Porsche Cayenne S E-Hybrid: a exceção da regra
O Porsche Cayenne S E-Hybrid é mais barato que a versão a gasolina. E mais legal
Híbridos já não são obrigatoriamente feios, lentos e absurdamente mais caros. Não todos, pois há exceções como o Porsche Cayenne S E-Hybrid. É bonito, rápido e custa R$ 432.000. Não é barato, mas custa exatamente R$ 68.000 a menos do que o Porsche Cayenne S convencional, mais nocivo aos ursos-polares e que sai por R$ 500.000.
A diferença nos preços é obra de lei que faz com que híbridos paguem imposto de importação mais baixo. Em vez dos 35% usuais, são taxados em até 7%, dependendo do tamanho do motor e do quanto ele é eficiente.
O motor não pode ultrapassar os 3 litros – ótima notícia para o V6 3.0 Turbo do Cayenne E-Hybrid.
Comum nos Audi, esse motor entrega 333 cv e 44,9 mkgf de torque, e seu parceiro elétrico apoia a causa sustentável com seus 95 cv e 31,6 mkgf. Quando trabalham juntos, vem a potência máxima de 416 cv e 60,2 mkgf de torque. Com motor V6 3.6 Turbo, o Cayenne S convencional gera 420 cv e 56 mkgf de torque.
Além de custar um Honda City a menos, o Cayenne E-Hybrid leva vantagem por poder rodar por até 36 km, no ciclo urbano, sem precisar acordar o quatro cilindros a gasolina. O motor elétrico ainda dá conta de levar sozinho o enorme SUV de 2.350 kg (265 kg a mais que a versão a gasolina) a até 125 km/h. E o mais impressionante: sua bateria consegue sustentar essa velocidade por 18 km. Basta selecionar o modo E-Power no console.
Nesse modo, o pedal do acelerador passa a ter dois níveis: o primeiro limita os esforços ao motor elétrico, mas um pouco mais de força no pé o leva ao segundo estágio, que acorda o motor V6.
Há um marcador que funciona como uma espécie de econômetro: mostra quando o motor elétrico está atuando para recarregar a bateria, para mover o carro ou quando o motor V6 está em ação.
O modo Sport, combinado à suspensão pneumática em Sport Plus (que enrijece e reduz a altura da suspensão), revela outra face do E-Hybrid. O torque de 31,4 mkgf do motor elétrico surge de imediato quando você crava o pé no acelerador, enquanto o motor a gasolina respira fundo para finalizar o golpe nas suas costelas e arremessar o Cayenne para a frente. Em 6,3 segundos, ele estará a 100 km/h, e o tal econômetro estará sobre a faixa vermelha (Boost).
O sistema híbrido pode mostrar seu modo de funcionamento instantâneo, basta selecionar a tela no computador de bordo ou na central multimídia. Mostra a força saindo de cada motor, passando pelo câmbio Tiptronic de oito marchas e chegando às rodas e também quando o motor está operando no modo E-Charge, ou os freios regenerativos recarregam a bateria.
É tão lúdico que você corre o risco de se pegar dirigindo em função do sistema, para só usar o motor elétrico ou para repor a energia da bateria e ter maior autonomia elétrica.
O melhor a fazer é chegar em casa e ligar o carro na tomada da garagem. O carregador vem com o E-Hybrid e repõe a energia entre cinco e dez horas, dependendo da tensão da tomada – é mais rápido nas de 220 V. Nada impede que você use só o motor a gasolina, mas deixe-o trabalhar em conjunto com o elétrico para apreciar um belo consumo urbano de 17,1 km/l.
Veredicto
É como qualquer outro Cayenne: grande, luxuoso e confortável. Mas tem tecnologia híbrida de ponta e cobra menos por isso. Parece negócio da China, mas é alemão…
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,3 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 25,8 s – 204,3 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 3,8 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 4,3 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 5,4 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 17,4 / 28,6 / 63,6 m
- Consumo urbano: 17,1 km/l
- Consumo rodoviário: 15,1 km/l
Ficha técnica – Porsche Cayenne S E-Hybrid
- Preço: R$ 432.000
- Motor: gasolina, diant., longit., 6 cil. em V, 2.995 cm3; 24V, turbo, inj. direta, 333 cv a 5.500 rpm, 44,9 mkgf a 3.000 rpm. Elétrico, diant., 95 cv a 2.200-2.600 rpm, 31,6 mkgf até 1.700 rpm. Combinado: 416 cv a 5.500 rpm, 60,2 mkgf a 1.250- 4.000 rpm.
- Câmbio: aut., 8 marchas, tração integral
- Suspensão: duplo A (diant.) e multilink (tras.)
- Freios: discos ventilados
- Direção: hidráulica, 11,9 m (diâmetro de giro)
- Rodas e pneus: liga leve, 295/35 R21
- Dimensões: compr., 485,5 cm; altura, 170,5 cm; largura, 193,9 cm; entre-eixos, 289,5 cm; peso, 2.350 kg; tanque, 80 l
Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro