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Ranking de testes: esportivos até R$ 100.000

Os números de aceleração, retomada e frenagem dos modelos esportivos abaixo dos cem mil reais

Por Redação
Atualizado em 9 nov 2016, 15h02 - Publicado em 15 ago 2016, 21h06
Ranking de testes: esportivos até R$ 100.000

As listas a seguir exibem os números de aceleração, retomada (de 80 a 120 km/h) e frenagem (de 120 km/h a 0) dos esportivos à venda no Brasil por até R$ 100.000. Além do nivelamento pelo preço, todos eles possuem câmbio manual.

Antes, vale novamente o esclarecimento: os números obtidos por QUATRO RODAS não têm a pretensão de representar fielmente a realidade – afinal, cada motorista pode obter marcas diferentes conforme sua tocada, o combustível utilizado e as condições do teste (como a altitude e a temperatura).

Nosso objetivo ao levar um automóvel para a pista é avaliá-lo conforme os parâmetros pré-estabelecidos, idênticos para todos, e que servem para que os números obtidos possam ser comparados em igualdade de condições, sem a influência do motorista. Ou seja: mais importante que os números absolutos é a diferença estabelecida entre eles.

Todos os testes são feitos com os pneus calibrados a frio, tanque cheio, vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado, desligado. Nos carros manuais, as marchas são trocadas nas rotações indicadas para cada velocidade. Nos automáticos, a alavanca do câmbio fica em D (ou S, se disponível) e o piloto pressiona o acelerador até o final do curto.

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As medições são obtidas por um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box, mais preciso que o velocímetro do carro (que costuma indicar velocidades maiores que as reais). O combustível utilizado é sempre a gasolina, para que carros flex e não-flex possam ser comparados em condições de igualdade.

O uso do Racelogic V-Box e da gasolina geralmente resultam em números de aceleração inferiores aos obtidos por outras publicações e informes com metodologia diferente. Além disso, são feitos no mínimo três medições em cada sentido da pista (seis no total), para anular os efeitos do vento. Para o cálculo das médias, descarta-se o melhor e o pior dos resultados.

 

Aceleração de 0 a 100 km/h

Mesmo mais pesado, com uma calibragem de motor ligeiramente diferente, com um cavalos a menos de potência quando abastecido com gasolina (165 cv contra 166 cv) e um câmbio com relações mais longas, o DS 3 levou a melhor sobre o 208 GT. Contribuiu para isso o overboost disponível no DS 3, que eleva por alguns instantes o torque de 24,5 para 26,5 mkgf com o pé embaixo a partir da terceira marcha, e os diferentes ajustes no controle de tração. 

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Aceleração de 0 a 100 km/h (com gasolina)
Posição Modelo Tempo (em segundos)
DS 3 1.6 THP MT 7,6
Peugeot 208 GT 1.6 THP MT 8,2
Fiat 500 Abarth 1.4 MultiAir MT 9
Suzuki Swift Sport R 1.6 MT 9,3
Renault Sandero R.S. 2.0 MT 10

 

Retomada de 80 a 120 km/h

Aqui, é importante ressaltar que a medição é feita apenas em 5ª marcha, sem trocas – justamente para eliminar a influência da tocada do motorista nas medições. Com reduções de 5ª para 4ª e posteriores mudanças de marcha, os números de todos os modelos certamente seriam melhores, mas perderiam o referencial de comparação. Em situações idênticas, sem a interferência do acionamento do câmbio, o 208 GT levou a melhor por uma mínima diferença.

Retomada de 80 a 120 km/h (com gasolina)
Posição Modelo Tempo (em segundos)
Peugeot 208 GT 1.6 THP MT 8,2
DS 3 1.6 THP MT 8,3
Renault Sandero R.S. 2.0 MT 8,8
Suzuki Swift Sport R 1.6 MT 10,7
Fiat 500 Abarth 1.4 MultiAir MT 11
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Frenagem de 120 km/h a 0

O baixo peso (1.065 kg, quase 200 a menos que o DS 3) ajudou o Suzuki Swift Sport R a tomar a liderança nas provas de frenagem. Neste tipo de medição, o condutor estabiliza o carro na velocidade de teste, deixa o câmbio em ponto morto ou neutro (para evitar a ação do freio motor) e freia. Antes de cada ensaio, o sistema é resfriado para evitar fadiga nos freios e o comprometimento do desempenho. O resfriamento é feito com o carro em movimento, a 70 km/h, durante cerca de 5 km.

Frenagem de 120 km/h a 0
Posição Modelo Distância (em metros)
Suzuki Swift Sport R 1.6 MT 57,5
DS 3 1.6 THP MT 60
Peugeot 208 GT 1.6 THP MT 60
Renault Sandero R.S. 2.0 MT 63,7
Fiat 500 Abarth 1.4 MultiAir MT 69,3

 

Um dado complementar para as tabelas acima são os preços dos modelos citados. Abaixo, os valores atualizados para o mês de agosto de 2016:

Preços iniciais de tabela
Renault Sandero R.S. 2.0 MT R$ 62.125
Peugeot 208 GT 1.6 THP MT R$ 80.590
DS 3 1.6 THP MT R$ 82.490
Suzuki Swift Sport R 1.6 MT R$ 82.990
Fiat 500 Abarth 1.4 MultiAir MT R$ 94.000
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