Consumo de combustível é um dos assunto mais comentado pelos leitores de QUATRO RODAS. Uma das críticas mais comuns refere-se ao confronto das nossas médias com as que os donos dos carros conseguem obter – ora inferiores, ora superiores às nossas.
O que podemos afirmar: o principal agente nas médias de consumo é o motorista. Por isso, pessoas diferentes SEMPRE irão obter números diferentes no mesmo carro – não apenas por causa da maneira de guiar, mas também devido às variações de terreno, altitude, estado de conservação do veículo e período de rodagem.
Para reduzir ao máximo a influência do motorista em nossas medições, a metodologia de QUATRO RODAS é padronizada, com rotinas específicas que o piloto deve seguir, e sempre realizadas num mesmo local – a pista de testes da TRW em Limeira (SP). Isso elimina as variáveis, e nos ajuda a criar referências a partir das quais diferentes veículos podem ser comparados.
Quando afirmamos que o veículo X fez 12,7 km/l em nosso teste e que o veículo Y fez 11,8 km/l, isso não significa necessariamente que os proprietários dos mesmos carros irão conseguir obter os mesmos números, e sim que, quando submetidos às mesmas condições, o carro X será 7% (ou 0,9 km/l) mais econômico que o Y.
Os ciclos de ensaio são exclusivos da QUATRO RODAS e foram elaborados com base nas normas técnicas NBR 6601 e EU 94/14. Para chegar às médias são feitas diversas passagens. Os carros rodam nos dois sentidos da pista para anular os efeitos que o vento possa vir a ter sobre os resultados. Todos os testes são feitos com os vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado, desligado.
Os pneus são calibrados segundo especificações do fabricante e os tanques são totalmente abastecidos – gasolina no caso de modelos bicombustíveis — salvo exceções, como carros elétricos ou movidos a diesel. A calibragem dos pneus é feita com a borracha fria, com ar, e observando as orientações do manual.
Em todas as passagens, repetimos uma rotina que requer velocidades e passagens de marcha em pontos pré-estabelecidos. Esses dois critérios precisam ser preenchidos em todos os trechos do percurso. Isso garante que o motorista não acelere mais ou menos a cada passagem. E que a pressão no acelerador não varie de motorista para motorista. É isso que garante a repetibilidade do teste.
QUATRO RODAS também descarta os resultados mínimos e máximos das passagens, calculando a média das passagens intermediárias. Na rua, em condições normais, todos nós podemos conseguir consumos diferentes. Há condições de rodagem que podem até favorecer um consumo superior de forma momentânea. Porém, esses resultados são descartados por nós. Lembre-se: padronizamos as condições da medição para obter comparabilidade entre diferentes carros.
Confira abaixo nosso ranking de consumo urbano (com gasolina) para hatches e sedãs compactos. Estão inclusos na lista apenas modelos que estão à venda no mercado, em suas atualizações mais recentes.
Consumo urbano (com gasolina)
1º | VW Speed Up! 1.0 TSI MT | 14,5 km/l |
2º | Fiat Mobi Drive 1.0 Firefly MT | 14,3 km/l |
3º | VW Take Up! 1.0 MT | 14,2 km/l |
– | VW Fox Bluemotion 1.0 MT | 14,2 km/l |
4º | Fiat Uno Attractive 1.0 Firefly MT | 13,7 km/l |
5º | VW Gol Trendline 2P 1.0 MT | 13,2 km/l |
6º | Fiat Uno Way 1.3 Firefly MT | 13,1 km/l |
7º | VW Gol Comfortline 4P 1.0 MT | 13,0 km/l |
8º | Kia Picanto 1.0 AT | 12,7 km/l |
9º | Chery QQ 1.0 MT | 12,6 km/l |
10º | Ford Ka+ 1.0 MT | 12,5 km/l |
– | Peugeot 208 Active 1.2 PureTech MT | 12,5 km/l |
– | Citroën C3 1.2 PureTech MT | 12,5 km/l |
– | Ford Fiesta Titanium 1.0 EcoBoost AT | 12,5 km/l |
11º | Suzuki Swift Sport R 1.6 MT | 12,4 km/l |
12º | Chevrolet Prisma 1.4 Eco AT | 12,3 km/l |
13º | Ford Ka+ SEL 1.5 MT | 12,1 km/l |
14º | Hyundai HB20 Comfort 1.0 MT | 12,0 km/l |
15º | Ford Ka SEL 1.5 MT | 11,9 km/l |
– | Fiat Mobi Way On 1.0 MT | 11,9 km/l |
16º | Nissan Versa Unique 1.6 CVT | 11,8 km/l |
– | Toyota Etios sedã XLS 1.5 AT | 11,8 km/l |
– | Nissan Versa Unique 1.6 CVT | 11,8 km/l |
17º | Toyota Etios XLS 1.5 AT | 11,7 km/l |
– | Nissan March SL 1.6 CVT | 11,7 km/l |
18º | Ford Fiesta Sport 1.6 MT | 11,6 km/l |
19º | Ford Ka SE 1.0 MT | 11,5 km/l |
20º | JAC J2 1.4 MT | 11,4 km/l |
21º | Ford Fiesta Titanium 1.6 AT | 11,3 km/l |
– | Chevrolet Onix Activ 1.4 AT | 11,3 km/l |
22º | Hyundai HB20 1.6 MT | 11,2 km/l |
– | Nissan March S 1.0 MT | 11,2 km/l |
– | Renault Sandero Expression 1.0 MT | 11,2 km/l |
23º | Renault Logan Dynamique 1.6 MT | 11,1 km/l |
24º | Fiat Mobi Like On 1.0 MT | 11,0 km/l |
– | Chevrolet Onix LTZ 1.4 Eco MT | 11,0 km/l |
25º | Renault Sandero Dynamique 1.6 MT | 10,9 km/l |
26º | Hyundai HB20 Premium 1.6 AT | 10,8 km/l |
– | Hyundai HB20S Premium 1.6 AT | 10,8 km/l |
27º | Renault Logan 1.6 AT | 10,7 km/l |
28º | Fiat Punto Essence 1.6 MT | 10,6 km/l |
– | VW Gol Highline 1.6 MT | 10,6 km/l |
29º | Fiat Palio Essence 1.6 MT | 10,5 km/l |
30º | Chevrolet Cobalt Elite 1.8 AT | 10,4 km/l |
– | Fiat Grand Siena Essence 1.6 MT | 10,4 km/l |
31º | Hyundai HB20 Comfort Style 1.0 Turbo MT | 10,0 km/l |
32º | Fiat Palio Attractive 1.0 MT | 9,9 km/l |
33º | Renault Sandero Stepway 1.6 MT | 9,8 km/l |
34º | Chery Celer 1.5 MT | 9,7 km/l |