Supercomparativo: colocamos à prova estes 12 SUVs de até R$ 95.000
Fizemos o maior comparativo da história da QUATRO RODAS para revelar quem é quem no segmento de SUVs compactos do Brasil, até R$ 95.000
Nos últimos tempos, não há edição de QUATRO RODAS sem pelo menos um SUV em destaque. Não é para menos. Esse é o segmento que mais cresce no Brasil.
Os lançamentos não param e cada novo modelo chega em diferentes versões de motor, acabamento e conteúdo, o que nos convida a avaliar os carros em suas diferentes configurações, comparando-os com diferentes rivais.
Em janeiro, selecionamos os competidores por faixa de preço (SUVs até R$ 85.000). Em abril, foi a vez do VW T-Cross na versão topo de linha encarar concorrentes em versões completas.
As combinações se multiplicam e cada mudança na lista de modelos produz resultados diferentes.
O Renegade costuma se dar bem entre as versões mais sofisticadas e ficar em desvantagem entre as mais simples, comportamento oposto ao do Kicks, que se destaca entre as opções mais baratas.
Agora, convocamos todos os SUVs compactos do mercado, neste que se tornou o mais numeroso comparativo já realizado pela revista. Foram 12 modelos reunidos.
O único que ficou de fora foi o Suzuki Vitara, porque a fábrica não dispunha do modelo. Nem todos SUVs mostrados nas fotos correspondem às versões consideradas no comparativo (o texto avisa quando isso ocorre). Veja a seguir.
12º. Jeep Renegade Sport – R$ 85.990
Um dos SUVs mais vendidos veio parar na lanterna do comparativo. Mas é fácil explicar. A versão que briga aqui é a de entrada, Sport, e o Renegade vai melhor em níveis superiores, acima dos R$ 100.000.
Em preço, conteúdo e garantia até que ele se defende bem, mas em todos os demais pontos analisados (revisões, seguro, porta-malas, 0 a 100 km/h, consumo urbano e consumo rodoviário) o Jeep ficou na segunda metade dos rankings.
Numa comparação com o Peugeot 2008, penúltimo colocado, o Renegade fica muito para trás nas três provas dinâmicas: foi pior no 0 a 100 km/h (14,4 ante 13,5 segundos), consumo urbano (11 contra 9,6 km/l) e consumo rodoviário (14,3 ante 12 km/l).
Aliás, nestas mesmas três provas o Renegade foi o lanterna – o motor 1.8 é o grande vilão. Mas, ao que tudo indica, a FCA está ciente disso e já prepara uma nova família de motores turbo de baixa cilindrada para seus produtos Fiat e Jeep.
Fonte ligada à marca diz que o Renegade com essa nova motorização estreia no segundo semestre de 2020. Antes tarde do que nunca.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 14,4
0 a 1.000 m (s – km/h) – 35,4 / 148,4
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 6,1
De 60 a 100 km/h (s) – 8,1
De 80 a 120 km/h (s) 10,4
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 18,2/31,7/75
Consumo
Urbano (km/l) – 9,6
Rodoviário (km/l) – 12
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 42/70,4
80/120 km/h (dBA) – 62,4/67,6
Aferição
Vel. real a 100 km/h (km/h) – 95
Rotação do motor a 100 km/h (rpm) – 2.000
Volante – 3 voltas
Seu Bolso
Preço básico (R$) – 85.990
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 4.192
Seguro (R$) – 2.631
Concessionárias – 190
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cilindros, 1.747 cm³, 16V, 139/135 cv a 5.750 rpm, 19,2 mkgf a 3.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), McPherson (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 225/55 R18
Dimensões: comprimento, 423 cm; largura, 180 cm; altura, 166 cm; entre-eixos, 257 cm; porta-malas, 320 l; tanque, 60 l; peso 1.432 kg
11º. Peugeot 2008 Griffe – R$ 89.990
O melhor desempenho do 2008 ocorreu em consumo rodoviário. Ele foi o quarto colocado (14,3 km/h). Nos demais itens, o Peugeot acabou em sexto lugar em preço (estimado em R$ 91.000) e consumo urbano (11 km/l).
Em todos os outros quesitos, o 2008 frequentou a metade inferior dos rankings levantados. Seus custos com seguro e revisões estão entre os mais altos e ele é dono de um dos conteúdos mais básicos.
No que diz respeito à segurança, o 2008 traz seis airbags, mas não dispõe de ESP. Em relação ao conforto, o Peugeot é o único com ar-condicionado bizona.
Mas fica devendo recursos como comandos de mudanças de marcha no volante, painel digital e sensor de abertura do porta-malas, presentes em alguns dos rivais.
O 2008 é um dos projetos mais antigos deste comparativo e o que menos evoluiu. Lançado em 2015, ele é contemporâneo de Renegade e HR-V.
Mas esses dois receberam melhorias mais consistentes nos últimos tempos, enquanto o 2008 apresentou mudanças discretas, como a nova frente na linha 2020. No final da análise, o 2008 ficou em 11º lugar.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 13,5
0 a 1.000 m (s – km/h) – 34,8 – 152,2
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 6
De 60 a 100 km/h (s) – 7,5
De 80 a 120 km/h (s) – 9,6
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 15,6/27,3/60,2
Consumo
Urbano (km/l) – 11
Rodoviário (km/l) – 14,3
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 41,6/71,4
80/120 km/h (dBA) – 62,3/68,9
Aferição
Vel. real a 100 km/h (km/h) – 99
Rotação do motor a 100 km/h (rpm) – 2.400
Volante – 3 voltas
Seu Bolso
Preço básico (R$) – R$ 89.990
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 3.652
Seguro (R$) – 3.007
Concessionárias – 95
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.587 cm³, 16V, 118/115 cv a 5.750 rpm, 16,1/16,1 mkgf a 4.750/4.000 rpm
Câmbio: automático, 6 m, tração diant.
Direção: elétrica Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 205/60 R16
Dimensões: compr., 415,9 cm; larg., 173,9 cm; alt., 158,3 cm; entre-eixos, 254,2 cm; porta-malas, 355 l; tanque, 55 l; peso 1.248 kg
10º. Chevrolet Tracker LT – R$ 92.590
O Tracker oscilou entre pontos fortes e fracos diante dos concorrentes. Na pista de testes, por exemplo, ele foi o mais rápido do comparativo nas provas de 0 a 100 km/h com o tempo de 9,4 segundos.
Mas, na hora de medir o porta-malas, o Chevrolet apresentou a menor capacidade entre os rivais: 306 litros contra 437 litros do Captur, o primeiro nesse item.
Nos demais aspectos considerados, a variação não foi tão grande, mas ele se manteve nas posições intermediárias, balançando entre prós e contras.
Seu preço é um dos mais altos do comparativo, mas o seguro ficou entre os mais baixos. Em relação aos equipamentos, assim como o 2008, o Tracker traz o básico para a categoria, incluindo ESP, mas com apenas dois airbags (obrigatórios).
Sem câmera de ré mas com sistema start-stop, a versão considerada é a LT 1.4T, que é bem mais simples que a versão especial Midnight fotografada. Mesmo sem as rodas de liga leve pretas e os bancos de couro, o Tracker é um SUV gostoso de dirigir e tem bom padrão de acabamento.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 9,4
0 a 1.000 m (s – km/h) – 30,9 – 170,9
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 4
De 60 a 100 km/h (s) – 5
De 80 a 120 km/h (s) – 6,8
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 16,9/29,2/67,5
Consumo
Urbano (km/l) – 10,4
Rodoviário (km/l) – 14
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 39,5/70,8
80/120 km/h (dBA) – 65,1/68,5
Aferição
Vel. real a 100 km/h (km/h) – 97,8
Rotação do motor a 100 km/h (rpm) – 2.000
Volante – 3 voltas
Seu Bolso
Preço básico (R$) – 92.590
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 3.612
Seguro (R$) – 2.438
Concessionárias – 600
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.399 cm³, 16V, turbo, 153/150 cv a 5.200 rpm, 24,5/24 mkgf a 2.000 rpm
Câmbio: automático, 6 m, tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 215/55 R18
Dimensões: compr., 425,8 cm; larg., 177,6 cm; alt., 167,8 cm; entre-eixos, 255,5 cm; porta-malas, 306 l; tanque, 53 l; peso 1.372 kg
9º. Honda HR-V LX – R$ 94.400
Acostumado com as primeiras posições em outros comparativos, o HR-V, desta vez, veio parar na nona colocação. O que houve?
