Supercomparativo: os 10 melhores sedãs para clientes PcD do Brasil
Veja como andam, quanto custam e os prós e contras de 10 sedãs com preços de tabela até R$ 70.000
O mercado de veículos PcD, que inicialmente era reservado a pessoas com deficiências (daí a sigla), não para de crescer.
O avanço dos modelos agora destinados a todos os portadores de diversos tipos de dificuldades de locomoção, incluindo enfermidades como diabetes e lesões por esforço repetitivo (LER), se reflete nas vendas e também na oferta de modelos.
Lançamentos recentes como o Chevrolet Onix Plus, por exemplo, já chegam com versões PcD, enquanto outros que estreiam sem essa opção se apressam para ter uma versão assim no catálogo.
Aqui, reunimos 10 sedãs, todos automáticos, que se inserem nesse segmento sejam versões específicas PcD ou com preços de tabela até R$ 70.000, que é o valor limite para receber a isenção fiscal concedida à categoria.
O benefício contempla prioritariamente o abatimento de dois tributos, IPI e ICMS. Mas pode incluir também IOF, se o comprador tiver deficiência física atestada pelo Denatran e necessite de veículo adaptado.
Pelos descontos legais, a redução pode chegar a 30%. Mas algumas fábricas ainda concedem outros descontos promocionais.
Neste comparativo, informamos os preços de tabela (que são válidos para qualquer comprador) e os respectivos valores disponíveis apenas para o público PcD, que normalmente consideram a isenção do IPI e do ICMS mais o eventual desconto das fábricas.
Os preços do seguro foram levantados pela empresa TEx- -Teleport prevendo indenizações de 100% do valor do bem em caso de sinistro com perda total. Isso porque, no caso dos PcD, existe a possibilidade de a indenização levar em conta a isenção fiscal sobre o valor assegurado.
No momento em que isso ocorre, em geral, a cobertura fica ao redor de 75% do preço de tabela.
Quando o assunto é manutenção, os valores levantados junto às fábricas são os mesmos das versões comuns, uma vez que não existem descontos de tributos para peças e serviços.
Os veículos testados não são necessariamente versões PcD (que as fábricas não mantêm em suas frotas), mas versões com os mesmos motores e câmbios e conteúdos similares.
10º Nissan Versa 1.6 SL CVT
Preço: R$ 68.840 / preço PcD: R$ 53.237
Ele tem os menores custos de manutenção (R$ 2.864) e seguro (R$ 1.890). O espaço interno é um dos maiores do segmento.
Mas o pacote de equipamentos deixa a desejar. Falta ESP, auxiliar de partida em rampa e há apenas dois airbags.
Seu câmbio CVT não tem marchas demarcadas. Quando se pisa fundo, o giro (e o ronco) do motor sobe ao máximo e ali fica até que se alivie o pé do acelerador.
Na pista de testes, seus números foram pouco animadores. Ele fez de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos e freou de 80 a 0 km/h em 29 metros.
Além disso, pesou para que ele ficasse em décimo lugar o fato de a atual geração já ter sucessora, que deve chegar no segundo trimestre de 2020.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 12,8
0 a 1.000 m (s – km/h) – 34,1 / 154,8
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5,8
De 60 a 100 km/h (s) – 7,4
De 80 a 120 km/h (s) – 8,8
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 17/29/68
Consumo
Urbano (km/l) – 11,8
Rodoviário (km/l) – 16,6
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 43,4/76,4
80/120 km/h (dBA) – 63,5/69,4
Seu Bolso
Preço/preço PcD (R$) – 68.840/53.237
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 2.864
Seguro (R$) – 1.890
Concessionárias – 160
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cilindros, 1.598 cm³, 16V, 111/111 cv a 5.600 rpm, 15,1/15,1 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: comprimento, 449,2 cm; largura, 169,5 cm; altura, 150,6 cm; entre-eixos, 260 cm; porta-malas, 460 l; tanque, 41 l; peso 1.061 kg
9º Toyota Etios Sedã 1.5 X Plus AT
Preço: R$ 66.390 / preço PcD: R$ 51.797
Tirando a reputação da marca Toyota, que inclui o bom pós-venda e a qualidade construtiva (embora com acabamento simples na forma e no conteúdo ), ao Etios Sedã sobra apenas o preço atraente.
Porque, diante dos rivais, ele é o dono do motor mais fraco, com 107 cv de potência e 14,7 mkgf de torque (com etanol), e ainda por cima vem acoplado a um câmbio automático de apenas quatro marchas.
