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Porsche Cayenne S E-Hybrid: a exceção da regra

O Porsche Cayenne S E-Hybrid é mais barato que a versão a gasolina. E mais legal

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 jan 2018, 18h58 - Publicado em 20 abr 2017, 14h41
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  • É impossível não notar as pinças de freio verdes
    É impossível não notar as pinças de freio verdes (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Híbridos já não são obrigatoriamente feios, lentos e absurdamente mais caros. Não todos, pois há exceções como o Porsche Cayenne S E-Hybrid. É bonito, rápido e custa R$ 432.000. Não é barato, mas custa exatamente R$ 68.000 a menos do que o Porsche Cayenne S convencional, mais nocivo aos ursos-polares e que sai por R$ 500.000.

    A diferença nos preços é obra de lei que faz com que híbridos paguem imposto de importação mais baixo. Em vez dos 35% usuais, são taxados em até 7%, dependendo do tamanho do motor e do quanto ele é eficiente.
    O motor não pode ultrapassar os 3 litros – ótima notícia para o V6 3.0 Turbo do Cayenne E-Hybrid.

    Comum nos Audi, esse motor entrega 333 cv e 44,9 mkgf de torque, e seu parceiro elétrico apoia a causa sustentável com seus 95 cv e 31,6 mkgf. Quando trabalham juntos, vem a potência máxima de 416 cv e 60,2 mkgf de torque. Com motor V6 3.6 Turbo, o Cayenne S convencional gera 420 cv e 56 mkgf de torque.

    Motor híbrido fica escondido sob as capas plásticas
    Motor híbrido fica escondido sob as capas plásticas (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Além de custar um Honda City a menos, o Cayenne E-Hybrid leva vantagem por poder rodar por até 36 km, no ciclo urbano, sem precisar acordar o quatro cilindros a gasolina. O motor elétrico ainda dá conta de levar sozinho o enorme SUV de 2.350 kg (265 kg a mais que a versão a gasolina) a até 125 km/h. E o mais impressionante: sua bateria consegue sustentar essa velocidade por 18 km. Basta selecionar o modo E-Power no console.

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    Nesse modo, o pedal do acelerador passa a ter dois níveis: o primeiro limita os esforços ao motor elétrico, mas um pouco mais de força no pé o leva ao segundo estágio, que acorda o motor V6.

    Há um marcador que funciona como uma espécie de econômetro: mostra quando o motor elétrico está atuando para recarregar a bateria, para mover o carro ou quando o motor V6 está em ação.

    As costuras verdes são exclusivas do E-Hybrid
    As costuras verdes são exclusivas do E-Hybrid (João Mantovani/Quatro Rodas)

    O modo Sport, combinado à suspensão pneumática em Sport Plus (que enrijece e reduz a altura da suspensão), revela outra face do E-Hybrid. O torque de 31,4 mkgf do motor elétrico surge de imediato quando você crava o pé no acelerador, enquanto o motor a gasolina respira fundo para finalizar o golpe nas suas costelas e arremessar o Cayenne para a frente. Em 6,3 segundos, ele estará a 100 km/h, e o tal econômetro estará sobre a faixa vermelha (Boost).

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    O sistema híbrido pode mostrar seu modo de funcionamento instantâneo, basta selecionar a tela no computador de bordo ou na central multimídia. Mostra a força saindo de cada motor, passando pelo câmbio Tiptronic de oito marchas e chegando às rodas e também quando o motor está operando no modo E-Charge, ou os freios regenerativos recarregam a bateria.

    É tão lúdico que você corre o risco de se pegar dirigindo em função do sistema, para só usar o motor elétrico ou para repor a energia da bateria e ter maior autonomia elétrica.

    Por fora, é quase igual ao Cayenne S convencional
    Por fora, é quase igual ao Cayenne S convencional (João Mantovani/Quatro Rodas)

    O melhor a fazer é chegar em casa e ligar o carro na tomada da garagem. O carregador vem com o E-Hybrid e repõe a energia entre cinco e dez horas, dependendo da tensão da tomada – é mais rápido nas de 220 V. Nada impede que você use só o motor a gasolina, mas deixe-o trabalhar em conjunto com o elétrico para apreciar um belo consumo urbano de 17,1 km/l.

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    Veredicto

    É como qualquer outro Cayenne: grande, luxuoso e confortável. Mas tem tecnologia híbrida de ponta e cobra menos por isso. Parece negócio da China, mas é alemão…

    Teste de pista (com gasolina)

    Ficha técnica – Porsche Cayenne S E-Hybrid

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