Neste comparativo, cujo teto de valor eram os R$ 94.490 do T-Cross, o HR-V briga com a versão de entrada, LX – então, não se iluda com a EXL aqui do lado, única que a Honda tinha disponível para nossa sessão de fotos.
Faz a fama da marca a robustez e o alto valor de revenda de seus carros, mas aqui o que mais pesou foi a péssima relação custo/benefício.
Por R$ 92.500, o HR-V LX é apenas R$ 1.990 mais barato que o T-Cross, mas enquanto nos rankings de conteúdo e revisões o VW é o primeiro colocado, o Honda amarga a lanterna em ambos.
Em revisões, a discrepância é ainda maior: a cesta do T-Cross sai por R$ 1.989 e a do HR-V por R$ 5.078, ou seja, 155,3% mais cara.
O HR-V LX carrega uma peculiaridade dentro do comparativo: o fato de a Honda ser a única marca que não divulga o preço das revisões até 60.000 km, o que nos levou a fazer uma média entre os valores apurados em três concessionárias.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 11,7
0 a 1.000 m (s – km/h) – 33 – 164
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5,4
De 60 a 100 km/h (s) – 6,3
De 80 a 120 km/h (s) – 8,2
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 14,7/26,2/60,3
Consumo
Urbano (km/l) – 11,7
Rodoviário (km/l) – 14,3
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 39,8/72,9
80/120 km/h (dBA) – 63,7/69,5
Aferição
Vel. real a 100 km/h (km/h) – 99
Rotação do motor a 100 km/h (rpm) – 1.700
Volante – 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico (R$) 94.400
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 5.078
Seguro (R$) – 2.790
Concessionárias – 219
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.799 cm³, 16V, 139/140 cv a 6.300/6.500 rpm, 17,3/17,4 mkgf a 5.000/4.800 rpm
Câmbio: CVT, 7 m, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 215/55 R17
Dimensões: compr., 432,9 cm; larg., 177,2 cm; alt., 158,6 cm; entre-eixos, 252 cm; porta-malas, 431 l; tanque, 51 l; peso 1.276 kg
8º. Renault Captur Intense – R$ 90.690
Nem sempre competidores de um mesmo segmento se enfrentam com armas parecidas. Captur e Eco, por exemplo, aplicam seus golpes e se esquivam na fraqueza e na força um do outro.
A cabine simplória, com boa parte dos comandos herdados do Duster, desaponta quem faz questão de materiais agradáveis ao toque e aos olhos – os plásticos são rígidos, brilhantes e com múltiplas texturas.
O espaço, em contrapartida, é vasto: com 437 litros, o Captur é o campeão no ranking de porta-malas.
A cesta de revisões até 60.000 km custa R$ 3.106, a mais barata dentre os franceses (R$ 3.588 o C4 Cactus e R$ 3.652 o Peugeot 2008) e terceira na geral, perdendo apenas para a do T-Cross (R$ 1.989) e do Kicks (R$ 2.710).
Captur e Renegade não são para quem valoriza o prazer ao dirigir. Ambos empataram na última posição na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, com 14,4 segundos.
Para piorar, o Captur é um beberrão: com médias de 10,1 e 13,2 km/l, ficou na penúltima posição nos rankings de consumo urbano e rodoviário.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 14,4
0 a 1.000 m (s – km/h) – 35,9 – 144,3
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 6
De 60 a 100 km/h (s) – 8,3
De 80 a 120 km/h (s) – 11,6
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 15,7/26,9/63,9
Consumo
Urbano (km/l) – 10,1
Rodoviário (km/l) – 13,2
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 40,8/71,8
80/120 km/h (dBA) – 62,8/67,9
Aferição
Vel. real a 100 km/h (km/h) – 96,6
Rotação do motor a 100 km/h (rpm) – 2.250
Volante – 3,2 voltas
Seu Bolso
Preço básico (R$) – 90.690
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 3.106
Seguro (R$) – 2.499
Concessionárias – 295
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.597 cm³, 16V, 120/118 cv a 5.500 rpm, 16,2/16,2 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: CVT, 6 m, tração diant.