Na pista, sua aceleração não foi ruim. Ele fez de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos. Mas no uso diário uma quinta marcha faz falta. E, nas provas de frenagem, o Etios foi o pior dos sedãs alinhados aqui.
Vindo a 80 km/h, ele levou 27,8 metros para parar. Fica em nono.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 12,8
0 a 1.000 m (s – km/h) – 34,5 / 151,2
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 6,4
De 60 a 100 km/h (s) – 7
De 80 a 120 km/h (s) – 10,3
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 16/27,8/62,3
Consumo
Urbano (km/l) – 11,8
Rodoviário (km/l) – 15
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 44,6/72,6
80/120 km/h (dBA) – 65,1/73,5
Seu Bolso
Preço/preço PcD (R$) – 66.390/51.797
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 3.074
Seguro (R$) – 1.977
Concessionárias – 216
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cilindros, 1.496 cm³, 16V, 107/102 cv a 5.600 rpm, 14,7/14,3 mkgf a 3.100 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: comprimento, 436,9 cm; largura, 169,1 cm; altura, 151 cm; entre-eixos, 255 cm; porta-malas, 510 l; tanque, 45 l; peso 965 kg
8º Honda City Personal 1.5 AT
Preço: R$ 68.700 / preço PcD: R$ 52.670
O Honda se saiu bem nos testes de consumo, ficando tecnicamente empatado com o Virtus, com as médias de 12,5 km/l, no ciclo urbano, e 17 km/l, no ciclo rodoviário.
Seu espaço interno é generoso. Ele acomoda cinco pessoas e leva 485 litros no porta-malas. Mas o acabamento é simples, com pouca variação de cores e texturas.
Na pista de testes, o City foi mais lento que a média dos rivais nas acelerações (12,2 s de 0 a 100 km/h), seu custo de revisões é o mais elevado do mercado (R$ 5.231) e o pacote de equipamentos é o mais pobre.
Ele não tem itens importantes como ESP, auxiliar de partida em rampas e central multimídia, entre outros. Termina em oitavo.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 12,2
0 a 1.000 m (s – km/h) – 33,5 / 158,4
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5,9
De 60 a 100 km/h (s) – 6,8
De 80 a 120 km/h (s) – 8,2
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 15,2/26,6/58,5
Consumo
Urbano (km/l) – 12,5
Rodoviário (km/l) – 17
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 36,3/74
80/120 km/h (dBA) – 61,4/73,5
Seu Bolso
Preço/preço PcD (R$) – 68.700/52.670
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 5.231
Seguro (R$) – 1.909
Concessionárias – 219
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cilindros, 1.497 cm³, 16V, 116/115 cv a 6.000 rpm, 15,3/15,3 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: automático, CVT, 7 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 185/55 R16
Dimensões: comprimento, 445,5 cm; largura, 169,5 cm; altura, 148,5 cm; entre-eixos, 260 cm; porta-malas, 536 tanque, 46 l; peso 1.108 kg
7º Ford Ka Sedan SEL 1.5 AT
Preço: R$ 69.990 / preço PcD: R$ 54.655
Dos dez sedãs alinhados aqui, o Ka Sedan é o mais gostoso de dirigir e ele consegue isso graças à sua carroceria de dimensões compactas e elevada rigidez torcional e também às calibragens de suspensão e direção mais firmes.
Pena que o fato de ser compacto acarreta menos espaço interno.
Na pista de teste, o Ford ficou na média nas acelerações de 0 a 100 k/h (11,2 segundos), nas frenagens de 80 a 0 km/h (25,6 metros) e nas medições de consumo (11,8 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada).
O seguro (R$ 1.677) ficou entre os mais baratos, mas o custo das revisões (R$ 3.334) é um dos mais caros. Pelo conjunto da obra, ele ficou no sétimo lugar.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 11,2
0 a 1.000 m (s – km/h) – 33 / 155,9
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5
De 60 a 100 km/h (s) – 6,6
De 80 a 120 km/h (s) – 8,6
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 14,1/25,6/59,9
Consumo
Urbano (km/l) – 11,8
Rodoviário (km/l) – 15,6
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 38,1/71
80/120 km/h (dBA) – 63,7/69,9
Seu Bolso
Preço/preço PcD (R$) – 69.990/54.655
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 3.334
Seguro (R$) – 1.677
Concessionárias – 322
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 3 cilindros, 1.497 cm³, 12V, 136/128 cv a 6.500 rpm, 16,1/15,6 mkgf a 4.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 195/55 R15
Dimensões: comprimento, 427,5 cm; largura, 170 cm; altura, 152,5 cm; entre-eixos, 249,1 cm; porta-malas, 445 l; tanque, 51 l; peso 1.115 kg
6º Toyota Yaris Sedã 1.5 XL Live AT
Preço: R$ 69.990 / preço PcD: R$ 54.655
Ao contrário do Logan, que reúne altos e baixos, o Yaris Sedã apresenta características medianas de forma constante, nos diversos aspectos analisados.
