específica: o reboque de cargas pesadas.

Ram 3500 Longhorn
(Pedro Bicudo/Ram)

Sua capacidade de rebocar até 9.079 kg — a maior do país — a torna uma ferramenta de trabalho essencial para um público bem definido. No Brasil, a Ram 3500 é frequentemente adquirida por necessidade, principalmente por quem precisa tracionar grandes trailers, como os utilizados no meio equestre.

Para criadores de cavalos, as picapes da linha Heavy Duty (que inclui a 2500 e a 3500) são indispensáveis para transportar animais e trailers que servem de alojamento luxuoso em eventos e competições – tanto para os cavalos, quanto para os seus proprietários. O valor de um único cavalo premiado, inclusive, pode ultrapassar o valor do conjunto picape e trailer). 

Ram3500Longhorn frente
(Pedro Bicudo/Ram)
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Este é um mundo à parte, distante das grandes cidades. Uma forma de entender melhor esse contexto foi, de fato, dirigindo a Ram 3500 na pista com um destes grandes trailers montados nela.

Neste caso, o trailer pesa 7.500 kg e tem um quarto, sala de jantar, cozinha, banheiro e até mesmo um estábulo com ar-condicionado com três baias para cavalos, que podem ser acessado por dentro do trailer. Do lado de fora, ainda tem outra geladeira, fogão, pia e armários. É a estrutura completa para não depender de um hotel.

Ram 3500 Longhorn
(Pedro Bicudo/Ram)

A Ram 3500 é mais adequada para um trailer deste, pois tem eixo rígido com feixe de molas, o que aumenta sua capacidade de carga para 1.599 kg. A Ram 2500 tem suspentão traseira com eixo rígido five-link e molas helicoidais, e 1.001 kg de capacidade de carga. Isso é importante para sustentar um peso maior do trailer, mas a capacidade de reboque de ambas é muito próximo: 8.948 kg na 2500 e 9.079 kg na 3500.

Ram 3500 Longhorn
(Pedro Bicudo/Ram)
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O motor das duas versões é o mesmo, um novo seis cilindros em linha 6.7 High-Output, fabricado pela Cummins. A linha 2025 estreia uma versão deste motor com 59 cv e 32 kgfm extras graças a evoluções no bloco, cabeçote, sistemas de controle de emissões e também à adoção de um turbocompressor de geometria variável (TGV). No total, tem 436 cv e 148,7 kgfm.

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Com a mudança, o câmbio automático de seis marchas foi trocado por um de oito, também um TorqueFlite da ZF, que também pode ter ajudado a melhorar o desempenho, mas a Ram não divulga dados de aceleração e velocidade máxima das picapes. Também não divulga o consumo. As picapes continuam com tração 4×4 com reduzida. 

Ram 3500 Longhorn
(Pedro Bicudo/Ram)

As especificações técnicas de um carro como esse não param aí. A Ram 3500 ainda tem freio motor automático e diversos modos de funcionamento adequados ao uso com reboque, como a função Tow/Haul, que favorece a força em baixa rotação e bloqueia o conversor de torque em momentos específicos, para não superaquecer a transmissão. 

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O motorista também tem a disposição controles independentes para o freio do implemento e até um seletor que opera a direção em manobras: é um seletor eletrônico que livra o motorista de inverter o sentido da direção mentalmente, permitindo que o controle de manobra seja feito por meio das várias câmeras traseiras. Podem ser oito câmeras no total, que permitem ver a caçamba, a traseira da picape, a traseira do trailer ou mesmo os cavalos dentro do estábulo. 

Ram 3500 Longhorn
(Pedro Bicudo/Ram)

Visibilidade é algo tão importante que os retrovisores ainda têm um comando elétrico que os afasta da carroceria, permitindo ver o final do reboque. Na ponta de cada um deles há outras câmeras que projetam uma visão mais ampla das laterais no retrovisor interno – que fica inútil quando com reboque. 

Vendo no detalhe, fica claro que essas Ram maiores são construídas justamente com o propósito de transportar grandes reboques. Só que, para isso, não basta usar o engate tradicional – que é de fábrica. É preciso instalar a quinta roda, como é chamado o pino de fixação do reboque bem no meio da caçamba. Sua instalação está prevista no chassi das Ram, mas exige que algumas perfurações sejam feitas na caçamba.

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Ram3500Longhorn frente
(Pedro Bicudo/Ram)

Com tudo isso, sobra para o motor o maior esforço. Mas ele nem sofre, mesmo tendo que mover mais de 11 toneladas (3.750 kg da picape e 7.500 kg do trailer): é só tirar o pé do freio que a Ram 3500 começa a arrastar o conjunto sem demonstrar qualquer esforço extra. A única sensação diferente é da caçamba afundando nas acelerações, como em um carro potente, mas meio que em câmera lenta.

Essa experiência com o trailer de 9 m foi em uma pista de corrida, com traçado sinuoso, subidas e descidas. É claro que o peso extra faz diferença no desempenho, mas a picape não se arrasta. Pelo contrário, ganha velocidade de uma forma até impressionante. 

Ram3500Longhorn traseira
(Pedro Bicudo/Ram)

Só é preciso tomar mais atenção nas curvas, considerando o comprimento do trailer e, principalmente, nas frenagens: o comando para o freio do reboque é elétrico e precisa estar bem regulado para responder prontamente, junto com o freio da picape. Nas reacelerações, nota-se um leve tranco da movimentação do pino de fixação dentro da quinta roda. Faz parte.

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Um caminhão faria isso muito bem, claro, mas não tem o acabamento interno todo de couro e não é feito para entregar tanto conforto aos ocupantes. Na Ram 3500 Longhorn há bancos com ventilação, aquecimento e função de memória para o motorista que contempla também a posição dos espelhos e a regulagem elétrica de distância dos pedais, mas a direção é apenas escamoteável, sem ajuste de profundidade. Os bancos traseiros têm aquecimento e podem ser levantados para transformar o espaço em uma área de carga. 

Ram 3500 Longhorn
(Pedro Bicudo/Ram)

A Ram 3500 também tem sistema de som Harman-Kardon com 750W de potência e sistema de cancelamento de ruído ativo na cabine. Nem o borbulhar do motor a diesel vai incomodar os passageiros na viagem. Na prática, a Longhorn é um carro de luxo com caçamba que pode fazer alguns serviços de caminhões. Vendo por este lado, é até mais barato que a grande maioria dos SUVs de luxo com nível de equipamentos equivalente.

Não pense que o preço assusta os compradores. As Ram 2500 e 3500 tiveram, cada uma, mais de 1.000 unidades emplacadas em 2025.

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