Direção: eletro-hidráulica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 215/60 R17
Dimensões: compr., 432,9 cm; larg., 181,3 cm; alt., 161,9 cm; entre-eixos, 267,3 cm; porta-malas, 437 l; tanque, 50 l; peso 1.286 kg
7º. Ford EcoSport Freestyle – R$ 91.890
O EcoSport já dominou a cena entre os SUVs compactos. Mas a Ford dormiu no ponto: a concorrência cresceu (em quantidade e porte), modernizou–se e hoje o EcoSport briga no pelotão intermediário.
No campo das análises objetivas, foi mal em revisões, com um gasto total projetado de R$ 4.598 até 60.000 km – só o HR-V, com R$ 5.078, é mais caro de manter.
No teste de consumo rodoviário, no entanto, o Eco foi o terceiro melhor do comparativo, com média de 14,6 km/l de gasolina. Na cidade, onde registrou média de 10,6 km/l, o Eco alcançou apenas a sétima posição.
Apesar de uma aceleração de 0 a 100 km/h em medianos 12,6 segundos, o Eco é dono de uma boa qualidade de direção: a calibragem da suspensão garante estabilidade e conforto, e o carro responde rápido aos movimentos de volante e pedais.
O acabamento superior (materiais e montagem são de boa qualidade) agrada, mas não compensa a pior oferta de espaço do comparativo: a carroceria com apenas 4,1 metros (4,27 m com estepe) é a menor dentre os 12 competidores.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 12,6
0 a 1.000 m (s – km/h) – 34,6 – 145,6
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5,7
De 60 a 100 km/h (s) – 7,3
De 80 a 120 km/h (s) – 10,3
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 17,1/28,6/66
Consumo
Urbano (km/l) – 10,6
Rodoviário (km/l) – 14,6
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 41,9/64,9
80/120 km/h (dBA) – 63,2/69,2
Aferição
Vel. real a 100 km/h (km/h) – 96,9
Rotação do motor a 100 km/h (rpm) – 2.200
Volante – 2,5 voltas
Seu Bolso
Preço básico (R$) – 91.890
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 4.598
Seguro (R$) – 2.586
Concessionárias – 365
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 1.497 cm³, 12V, 137/130 cv a 6.500 rpm, 16,2/15,6 mkgf a 4.500 rpm
Câmbio: automático 6 m, tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/60 R16
Dimensões: compr., 426,9 cm; larg., 176,5 cm; alt., 169,3 cm; entre-eixos, 251,9 cm; porta-malas, 356 l; tanque, 52 l; peso 1.272 kg
6º. Citroën C4 Cactus Feel Pack – R$ 87.490
Outro recém-chegado, o C4 Cactus por pouco não entrou no comparativo com a versão Shine 1.6 THP (turbo), de R$ 95.990.
Mas regras são regras e aqui está o C4 Cactus Feel Pack, com motor 1.6 aspirado, a melhor versão que a marca oferece até o limite de R$ 94.490, preço do T-Cross, o balizador do comparativo.
Mais para um hatch médio aventureiro que para SUV compacto, o C4 Cactus sofre com o porta-malas pequeno, de apenas 320 litros.
Assim como seus companheiros do segundo pelotão do ranking de porta-malas (EcoSport, 356; 2008, 355; Tiggo 5X, 340; Renegade, 320; e Tracker, 306), ele é contraindicado para famílias que precisam de espaço para bagagem.
Performance e economia também não são a praia do C4, mas ele se defende bem nos custos diretos.