Esse equilíbrio não é ruim e o Yaris ainda tem a favor o consagrado pós-venda da Toyota.
Mesmo assim, o Yaris foi ultrapassado pelo Logan porque é menos equipado (não tem central multimídia) e seguro (com apenas dois airbags).
Entre os itens principais, ele conta com ESP, ar-condicionado, piloto automático e computador de bordo.
Nos demais aspectos, o Toyota ficou na média. Obteve o tempo de 11,7 segundos no 0 a 100 km/h; freou em 27,2 metros vindo a 80 km/h, e conseguiu as médias de 12,6 km/l, na cidade, e 15,9 km/l, na estrada.
No levantamento de custos, a soma de suas revisões chegou a R$ 3.074 e o preço do seguro ficou em R$ 1.977. Até no espaço interno o Yaris fica em uma posição intermediária para os ocupantes e seu porta-malas tem 473 litros.
Ao volante, sua direção é leve, mas precisa, e a suspensão, apesar de macia, segura bem a carroceria nas curvas.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 11,7
0 a 1.000 m (s – km/h) – 33,2 / 159,1
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5,3
De 60 a 100 km/h (s) – 6,6
De 80 a 120 km/h (s) – 8,5
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 14,9/27,2/61,3
Consumo
Urbano (km/l) – 12,6
Rodoviário (km/l) – 15,9
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 40,2/69,5
80/120 km/h (dBA) – 62,3/68,2
Seu Bolso
Preço/preço PcD (R$) – 69.990/54.655
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 3.053
Seguro (R$) – 1.995
Concessionárias – 216
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cilindros, 1.496 cm³, 16V, 110/105 cv a 5.600 rpm, 14,9/14,3 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: automático, CVT, 7 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: comprimento, 414,5 cm; largura, 173 cm; altura, 149 cm; entre-eixos, 255 cm; porta-malas, 310 l; tanque, 45 l; peso 1.150 kg
5º Renault Logan Intense 1.6 X-Tronic
Preço: R$ 69.990 / preço PcD: R$ 54.665
A posição intermediária do Logan, no quinto lugar deste comparativo, se justifica pela somatória de altos e baixos que ele apresentou.
Entre os pontos positivos, o que mais chama a atenção é o pacote de equipamentos que inclui quatro airbags, ar-condicionado, ESP, central multimídia, piloto automático com limitador de velocidade, câmera de ré e auxílio de partida em rampa, entre outros.
E entra na lista de virtudes também o bom espaço interno na cabine e no porta-malas (510 litros).
Já no lado negativo, há aspectos como o predomínio de plástico duro no acabamento e o painel elevado que prejudica a visibilidade e o alto consumo de combustível tanto no ciclo urbano (10,7 km/l) quanto no rodoviário (14,1 km/l).
Ao volante, sua direção é leve, mas precisa, e a suspensão macia permite que a carroceria oscile nas curvas e mergulhe nas frenagens, mas não chega a ser insegura.
Nos demais quesitos, como despesas com manutenção e seguro e desempenho na pista, o Logan apresentou resultados na média do segmento.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 12,9
0 a 1.000 m (s – km/h) – 34,9 / 147,9
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5,7
De 60 a 100 km/h (s) – 7,4
De 80 a 120 km/h (s) – 9,8
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 14,9/25,8/58,2
Consumo
Urbano (km/l) – 10,7
Rodoviário (km/l) – 14,1
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 41,8/66,4
80/120 km/h (dBA) – 63,2/70,5
Seu Bolso
Preço/preço PcD (R$) – 69.990/54.655
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 3.084
Seguro (R$) – 2.092
Concessionárias – 293
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cilindros, 1.597 cm³, 16V, 118/115 cv a 5.500 rpm, 16/16 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: comprimento, 434 cm; largura, 173 cm; altura, 152 cm; entre-eixos, 263 cm; porta-malas, 510 l; tanque, 50 l; peso 1.062 kg
4º Fiat Cronos Drive 1.8 AT
Preço: R$ 69.990 / preço PcD: R$ 54.655
Dono de um porta-malas de 525 litros e alerta de mudança involuntária de faixa como item exclusivo no pacote de equipamentos, o Cronos largou bem no comparativo.
