Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Assine por apenas 4,00

Tá chiando por quê?

Tá chiando por quê?

Por Redação
25 jun 2012, 11h43 • Atualizado em 18 mar 2024, 15h35
 (/)
Continua após publicidade
  • 130911turbos-05.jpg

    Por Péricles Malheiros

    56 041

    Ainda carregado de elogios pela boa forma, o enxuto 3008 deixou para o fim de sua jornada no Longa Duração uma rara manifestação de defeito. O problema revelou-se quando o carro estava com o revisor de texto Renato Bacci: “Notei um chiado breve, semelhante ao de uma correia patinando, nas retomadas. Toda vez que o câmbio reduzia uma marcha, o ruído era ouvido”, disse.

    Como o comportamento do carro não se alterou nem houve qualquer sinal de alerta no painel, o 3008 foi rodando até a oficina do nosso consultor, Fabio Fukuda. “O ruído vem do rolamento da polia tensora da correia que aciona o alternador, a bomba da direção hidráulica e o compressor do ar-condicionado. É um defeito raro, mas não é grave. Se ocorrer, o travamento da polia só acontece depois de algum tempo e a consequência é a perda de função dos acessórios ligados a ela. Nada que imobilize o carro”, disse.

    Ainda que o reparo não seja urgente, levaremos o 3008 à rede Peugeot para uma vistoria oficial. Se necessário, faremos o conserto antes do desmonte.

    Continua após a publicidade

    Renato também era o dono da chave do 3008 quando um carro, em manobra, atingiu de raspão a lateral traseira esquerda. “O 3008 estava estacionado na rua. Testemunhas anotaram a placa do Sandero que o atingiu”, diz. O reparo do pequeno dano foi desaconselhado por duas oficinas visitadas. “A área amassada é minúscula e uma cerinha vai eliminar a maioria das marcas deixadas. O serviço de funilaria ficaria caro e exigiria a repintura de todo o para-lama. Mesmo que seja muito bem feito, o conserto poderá ser detectado por um especialista, o que desvalorizaria o carro numa eventual revenda”, disse o atendente daVictoire. Seguimos a dica do técnico da Peugeot e, de fato, após o enceramento da área atingida, o que sobrou foi uma marca quase imperceptível. Desistimos do reparo.

    Consumo

    No mês (34,2% na cidade): Gasolina – 11 km/l

    Continua após a publicidade

    Desde mar/11 (33,9% na cidade): Gasolina – 9,7 km/l

    Principais ocorrências

    55295 km – Ruído proveniente do rolamento da polia tensionadora da correia.

    130910smax-02.jpg

    Continua após a publicidade

    Esbarrão no para-lama: bastou uma cerinha para as marcas praticamente sumirem.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.