Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Revisão do barulho

Por Redação
1 abr 2014, 13h58
654_longagolf_01
Uma das viagens do Golf durante os 60.000 km (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Por Péricles Malheiros

18 136 km

Com sua transmissão de dupla embreagem em caixa seca, o Golf faz barulho metálico ao rodar sobre piso irregular (paralelepípedo, principalmente). Em 2013, no lançamento do A3 (modelo que utiliza a base mecânica do Golf), notamos o mesmo ruído que, à época, a Audi definiu como característica do projeto. Resposta parecida foi dada pela Volkswagen na edição anterior a esta, na seção Autodefesa. “O ruído percebido em pisos irregulares e baixas velocidades não afeta a durabilidade do veículo nem a segurança”, disse a VW em resposta aos leitores que, assim como a gente, se incomodaram com a barulheira metálica do Golf com DSG. Por via das dúvidas – e seguindo a recomendação da própria fábrica –, pediremos uma verificação durante a segunda revisão, que, aliás, já se aproxima. Por ora, vamos falar da primeira, realizada logo após o fechamento da última edição.

A parada dos 10000 km correu por conta da autorizada paulistana Frankfurt. Nada de complicado: o plano de manutenção prevê apenas a troca de óleo do motor e filtro – na nota fiscal, porém, constava ainda higienização do ar-condicionado e líquido limpador do para-brisa. No site da fábrica, o valor sugerido da revisão é de 220 reais, mas ao chegar no caixa da Frankfurt, a surpresa: 460 reais. Reclamamos e conseguimos um desconto de 90 reais. “O preço do site está errado. Os 220 reais não pagam nem o óleo”, disse o gerente da autorizada.Aos 370 reais da revisão somaram-se ainda 140 reais do alinhamento e balanceamento e 25 reais de uma lavagem que não pedimos nem autorizamos.

Consultada sobre a diferença entre o preço sugerido em seu site e o praticado na Frankfurt, a Volkswagen disse: “Os valores divulgados no site estão corretos, mas são apenas sugeridos. A rede tem liberdade para cobrar mais ou conceder descontos. No entanto, quando apenas a manutenção básica é solicitada, os serviços adicionais deverão ser previamente autorizados pelo cliente. Caso isso não ocorra, ele tem direito ao reembolso do valor excedente”. A marca ainda ressaltou que a primeira e a segunda revisões têm a mão de obra gratuita.

Vale lembrar que a Frankfurt não cobrou a montagem do par de pneus que compramos fora da concessionária (a 510 reais cada um) para substituir os que estavam com bolha. Ao entregar o carro, a consultora técnica da Frankfurt disse: “Notamos um ruído na traseira e substituímos o par de amortecedores em garantia”. Liberado, o Golf caiu na estrada.

Continua após a publicidade

Companheiro do editor Péricles Malheiros em suas férias, o carro engordou 8 000 km em 22 dias. “Rodei por São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e o maior incômodo foi um pneu traseiro furado”, diz Péricles. Tanta quilometragem também serviu para que o editor notasse outras características. “Na mesma viagem, dirigi um trecho de madrugada, a uma temperatura de 18 ºC, e logo depois, à tarde, a até 35,5 ºC. A perda de desempenho com o ar ambiente aquecido é clara, com retardo de resposta nas reduções de marcha muito maior”, diz. Ainda assim, o motor 1.4 turbo arrancou elogios do editor: “O consumo de gasolina na casa dos 13 km/l e o tanque de 50 litros resultam numa autonomia de mais de 600 km, obrigando a menos paradas para abastecimento”.

Consumo

No mês (8,7% na cidade) – Gasolina 11,4 km/l

Desde dez/13 (15,8% na cidade) – Gasolina 10,3 km/l

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.