Além disso, sua posição de dirigir elevada é um fator que facilita o acesso à cabine para quem usa cadeira de rodas (virtude que o Logan também tem).
O Fiat ainda faz boa figura no estilo e no acabamento, por fora e por dentro. Mas perdeu pontos ao limitar o número de airbags aos dois obrigatórios e por ter custos de manutenção entre os mais altos do mercado.
Com o gasto de R$ 4.012 nas revisões até 60.000 km, ele só foi mais econômico que City (R$ 5.231) e Virtus (R$ 4.734), enquanto HB20S se destacou como o mais barato (R$ 2.899).
Seu motor 1.8 E.torQ apresenta vistosos 139 cv de potência e 19,3 mkgf de torque (com etanol), mas na pista conseguiu um rendimento apenas na média do segmento.
E pesa contra ele o fato de já ter substituto – um novo motor da família Firefly 1.3, previsto para chegar ao Cronos no início de 2021. Por isso, o quarto lugar ficou de bom tamanho.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 12,2
0 a 1.000 m (s – km/h) – 33,4 / 158,8
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5,2
De 60 a 100 km/h (s) – 7
De 80 a 120 km/h (s) – 6,9
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 14,1/25,1/55,7
Consumo
Urbano (km/l) – 12,3
Rodoviário (km/l) – 14
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 45,1/69,2
80/120 km/h (dBA) – 64,8/70,4
Seu Bolso
Preço/preço PcD (R$) – 69.990/54.655
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 4.012
Seguro (R$) – 1.867
Concessionárias – 600
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cilindros, 1.598 cm³, 16V, 117/110 cv a 5.750 rpm, 16,5/16,5 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 195/65 R15
Dimensões: comprimento, 448,2 cm; largura, 175,1 cm; altura, 147,2 cm; entre-eixos, 265,1 cm; porta-malas, 521 l; tanque, 52 l; peso 1.192 kg
3º Hyundai HB20S 1.6 AT Vision
Preço: R$67.390 / preço PcD: R$ 51.890
No conjunto, o HB20S perde para Onix Plus e Virtus pelo espaço interno menor e pelo pacote de equipamentos mais pobre, que inclui rodas de aço e apenas dois airbags.
O Hyundai traz apenas os itens presentes na maioria dos rivais: ESP, ar-condicionado, piloto automático e central multimídia (compatível com Apple CarPlay e Android Auto).
O HB20S se garante no terceiro lugar com uma boa relação custo/benefício. Seus gastos com seguro (R$ 1.487) e revisões (R$ 2.899) são os menores do comparativo.
E, com os descontos, o preço de tabela R$ 67.390 cai para R$ 51.890, o segundo menor do grupo. Além disso, ele é o único com cinco anos de garantia.
Na pista, seu rendimento foi apenas intermediário com o tempo de 11,1 segundos no 0 a 100 km/h e médias de 11,3 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada.
Nas frenagens, porém, ele se destacou: vindo a 80 km/h, parou em 24,4 metros. Foi o melhor nessa prova. No lançamento, seu design exterior dividiu opiniões, mas o interior agradou pelo visual e pela ergonomia.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 11,9
0 a 1.000 m (s – km/h) – 32,3 / 162,9
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 4,8
De 60 a 100 km/h (s) – 6,2
De 80 a 120 km/h (s) – 7,5
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 13,4/24,4/55,8
Consumo
Urbano (km/l) – 11,3
Rodoviário (km/l) – 16,5
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 37,7/68,2
80/120 km/h (dBA) – 63,7/70,2
Seu Bolso
Preço/preço PcD (R$) – 67.390/51.890
Garantia (anos) – 5
Revisões até 60.000 km (R$) – 2.899
Seguro (R$) – 1.487
Concessionárias – 211
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cilindros, 1.591 cm³, 16V, 130/123 cv a 6.000 rpm, 16,8/16,3 mkgf a 5.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: comprimento, 426 cm; largura, 172 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 253 cm; porta-malas, 475 l; tanque, 50 l; peso 1.055 kg
2º VW Virtus Sense 1.6 MSI
Preço: R$ 68.490 / preço PcD: R$ 54.045
O ponto em que o Virtus mais se destaca é o consumo. O VW obteve as médias de 12,4 km/l (no regime urbano) e 17,8 km/l (no rodoviário).
