Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Peugeot 308

Fomos à Europa andar no 308 francês, que ganhou espaço e perdeu peso. E deve vir para o Brasil

Por Joaquim Oliveira
22 dez 2013, 12h30
impressoes

O Grupo PSA (Peugeot-Citroën) tem pela frente a necessidade urgente de sair de uma crise global: só no primeiro semestre deste ano acumulou um prejuízo de 576 milhões de euros. O caminho passa por demissões de 11 200 funcionários e o fechamento de uma fábrica até 2015, mas também por um aumento das vendas fora da França e Europa, além de uma aposta em carros mais caros, onde a margem de lucro é maior. No meio desse jogo de xadrez, um dos lances mais importantes é o lançamento do novo Peugeot 308, que tem a dura missão de se tornar líder do segmento na Europa, dominado por Focus e Golf.

Ele começa a ser vendido lá fora em outubro já com a nova plataforma EMP2, que estreou no recém-renovado Citroën C4 Picasso e que aparece pela primeira vez num Peugeot. No Brasil ele demora um pouco para chegar: só está previsto para 2015.

O hatch ficou 2 cm mais curto (é o modelo mais compacto do segmento) e 5 cm mais baixo que o 308 anterior, mas conta com 1,2 cm adicional no entre-eixos. Ou seja, melhorou a agilidade no trânsito e a estabilidade. Outro ponto forte é a notável redução do peso: ele perdeu 140 kg. É como andar no carro com dois passageiros a menos.

O motor foi deslocado para baixo e o assoalho ficou 2 cm mais perto do solo. Com essa alteração e o aumento das bitolas, baixou o centro de gravidade e o espaço interior cresceu consideravelmente, especialmente no porta-malas. Agora são 435 litros (além de 35 litros extras num compartimento sob o piso), muito acima dos 350 litros do antecessor.

Continua após a publicidade

O 308 usa a dianteira comum a todos os Peugeot dos últimos anos, mas as linhas angulosas e conservadoras do perfil e da traseira o deixaram mais comportado, quebrando o estilo agressivo que caracterizava a marca. Percebe-se claramente a inspiração nas linhas da Audi, especialmente do A3, seu concorrente nas faixas de preço mais caras.

Um dos conceitos mais inovadores do 308 é o painel chamado de i-Cockpit, com quatro elementos: volante bem pequeno, quadro de instrumentos elevado, console central e um grande LCD sensível ao toque. Essa tela concentra os controles de ar-condicionado, auxílio à pilotagem, multimídia, GPS, telefonia e ajustes do veículo.

O alto nível de qualidade percebida na cabine é outro ponto de contato com o 208 brasileiro. Os revestimentos do painel são de toque suave em toda a metade superior e na parte central, os encaixes aparentam solidez e as aplicações cromadas são de bom gosto, sem exagero. O interior traz a sensação de familiaridade, pela presença do i-Cockpit, como no 208. Por isso há quem goste muito, pois o volante reduzido deixa a condução mais esportiva, e há quem deteste porque, dependendo da altura do motorista, atrapalha a visualização completa dos instrumentos.

Continua após a publicidade

Espaços para guardar objetos não faltam (destacam-se as bolsas nas portas traseiras de amplas dimensões) e um passageiro com 1,80 metro de altura pode se sentar no banco traseiro e manter pelo menos quatro dedos de distância do teto, uma ótima medida. Três adultos podem se acomodar no banco traseiro com relativo conforto na largura, já sabendo que o do meio terá algum incômodo com a intrusão do túnel central no piso.

Entre os motores, que mudaram pouco, estão o 1.2 VTi de três cilindros e 82 cv a gasolina, que começa com o preço atrativo de 20 000 euros, e o esportivo 1.6 THP de 156 cv, o mesmo que equipa o 308 e o 408 disponíveis no Brasil, e que tivemos a oportunidade de avaliar na região da Alsácia (França).

Trata-se de um motor projetado pela BMW, montado em vários Mini, Citroën e Peugeot, sempre com bons resultados. Além da sobrealimentação com o turbo, um dos segredos da sua eficiência está na tecnologia de tempo e ângulo variáveis de abertura e fechamento das válvulas de admissão e de escape, que contribuem para que o torque máximo de 24,5 mkgf fique inteiramente disponível logo a 1 400 rpm. Assim, qualquer acelerada mais forte tem como resultado uma arrancada impetuosa. Também é desnecessário trocar marchas a todo momento para deixar o motor acordado. O câmbio manual de seis marchas, por sua vez, mostrou-se rápido e preciso.

Continua após a publicidade

Com essas mudanças, o 308 avança muito no comportamento dinâmico, mas ainda não se iguala às referências do segmento, Focus e Golf – porém está perto. O conforto, no entanto, continua a ser a característica dominante, mesmo com a suspensão traseira de eixo de torção, que até consegue filtrar bem as irregularidades do piso. Apesar do tamanho de hatch médio, fica a impressão de que o 308 se move com a agilidade de um carro do segmento inferior. De novo, outra boa semelhança com o 208.

VEREDICTO

O 308 ficou mais agradável de dirigir, ganhou espaço e está mais leve. Vai ser um concorrente de peso para as duas referências do segmento, Focus e Golf.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.