Por Péricles Malheiros
33 780 km
Em seu site, a Volkswagen anunciava que a revisão dos 30 000 km do novo Golf com câmbio DSG custava R$ 290, mas deixava claro que o valor não incluía mão de obra. Para piorar, o novo Golf era o único modelo sem informação do tempo gasto em cada parada. Contatada, a fábrica explicou que esses dados haviam saído do ar para uma atualização do site, mas que a terceira revisão consome 1h30 – dois dias após nosso contato, tudo havia voltado ao normal. Cotamos o valor da hora de mão de obra e, em cinco concessionárias, ouvimos o mesmo valor: R$ 150. Assim, o preço sugerido real da terceira revisão ficaria em R$ 515. Ficaria.
Com exatos 30 000 km, nosso Golf foi deixado na concessionária paulistana Marte. No dia seguinte, o consultor enviou um e-mail com o orçamento: R$ 950. O plano de manutenção do Golf estabelece basicamente a troca de óleo do motor mais o respectivo filtro e também o filtro do ar-condicionado. Questionamos o técnico sobre a presença de dois itens no orçamento: higienização do ar-condicionado e filtro de ar do motor. “A higienização é mera recomendação, mas no caso do filtro , a troca é obrigatória”, disse o consultor. “Por que, então, ela não consta no site da VW – que, aliás, tem preço sugerido da revisão bem abaixo?”, rebatemos. De imediato, o técnico topou fazer a manutenção básica, descartando a higienização do ar. “Mas vou manter a troca do filtro de ar do motor, pois garanto que está errado no site”, disse ele. Pedimos ainda uma verificação de ruídos na suspensão e na embreagem. No fim das contas, pagamos R$ 740 (R$ 610 da revisão e R$ 130 pelos serviços extras).
Os itens da revisão foram, de fato, trocados, mas a Marte deixou uma mangueira de respiro de óleo solta. Sobre os ruídos, foi feito um reaperto da suspensão. Quanto à embreagem DSG, ouvimos o de sempre: “É uma característica do projeto”.
Em novo contato, a VW confirmou, para nosso espanto, a informação de seu site: o filtro de ar do motor é trocado a cada longos 90 000 km.
Consumo
No mês: 11,9 km/l com 27,3% de rodagem na cidade
Desde dez/13: 10,6 km/l com 18,8% de rodagem na cidade
Combustível: gasolina
Principais ocorrências
27 125 km ruído na suspensão dianteira
30 805 km Odor de mofo na cabine
Gastos no mês
Combustível: R$ 1 170
Revisão: R$ 740
Diário
Aos 30 000 km, Golf cumpre metade da jornada | Na revisão, a concessionária se esqueceu de prender uma mangueira