Ranking de testes: aceleração, retomada e frenagem de picapes diesel
Os números de aceleração, retomada e frenagem das picapes a diesel testadas por QUATRO RODAS
As tabelas de desempenho abaixo são formadas basicamente por picapes médias com motores a diesel. Duas exceções foram inclusas: a Fiat Toro (de porte intermediário) e a Ram 2500 (de grande porte). Há modelos com tração 4×4 e 4×2, com câmbio automático e manual.
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Os números obtidos pelos testes de QUATRO RODAS não têm a pretensão de representar fielmente a realidade – afinal, cada motorista pode obter marcas diferentes conforme sua tocada, o combustível utilizado e as condições do teste (como a altitude e a temperatura).
Nosso objetivo ao levar um automóvel para a pista é avaliá-lo conforme os parâmetros pré-estabelecidos, idênticos para todos, e que servem para que os números obtidos possam ser comparados em igualdade de condições, sem a influência do motorista. Ou seja: mais importante que os números absolutos é a diferença estabelecida entre eles.
Todos os testes são feitos com os pneus calibrados a frio, tanque cheio, vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado, desligado. Nos carros manuais, as marchas são trocadas nas rotações indicadas para cada velocidade. Nos automáticos, a alavanca do câmbio fica em D (ou S, se disponível) e o piloto pressiona o acelerador até o final do curto.
As medições são obtidas por um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box, mais preciso que o velocímetro do carro (que costuma indicar velocidades maiores que as reais). O combustível utilizado nesses casos foi o diesel.
Os testes são realizados na pista da TRW em Limeira (SP), a 660 metros de altitute. São feitas no mínimo três medições em cada sentido da pista (seis no total), para anular os efeitos do vento. Para o cálculo das médias, descarta-se o melhor e o pior dos resultados.
Posição | Modelo | Tempo |
---|---|---|
1º | Chevrolet S10 High Country 2.8 4×4 AT | 10,0 s |
2º | Ram 2500 Laramie 6.7 4×4 AT | 10,7 s |
3º | Ford Ranger Limited 3.2 4×4 AT | 11,3 s |
4º | VW Amarok Highline 2.0 4×4 AT | 11,5 s |
5º | Fiat Toro Freedom 2.0 4×2 MT | 11,6 s |
6º | FIat Toro Volcano 2.0 4×4 AT | 12,4 s |
7º | Mitsubishi L200 Sport 2.4 4×4 AT | 12,5 s |
8° | Toyota Hilux SRX 2.8 4×4 AT | 13,9 s |
Posição | Modelo | Tempo |
---|---|---|
1º | Ram 2500 Laramie 6.7 4×4 AT | 7,2 s |
2º | Chevrolet S10 High Country 2.8 4×4 AT | 7,6 s |
3º | Fiat Toro Volcano 2.0 4×4 AT | 8,4 s |
4º | Ford Ranger Limited 3.2 4×4 AT | 8,7 s |
5º | VW Amarok Highline 2.0 4×4 AT | 9,5 s |
6º | Fiat Toro Freedom 2.0 4×2 MT | 9,7 s |
7º | Toyota Hilux SRX 2.8 4×4 AT | 10,3 s |
8° | Mitsubishi L200 Sport 2.4 4×4 AT | 10,4 s |
Posição | Modelo | Distância (em metros) |
---|---|---|
1º | VW Amarok Highline 2.0 4×4 AT | 64,1 m |
2º | Fiat Toro Volcano 2.0 4×4 AT | 66,4 m |
3º | Fiat Toro Freedom 2.0 4×2 MT | 66,9 m |
4º | Chevrolet S10 High Country 2.8 4×4 AT | 68,7 m |
5º | Mitsubishi L200 Sport 2.4 4×4 AT | 69,7 m |
6º | Ford Ranger Limited 3.2 4×4 AT | 70,4 m |
7º | Toyota Hilux SRX 2.8 4×4 AT | 71,6 m |
8° | Ram 2500 Laramie 6.7 4×4 AT | 73,1 m |