É o quarto melhor no item preço (R$ 87.490), sexto em revisões (R$ 3.588) e terceiro em seguro (R$ 2.391) e terceiro em conteúdo (tem chave presencial, painel digital, airbags laterais, rodas aro 17 e sensor de chuva). A garantia está alinhada com o da maioria dos rivais, três anos.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 13
0 a 1.000 m (s – km/h) – 34,5 – 152,6
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5,7
De 60 a 100 km/h (s) – 7,2
De 80 a 120 km/h (s) – 9,1
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 14,2/25,5/58,3
Consumo
Urbano (km/l) – 10,6
Rodoviário (km/l) – 13,6
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 42/70,5
80/120 km/h (dBA) – 62,9/69,8
Aferição
Vel. real a 100 km/h (km/h) – 97
Rotação do motor a 100 km/h (rpm) – 2.000
Volante – 3 voltas
Seu Bolso
Preço básico (R$) – 87.490
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 3.588
Seguro (R$) – 2.391
Concessionárias – 109
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.587 cm³, 16V, 118/115 cv a 5.750 rpm, 16,1/16,1 mkgf a 4.750/4.000 rpm
Câmbio: automático, 6 m, tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: compr., 417 cm; larg., 171 cm; alt., 156 cm; entre-eixos, 260 cm; porta-malas, 320 l; tanque, 55 l; peso 1.225kg
5º. JAC T50 Pack 3 – R$ 89.990
Um ditado na indústria fala que, para conquistar os mercados do Ocidente, os japoneses precisaram de 20 anos, os coreanos levaram dez anos e os chineses vão fazer isso em cinco anos.
Ninguém falou quando a contagem do prazo começou, mas pelo que vimos no comparativo, o tempo de espera dos chineses deve estar acabando.
No quinto lugar deste comparativo de 12 SUVs, o T50 ainda se apoia muito na relação custo/benefício para atrair compradores, como os chineses sempre fizeram.
O JAC é um dos SUVs mais baratos ao mesmo tempo que conta com a maior garantia de fábrica (seis anos) e um dos pacotes de equipamentos mais completos. Mas seu sucesso não se resume somente a esse tipo de atrativo.
O T50 se destacou no espaço interno, particularmente no porta-malas de 400 litros, e nas medições de consumo urbano, com a média de 15,1 km/l.
Ele ainda exibe deficiências no acabamento, não é flex e pesa no orçamento do proprietário no que diz respeito aos custos de seguro e revisões. Mas sem dúvida ele representa uma conquista para a JAC.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 13,5
0 a 1.000 m (s – km/h) – 35,1 – 150
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5,8
De 60 a 100 km/h (s) – 7,3
De 80 a 120 km/h (s) – 8,7
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 14,9/27,3/62,8
Consumo
Urbano (km/l) – 15,1
Rodoviário (km/l) – 13,9
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 49,7/70,1
80/120 km/h (dBA) – 63,8/69,3
Aferição
Vel. real a 100 km/h (km/h) – 98
Rotação do motor a 100 km/h (rpm) – 2.600
Volante – 2,9 voltas
Seu Bolso
Preço básico (R$) – 89.990
Garantia (anos) – 6
Revisões até 60.000 km (R$) – 3.944
Seguro (R$) – 2.727
Concessionárias – 41
FICHA TÉCNICA
Motor: gasolina, diant., transv., 4 cil., 1.590 cm³, 16V, 138 cv a 6.000 rpm, 17,1 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: CVT, 6 m, tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 205/55 R16
Dimensões: compr., 434,5 cm; larg., 176,5 cm; alt., 164 cm; entre-eixos, 256 cm; porta-malas, 400 l (estimado); tanque, 45 l; peso 1.320 kg
4º. Hyundai Creta Pulse Plus – R$ 92.990
Ao contrário de SUVs como Renegade e Kicks, que apresentam resultados diferentes dependendo da versão e dos rivais confrontados, o Creta tem apresentado regularidade nos comparativos independentemente da configuração.
Foi assim na edição de janeiro (quando ficou em primeiro com a versão Smart), de abril (segundo, Prestige) e agora (com a Pulse) ele conquista o quarto lugar.
Entre seus atributos estão o espaço interno, com destaque para o tamanho do porta-malas (431 litros), o tempo de garantia (cinco anos) e o custo das revisões (R$ 3.217, o quarto mais em conta).
O Creta tem qualidade construtiva superior e acabamento interno que emprega materiais simples mas bem confeccionados e um projeto bem executado.
Seu pacote de equipamentos fica em um patamar intermediário na comparação com os concorrentes. Ele não é tão completo quanto o T-Cross. Tem só dois airbags.
Mas supera HR-V, 2008 e Tracker, com itens como sistema start-stop, sensores de luz, estacionamento e pressão dos pneus e câmera de ré entre outros.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 12,6
0 a 1.000 m (s – km/h) – 34,2 – 148,9
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5,5
De 60 a 100 km/h (s) – 6,9
De 80 a 120 km/h (s) – 9,5
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 16,4/28,2/64,6
Consumo
Urbano (km/l) – 10,3
Rodoviário (km/l) – 13,7
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 38,2/64,4
80/120 km/h (dBA) – 65,2/70
Aferição
Vel. real a 100 km/h (km/h) – 98,7
Rotação do motor a 100 km/h (rpm) – 2.100
Volante – 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico (R$) – 92.990
Garantia (anos) – 5
Revisões até 60.000 km (R$) – 3.217
Seguro (R$) – 3.018
Concessionárias – 211
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.591 cm³, 16V, 130/123 cv a 6.000 rpm, 16,5/16 mkgf a 4.500 rpm
Câmbio: automático, 6 m, tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 215/60 R17
Dimensões: compr., 427 cm; larg., 178 cm; alt., 163,5 cm; entre-eixos, 259 cm; porta-malas, 431 l; tanque, 55 l; peso 1.359 kg
3º. Caoa Chery Tiggo 5X T – R$ 86.990
Junto com o T50, o Tiggo 5X é um bom exemplo de que alguns chineses evoluíram. À primeira vista, o Tiggo 5X impressiona pelo design, que revela caráter próprio, coisa de marca que já desenvolveu sua identidade visual.
Você pode até não gostar do estilo, mas não consegue dizer que o visual do Tiggo 5X foi copiado de outra marca.
É verdade que há um certo exagero de cromados e brilhos, por fora e por dentro. Mas há um sinal de que a sofisticação não fica somente no visual.
Ao entrar no Tiggo, não se sente aquele cheiro característico de plástico (compostos fenólicos) comum nos chineses e que ainda se percebe no T50. Isso demonstra que os materiais de acabamento têm qualidade superior.
Neste comparativo, o Chery surpreendeu quem o dirigiu e mostrou sua superioridade em vários rankings.
Em custos (foi primeiro no valor do seguro, o terceiro em preço e o quinto nos gastos com revisões), na aceleração de 0 a 100 km/h (o segundo mais rápido com 10,6 segundos), no consumo urbano (o quinto com 11,2 km/l) e no pacote de equipamentos (em quarto lugar).
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 10,6
0 a 1.000 m (s – km/h) – 31,8 – 165,9
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 4,5
De 60 a 100 km/h (s) – 5,7
De 80 a 120 km/h (s) – 7,5
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 13,4/24,7/54,6
Consumo
Urbano (km/l) – 11,2
Rodoviário (km/l) – 13,5
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 42/70,5
80/120 km/h (dBA) – 61/68,1
Aferição
Vel. real a 100 km/h (km/h) – 100
Rotação do motor a 100 km/h (rpm) – 2.250
Volante – 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico (R$) – 86.990
Garantia (anos) – 3 (5 para motor e câmbio)
Revisões até 60.000 km (R$) – 3.391
Seguro (R$) – 2.246
Concessionárias – 80
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.496 cm³, 16V, turbo, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4/21,4 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: automatizado de dupla embr., 6 m, tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 225/55 R18
Dimensões: compr., 433,8 cm; larg., 183 cm; alt., 164,5 cm; entre-eixos, 263 cm; porta-malas, 340 l; tanque, 57 l; peso 1.424 kg
2º. Nissan Kicks SV Pack Plus – R$ 94.390
O Kicks foi terceiro colocado no compara de janeiro, na versão S, quinto em abril na versão SL Pack Tech, e agora faturou o segundo lugar na versão SV Pack.
A explicação para esse desempenho irregular está no fato de que, apesar de ser o mesmo modelo alinhado em todos os confrontos, cada uma dessas versões tem preço, acabamento e conteúdo diferentes.
E, além disso, em cada ocasião, o Nissan enfrentou concorrentes igualmente mutantes. Neste comparativo, o Kicks somou pontos pela regularidade de seu desempenho nos diferentes quesitos analisados.
Ele foi o segundo melhor em porta-malas (432 litros) e gasto com revisões (R$ 2.710) e o quarto melhor em aceleração de 0 a 100 km/h (11,4 segundos) e consumo urbano (11,4 km/l).
Seu maior rendimento foi em consumo rodoviário (15,3 km/l), ao se revelar o mais econômico do confronto. E o pior resultado aconteceu na apuração do custo de aquisição.
