As medições de retomada da QUATRO RODAS seguem uma metodologia específica. O objetivo é fazer com que todos os carros sejam submetidos aos mesmos esforços, independentemente do piloto ao volante, para que o motorista não tem como influenciar o resultado.
Com isso, é possível criar um parâmetro a partir do qual diferentes carros, testados em ocasiões distintas, possam ser comparados em igualdade de condições – em situações da vida real, os resultados obtidos sempre irão diferir conforme as condições do carro, do trajeto e do motorista.
Para a coleta de informações sobre velocidade e tempo, é utilizado um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box. Em carros flex, o combustível utilizado é sempre a gasolina, para que modelos flex possam ser comparados com versões movidas apenas a gasolina.
Os testes são feitos na pista da TRW em Limeira (SP), a uma altitude de 660 metros, com os pneus calibrados, o tanque cheio, o ar-condicionado desligado e as janelas fechadas.
São feitas quatro passagens em cada sentido da pista, para anular os efeitos do vento. O resultado divulgado é a média de todas as passagens.
Nos modelos automáticos, as medições são feitas sempre com o câmbio em D (ou S de Sport, se disponível) e o acelerador pressionado até o final do curso.
Modelos automáticos / automatizados / CVT
Modelo | Retomada de 80 a 120 km/h (em D) |
Ford Fiesta Titanium 1.0 turbo Ecoboost AT | 6,5 |
Nissan March 1.6 SL CVT | 7,8 |
Ford Fiesta Titanium 1.6 AT | 8,2 |
Hyundai HB20S 1.6 Premium | 8,3 |
Fiat Uno Way 1.3 Dualogic | 8,8 |
Nissan Versa 1.6 Unique CVT | 8,8 |
Hyundai HB20 1.6 Premium AT | 9,1 |
Chevrolet Onix 1.4 LTZ AT | 10,1 |
Toyota Etios Sedan 1.5 XLS AT | 10,3 |
VW Gol 1.6 iMotion | 10,4 |
Chevrolet Prisma 1.4 LTZ AT | 10,5 |
Chevrolet Onix Activ 1.4 AT | 10,6 |
Toyota Etios 1.5 XLS AT | 11,2 |
Toyota Etios 1.3 X AT | 11,4 |
Renault Logan 1.6 AT | 14,3 |
VW Up! 1.0 iMotion | 14,5 |
Já nas medições feitas com carros manuais, o câmbio é mantido em uma mesma marcha, para que a influência da velocidade e do momento das trocas não interfira na comparação dos resultados – o que torna as medições mais lentas, mas mantendo o mesmo referencial para todos.
Ou seja: aqui, mais importante que os números absolutos é a diferença obtida entre cada carro. Estas diferenças podem não refletir o tempo de uma retomada em situação real, com mudanças de marcha, mas mostram o quanto um carro rende mais que o outro quando submetidos à uma situação idêntica.
Modelos com transmissão manual
Modelo | Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) |
Hyundai HB20 1.0 turbo MT | 11,8 |
VW Speed Up! 1.0 TSI MT | 13,9 |
Hyundai HB20 1.6 MT | 15,8 |
Nissan Versa 1.6 Unique MT | 16,5 |
Toyota Etios 1.5 XLS MT | 16,8 |
VW Gol 1.6 MSI Highline MT | 17,6 |
Hyundai HB20S 1.6 MT | 18 |
Chevrolet Onix 1.4 MT | 18,2 |
VW Voyage 1.6 MSI MT | 18,2 |
Ford Ka 1.5 MT | 19,7 |
VW Fox Pepper 1.6 MSI MT | 20,1 |
Ford Ka+ 1.5 MT | 20,2 |
Ford Fiesta Sport 1.6 MT | 20,7 |
Fiat Palio Essence 1.6 MT | 20,8 |
Fiat Grand Siena Essence 1.0 MT | 21,6 |
Citroën C3 1.5 Puretech MT | 22,1 |
Peugeot 208 1.2 PureTech MT | 22,6 |
Ford Ka+ 1.0 MT | 23,1 |
VW Gol 1.0 2P MT | 23,6 |
Chery Celer 1.5 hatch MT | 24,5 |
Fiat Punto 1.6 MT | 24,9 |
Fiat Uno Way 1.3 Firefly | 25,9 |
Hyundai HB20 1.0 MT | 25,9 |
Chery QQ 1.0 MT | 26,1 |
Chevrolet Onix 1.0 Joy MT | 26,9 |
Kia Picanto 1.0 MT | 27,1 |
VW Up! 1.0 MT | 27,1 |
JAC J2 1.4 JetFlex MT | 27,3 |
VW Fox Bluemotion 1.0 MT | 27,3 |
Fiat Uno Attractive 1.0 Firelfy MT | 27,7 |
Ford Ka 1.0 MT | 28,1 |
VW Gol 1.0 Comfortline MT | 29,3 |
Fiat Mobi Drive 1.0 MT | 29,8 |
Nissan March 1.0 MT | 32,5 |
Fiat Mobi Like On MT | 32,9 |
Fiat Mobi Way On 1.0 MT | 34,6 |
Fiat Palio Attractive 1.0 MT | 37 |