Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Punto T-Jet: receita das antigas

Lançado em 2009, o T-Jet foi um dos primeiros compactos a se transformar em hot hatch. Mas ainda hoje é um adversário difícil de superar

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 15 mar 2018, 14h10 - Publicado em 11 fev 2016, 15h25

Punto Essence x Punto T-Jet

O Punto está à própria sorte. Por ora, o modelo não aparece entre as prioridades da Fiat. Mesmo assim, preserva boas qualidades e fãs, apesar da idade. Sem alterações desde 2012, quando a última reestilização foi apresentada, não é mais possível esconder a idade. Mas o visual da versão T-Jet ameniza as rugas do Punto Essence 1.6 – a configuração comportada escolhida para comparar e destrinchar a receita de preparação da marca.

O primeiro Punto turbinado chegou ao Brasil há seis anos. Em Betim, o assunto turbo não é um tabu. Tanto é que a linha T-Jet ganhou peso: se estendeu ao Linea e ao Bravo, fazendo jus a um histórico notável desde os anos 90, com os já falecidos Uno, Tempra e Marea.

A parte mecânica do Punto T-Jet carrega o mesmo porém do estilo: o pequeno motor 1.4 16V turbinado – e importado da Itália –não passa por atualizações desde que estreou. Dotado de 152 cv, só consome gasolina e não conta com tecnologias presentes nos propulsores mais novos, como injeção direta e comando variável. Nem a transmissão de cinco marchas foi atualizada – e deveria, pois o Bravo T-Jet conta com uma caixa de seis velocidades.

Punto Essence x Punto T-Jet

Continua após a publicidade

Ao volante, o motorista conta com um seletor à frente da alavanca do câmbio – algo que o Essence não tem. Trata-se de um botão que controla três programas de ajuste da central eletrônica do motor. Os modos Dynamic, Normal e Autonomy deveriam, teoricamente, deixar o Punto mais esperto na primeira opção. Na prática, porém, não é o que acontece. Nos testes de aceleração, fomos da inércia aos 100 km/h em 9,1 segundos utilizando o modo Autonomy (que deveria ser o mais manso, já que privilegia o consumo de combustível). Em contrapartida, foi no Dynamic que obtivemos o melhor resultado no consumo rodoviário, marcando 13,3 km/l. Com o programa Autonomy acionado, a média caiu para 12,7. Na média das passagens, ficamos em 13,1 km/l. O Sandero RS 2.0 vai melhor: 14 km/l.

Punto T-Jet

Punto Essence

Outro sinal da existência do turbo é um indicador gráfico no console. Ele mostra a graduação de pressão da turbina (até 0,9 bar).

Continua após a publicidade

Olhando de fora, os detalhes estéticos do T-Jet dão a entender que o carro é mais robusto que as versões “civis”. O segredo está nos spoilers laterais e nos para-choques alargados, cujas caixas de roda se estendem na parte inferior. De frente, as diferenças não são expressivas. É na traseira que o Punto turbo não se faz de rogado. Tem ponteiras duplas de escape, luzes de ré na parte central do para-choque e fendas nas laterais simulando saídas de ar. A Fiat também caprichou nas rodas. São de 17 polegadas, calçadas em pneus 205/50. De série, o Essence tem um conjunto 195/60 R15.

Punto T-Jet

Punto T-Jet

Atualmente, outro problema do Punto T-Jet é o preço: R$ 75.300. Isso não era um empecilho até o lançamento do Sandero RS. A Renault cobra R$ 16.020 a menos por um automóvel superior, mais equipado e melhor preparado.

Continua após a publicidade
Números do teste (com gasolina)
Essence T-Jet
ACELERAÇÃO
0 a 100 km/h: 12,6 s 9,1 s
0 a 1000 m: 34 s – 152,9 km/h 30,5 s – 169,7 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 184 km/h 203 km/h
RETOMADA
40 a 80 km/h (3ª marcha): 8,6 s 5,8 s
60 a 100 km/h (4ª marcha): 13 s 7,8 s
80 a 120 km/h (5ª marcha): 24,9 s 10,7 s
FRENAGENS
60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,9 / 27 / 60,1 m 16,9 / 28,5 / 65,2 m
CONSUMO
Urbano: 10,6 km/l 10,4 km/l
Rodoviário: 13,5 km/l 13,1 km/l
Fichas Técnicas
Essence T-Jet
Preço: R$ 53.820 R$ 75.300
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1 598 cm3, 117/115 cv a 5 500 rpm, 16,8/16,2 mkgf a 4 500 rpm gasolina, diant., transv., 4 cil., 1 368 cm3, 152 cv a 5 500 rpm, 21,1 mkgf entre 2 250 e 4 500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas manual, 5 marchas
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: discos ventiulados (dianteira); tambor (traseira) discos ventilados (dianteira); sólidos (traseira)
Rodas e pneus: liga leve, 195/60 R15 liga leve, 205/50 R17
Dimensões: comprimento 406,5 cm; altura 149,3 cm; largura 168,7 cm; entre-eixos 251 cm; peso, 1 210 kg; porta-malas 280l; tanque 60 litros comprimento 406,5 cm; altura 150,1 cm; largura 172,7 cm; entre-eixos 251 cm; peso, 1 263 kg; porta-malas 280l; tanque 60 litros
Equipamentos de série: direção hidráulica, ar-condicionado, volante multifuncional, rodas de liga de 17 pol., bancos de couro (parciais)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.