Ao preço sugerido de R$ 94.390, ele ficou tecnicamente empatado com o T-Cross (R$ 94.490), como o mais caro da turma.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 11,4
0 a 1.000 m (s – km/h) – 33,6 – 153,1
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5
De 60 a 100 km/h (s) – 6,6
De 80 a 120 km/h (s) – 9,2
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 17,8/31/71
Consumo
Urbano (km/l) – 11,4
Rodoviário (km/l) – 15,3
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 47,7/74,2
80/120 km/h (dBA) – 65,1/70,2
Aferição
Vel. real a 100 km/h (km/h) – 94,8
Rotação do motor a 100 km/h (rpm) – 1.750
Volante – 3,2 voltas
Seu Bolso
Preço básico (R$) – 94.390
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 2.710
Seguro (R$) – 2.444
Concessionárias – 160
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.587 cm³, 16V, 114/114 cv a 5.600 rpm, 15,5/15,5 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: CVT, 6 m, tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/50 R16
Dimensões: compr., 429 cm; larg., 176 cm; alt., 159 cm; entre-eixos, 261 cm; porta-malas, 432 l; tanque, 41 l; peso 1.129 kg
1º. Volkwagen T-Cross 200 TSI – R$ 94.490
Por absorverem o que há de bom e expurgar o que há de ruim na concorrência, modelos estreantes largam em comparativos com a obrigação moral de vencer.
Foi assim com o T-Cross, que ganhou este com certa facilidade. Por R$ 94.490 ele é o mais caro, mas é bom lembrar que oito dos 12 SUVs aqui reunidos custam acima dos R$ 90.000.
E mais: o T-Cross esteve entre as três primeiras posições em seis dos nove itens objetivos analisados – foi mal apenas em preço (12o) e mediano em porta-malas (6o) e garantia (3o, empatado com outros oito rivais).
Não se iluda com o visual do T-Cross Comfortline das fotos, pois a versão considerada foi a 200 TSI, de entrada.
O pacote de itens de série é bom, com airbags laterais e de cortina, ESP, volante multifuncional e multimídia. O T-Cross tem as três primeiras revisões gratuitas – não à toa, saiu-se vencedor nesse item, com um pacote 26,6% mais barato que o do Kicks, o segundo colocado.
Para finalizar, o T-Cross ganhou nota máxima (para adultos e crianças) nos testes de colisão do Latin NCAP.
TESTE
Aceleração
0 a 100 km/h (s) – 11,3
0 a 1.000 m (s – km/h) – 32,7 – 160,2
Retomadas
De 40 a 80 km/h (s) – 5
De 60 a 100 km/h (s) – 6,3
De 80 a 120 km/h (s) – 7,6
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 (s) – 14,3/24,9/56,4
Consumo
Urbano (km/l) – 11,8
Rodoviário (km/l) – 14,7
Ruído interno
Neutro/RPM máx. (dBA) – 37,5/68,3
80/120 km/h (dBA) – 60,5/66,4
Aferição
Vel. real a 100 km/h (km/h) – 98
Rotação do motor a 100 km/h (rpm) – 2.000
Volante – 3 voltas
Seu Bolso
Preço básico (R$) – 94.490
Garantia (anos) – 3
Revisões até 60.000 km (R$) – 1.989
Seguro (R$) – 2.318
Concessionárias – 540
FICHA TÉCNICA
Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 999 cm³, 12V, turbo, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4/20,4 mkgf a 2.000 rpm
Câmbio: automático, 6 m, tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 205/60 R16
Dimensões: compr., 419,9 cm; larg., 175,1 cm; alt., 156,8 cm; entre-eixos, 265,1 cm; porta-malas, 373 l; tanque, 52 l; peso, 1.190 kg
Veredicto QUATRO RODAS
Na amostra considerada, encontramos opções com pontos fortes e fracos em diferentes aspectos. Mas, analisando esses 12 SUVs, fizemos uma radiografia que mostra quais deles têm maiores possibilidades de atender às expectativas dos consumidores.
Do primeiro ao último colocado, a classificação foi a seguinte: T-Cross, Kicks, Tiggo 5X, Creta, T50, C4 Cactus, EcoSport, Captur, HR-V, Tracker, 2008 e Renegade.