Ele ficou perto do City, com as médias de 12,5 km/l e 17 km/l, respectivamente). Mas não foi só no consumo que o VW se destacou.
O Virtus se sai bem também quando o assunto é segurança com itens como bloqueio eletrônico de diferencial (exclusivo) e quatro airbags (presentes apenas em Ka e Logan), além de ESP e assistente de partida em rampa (que equipam a maioria dos rivais).
E outra virtude é o tamanho do porta-malas, de 521 litros, com espaço de sobra para uma cadeira de rodas (só perde para Cronos e City).
O Virtus acomoda cinco passageiros com um pouco de aperto na distância para ombros. Mas a maior crítica recai sobre o excesso de plástico no acabamento do painel e das laterais das portas.
E, na pista de testes, ele foi o pior dos dez sedãs na aceleração de 0 a 100 km/h, com 13,9 segundos.
Mas demonstrou um comportamento dinâmico estável e gostoso de conduzir. No final das contas, ele conquistou o segundo lugar.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 13,9
0 a 1.000 m (s – km/h) – 34,9 / 152,9
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 6,3
De 60 a 100 km/h (s) – 7,9
De 80 a 120 km/h (s) – 9,9
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 15,4/26,5/42,5
Consumo
Urbano (km/l) – 12,4
Rodoviário (km/l) – 17,8
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 39,4/71,7
80/120 km/h (dBA) – 61,4/68,6
Seu Bolso
Preço/preço PcD (R$) – 68.490/54.045
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 4.295
Seguro (R$) – 1.806
Concessionárias – 540
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cilindros, 1.598 cm³, 16V, 117/110 cv a 5.750 rpm, 16,5/16,5 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 195/65 R15
Dimensões: comprimento, 448,2 cm; largura, 175,1 cm; altura, 147,2 cm; entre-eixos, 265,1 cm; porta-malas, 521 l; tanque, 52 l; peso 1.192 kg
1º Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT (R8G)
Preço: R$ 66.490 / preço PcD: R$ 53.864
Neste comparativo, o Onix Plus ficou em primeiro por ter equipamentos importantes para qualquer usuário, mas principalmente para os que têm necessidades especiais.
Um deles é o sistema de monitoramento OnStar, que pode ajudar em casos de emergência.
Outro é a conexão Wi-Fi via uma rede 4G – para usufruir desses recursos, é necessário pagamento mensal que varia de acordo com o pacote de serviços. Os valores mínimos são de R$ 29, a internet, e R$ 69,90, o OnStar.
Além desses serviços, Onix Plus é o único do comparativo com seis airbags.
E, na pista de testes, ele conseguiu os melhores números de 0 a 100 km/h (10,5 segundos) e 80 a 0 km/h (24,7 metros, tecnicamente empatado com o HB20S).
Como a totalidade dos sedãs alinhados aqui, o Chevrolet privilegia o conforto.
Nesse caso, porém, a elevada calibragem dos pneus recomendada pela fábrica (35 libras) deixa a rodagem mais dura e sensível a impactos contra irregularidades no piso.
O pacote de equipamentos que inclui o câmbio automático é o R8G.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 10,5
0 a 1.000 m (s – km/h) – 32,1 / 164,5
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5
De 60 a 100 km/h (s) – 5,7
De 80 a 120 km/h (s) 7,4
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 13,9/24,7/57,4
Consumo
Urbano (km/l) – 11,8
Rodoviário (km/l) – 15,7
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 37,3/65,2
80/120 km/h (dBA) – 68,6/69,2
Seu Bolso
Preço/preço PcD (R$) – 66.490/53.864
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 2.976
Seguro (R$) – 2.046
Concessionárias – 600
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 3 cilindros, 999 cm³, 12V, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf a 3.600 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 195/55 R16
Dimensões: comprimento, 447,4 cm; largura, 173 cm; altura, 147,4 cm; entre-eixos, 260 cm; porta-malas, 469 l; tanque, 44 l; peso 1.117 kg
Obs.: cotações de seguros feitas pela TEx-Teleport com base no perfil QUATRO RODAS (homem, 35 anos, casado, de São Paulo, com garagem em casa e no trabalho) / Todos os testes são feitos com gasolina e se referem aos números obtidos por versões similares às versões PcD