Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Rede furada

Por Péricles Malheiros 50 713 km Sempre que uma revisão programada se aproxima, fazemos o mesmo processo de um consumidor: elegemos uma concessionária, agendamos a data e deixamos o carro para a manutenção. É a melhor maneira de ganhar tempo, certo? Não se a autorizada em questão for a Peugeot Paris-Morumbi. Nosso repórter visual Eduardo […]

Por Redação
12 set 2014, 21h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Péricles Malheiros

    50 713 km

    Sempre que uma revisão programada se aproxima, fazemos o mesmo processo de um consumidor: elegemos uma concessionária, agendamos a data e deixamos o carro para a manutenção. É a melhor maneira de ganhar tempo, certo? Não se a autorizada em questão for a Peugeot Paris-Morumbi. Nosso repórter visual Eduardo Campilongo, acostumado a levar os carros da frota para as revisões, diz: “Foi um dos piores atendimentos que já recebi. Nenhuma pergunta sobre a necessidade de um reparo extra ou se eu iria esperar. Nada. O consultor, grosseiro, mais parecia um manobrista de vallet, apressado em me dispensar e levar o carro para o interior da oficina. Só deu tempo de pedir a ele que também fizesse alinhamento, balanceamento e rodízio e perguntar quando o carro ficaria pronto”. A resposta teve o mesmo tom do atendimento: “Não tenho como saber. A oficina está lotada”. O repórter lembrou ao consultor que havia feito o agendamento justamente para não perder tempo com o carro parado em manutenção. “É como eu acabei de dizer: a oficina está muito cheia.”

    Dois dias depois de receber o 208, a Paris ligou avisando que o carro estava pronto. Na retirada, nova demonstração de como não atender um cliente: “Não fiz alinhamento, balanceamento e rodízio porque os quatro pneus estão carecas. Um jogo sai por R$ 2 016”, disse o consultor. Dispensamos a oferta, pagamos a conta da revisão (R$ 408, valor sugerido pela fábrica, com troca de óleo e filtro, correia do alternador, velas de ignição e líquido limpador de vidros). Da Paris, fomos direto para a oficina de Fabio Fukuda, nosso consultor técnico. Usando o profundímetro digital, Fukuda comprovou o que nossa planilha de acompanhamento de desgaste dos pneus antecipava: “Os canais estão longe dos TWI, as marcações que indicam o fim da vida útil dos pneus. Aliás, acho que chegarão até o fim do teste”. Por se tratar de um item de segurança, saímos de lá e fomos direto para a Caçula de Pneus, uma loja autorizada da Pirelli, marca dos pneus originais do 208. Queríamos ouvir também a opinião deles. “O desgaste está compatível com a quilometragem. Chegam até 60 000 km, pelo menos”, disse o técnico da loja. Aproveitamos a oportunidade e fizemos lá mesmo o alinhamento, balanceamento e rodízio, por R$ 120. Antes de irmos embora, pedimos um orçamento dos pneus. “O jogo sai por R$ 1 450”, disse o técnico. Conclusão: além de condenar pneus ainda bons, a concessionária Paris tentou nos empurrar um jogo por um valor 39% mais alto do que o da loja.

    Consumo

    No mês: 10,2 km/l com 26,8% de rodagem na cidade

    Desde ago/13: 9,1 km/l com 30,2% de rodagem na cidade

    Continua após a publicidade

    Combustível: etanol

    Custos no mês

    Combustível: R$ 1 110

    Revisão: R$ 408

    Continua após a publicidade

    Alinhamento: R$ 120

    Principais ocorrências

    7 677 km Tampa do teto vibra e faz barulho

    9 618 km Buzina com som rouco e abafado

    Continua após a publicidade

    28 032 km Perda de eficiência do ar-condicionado

    34 196 km Embreagem trepidando nas saídas

    39 327 km Chiado nas pastilhas de freio

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.